Naturalmente Bonita

UCPE: você conhece essa técnica de umectação?

E aí, gente linda! Tudo bem com vocês? Hoje eu vou abordar um tema bastante legal, que é a umectação e como retirá-la da forma correta. Vamos lá?

Bom, primeiramente, o que é umectação?

É uma técnica que com óleos vegetais nutre, hidrata e fortalece os fios que estão danificados. Você já fez aquela hidratação capilar e logo depois não notou nenhuma diferença? É porque quando o fio está muito ressecado, nem sempre recorrer à hidratação resolve o problema. Sobretudo, neste caso, o mais indicado é fazer uma umectação capilar. Já aprofundei nesse tema AQUI!

A umectação, por ser um tratamento realizado à base de óleo vegetal, ou seja, tem como objetivo nutrir os fios, e acima de tudo, repor a oleosidade necessária e recuperar madeixas danificadas por diversos fatores, entre eles as químicas. Aliás, faz parte da etapa da nutrição (quando falamos em CRONOGRAMA CAPILAR) e pode ser feita em todos os tipos de cabelo, principalmente os cacheados, crespos e em transição.

A novidade MARAVILHOSA é que a Bio Extratus, pensando em nos proporcionar as melhores experiências com umectação, uniu poder e multifuncionalidade concentrados em fracos de 40ml para levarmos para onde quisermos!

Foram lançados três óleos incríveis:

– Óleo Nutritivo:

Recupera a saúde e a vitalidade dos fios, promovendo um tratamento concentrado de nutrição e reparação. Serve para todo tipo de cabelo.

– Óleo Silitan:

Já é conhecido das amantes da linha Tutano mas chega em uma volumetria que te permite carregá-lo para qualquer lugar. Ele reduz o volume, ativa os cachos, hidrata e nutre os fios ressecados.

– Óleo de Coco:

Deixa os fios mais fortes e resistentes. Além de umectar, ele hidrata intensamente os cabelos desidratados e promove brilho e saúde.

Todos podem ser utilizados nas técnicas de umectação, umectação noturna e como potencializados hidratante e hidratação contínua!

Vantagens e desvantagens da Umectação

Uma das maiores vantagens da umectação capilar é devolver o brilho aos cabelos, por outro lado, a desvantagem pode ser a dificuldade em retirar o óleo dos fios. Para acabar com esse problema, surgiu a técnica UCPE: Umecta – Condiciona – Pausa – Enxágua. O truque é essencial para quem não abre mão do tratamento na rotina de cuidados com as madeixas, pois consegue dar luminosidade sem deixar o aspecto pesado.

Conheça mais sobre o UCPE: Umecta – Condiciona – Pausa- Enxágua

Além de cuidar as pontas ressecadas de uma forma intensa, a aplicação de óleos evita o surgimento do frizz nos cabelos, sendo ideal para quem prefere um tratamento que seja intenso e rápido. Mas, mesmo com tudo isso, muitas ficam com medo de fazer a umectação, por achar que eles ficarão com aparência sebosa no fim do processo. Uma alternativa para começar a abusar deste cuidado é usar a “técnica UCPE”.

Outro motivo para aderir ao método é que não retirar corretamente o excesso do produto nos fios pode ocasionar até mesmo um efeito rebote. Com este novo procedimento, a oleosidade excessiva pode ser evitada devido ao uso de condicionadores usados para fazer a limpeza dos fios. Por ser menos agressivo, também é perfeito para quem sofre com o ressecamento. Todo o procedimento é finalizado com o enxágue.

PASSO A PASSO APARA APRENDER O MÉTODO UCPE:

1 – Depois de aplicar óleo em todo o cabelo, deixe a umectação agindo nos fios por, no mínimo, duas horas;

2 –  Quando chegar a hora de retirar o produto, divida o cabelo em seções e aplique um condicionador de fórmula leve em todas as elas. Aqui, sugiro o Co Wash da linha Botica Cachos da Bio Extratus, pois sua fórmula não possui sulfatos, parabenos, óleos minerais, parafinas, derivados animais, corantes e silicones. Como a intenção é fazer o óleo se misturar com o produto para facilitar sua retirada, use uma quantidade generosa em cada mecha, sem economizar;

3 – Após aplicar o condicionador em todas as seções, deixe-o agindo nas madeixas de 20 a 30 minutos;

4 – Passado o tempo da pausa, enxague o cabelo com bastante água, passando os dedos entre os fios para garantir que não fique nenhum resíduo. Se sentir que a quantidade que você usou anteriormente não foi necessária para eliminar toda a umectação, aplique mais um pouco de co wash e lave os fios em seguida;

5 – Depois de se certificar que os fios estão bem limpos, tire o excesso de água com uma toalha e penteie como de costume. Nessa lavagem, não aplique shampoo depois da retirada para que a limpeza mais profunda do produto não acabe prejudicando os benefícios do óleo no cabelo.

6- É importante aplicar um finalizador que possui filtro solar e termoprotetor no cabelo!

DICA:

E para potencializar o efeito da sua umectação, não use nenhuma fonte de calor até a próxima lavagem. Essa é apenas uma medida de precaução, porque se a pessoa não conseguiu tirar todo o óleo do cabelo, usar o secador depois, pode prejudicar.

Aproveitei e já juntei todas as dicas nesse vídeo aqui:

Então é isso, meus amores! Espero que tenham gostado dessa técnica. Já fiz pela terceira vez e estou amando! Me contem aqui nos comentários o que vocês acharam 🙂

Um beijo da Nat :*

Nat Lustosa

Nathalia, 23 anos, é advogada, mas sua paixão é o mundo da beleza – especialmente cabelo e maquiagem. Dedica seu tempo a produzir conteúdo simples e acessível, buscando ajudar as pessoas a se s...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *