Naturalmente Bonita

Cabelos Crespos Podem Usar Óleo Capilar?

Se você é crespa e ainda não sabe muito bem como cuidar do cabelo, você está no lugar certo! Essa é certamente a dica mais importante para deixar os fios crespos sempre saudáveis:

use e abuse dos óleos!

Principalmente se você passou pela transição capilar, ainda não deve ter o hábito de usar óleos em diversas formas de tratamento do cabelo, como a finalização, por exemplo. Os cabelos sem curvatura facilitam o percurso da oleosidade natural por todo o fio e tendem a ser mais oleosos, mas como já sabemos, os cabelos crespos possuem as curvaturas mais fechadas, por isso estamos na situação inversa.

Com a dificuldade que a oleosidade natural do fio encontra para chegar até as pontas do cabelo depois de tantas voltas em sua curvatura, é preciso estimular a reposição de lipídios para que toda a extensão do nosso crespo esteja saudável e bem nutrida.

(se quiser entender um pouco mais a estrutura dos fios, clica aqui!)

É por isso que o óleo capilar é o melhor amigo do cabelo crespo, ele é capaz de reparar a ausência de substâncias fundamentais à saúde do fio e facilitar até mesmo outros processos, como a hidratação, isso porque o óleo consegue formar uma capsula na extensão capilar que segura a água necessária ao fio por muito mais tempo.

Entenda mais sobre os óleos

Alguns óleos são produzidos para processos e tratamentos específicos, quando a indicação de uso é restrita e você terá resultados garantidos apenas para determinadas funcionalidades, mas existem também os chamados óleos multifuncionais, eles são versáteis, práticos e uma opção indispensável para a rotina de cuidados com o cabelo crespo.

No fim do mês de junho a Bio Extratus lançou três novos óleos dentro da ideia de Óleos Poderosos, como o Óleo Poderoso da linha Cachos Perfeitos, à base de baobá, coco e rícino, que já conhecíamos. Agora, além de oferecer produtos que atendem a todos os tipos de cabelos, com diferentes fragrâncias e funcionalidades, fica muito mais fácil de manter a saúde do nosso crespo impecável, basta escolher o óleo que tem os principais ativos mais relevantes para a problemática do seu cabelo.

Parece confuso? Só parece mesmo! No fim das contas a gente começa a entender melhor as necessidades do fio e aí é só escolher o óleo com ativos ideais, quer ver?

"Sou crespa e estou sentindo o meu cabelo seco, sem brilho, acho que estou precisando de hidratação, mas nutrição também. O único problema é que sou adepta da Técnica No Poo e isso acaba restringindo a quantidade de produtos que posso usar."

Para um combo incrível unindo hidratação e nutrição, nada melhor que apostar no Óleo Poderoso Cachos Perfeitos, aquele que a gente já conhece e sabe que é livre de sulfatos, parabenos, óleo mineral, parafina, silicones, derivados de animais e até corantes, ou seja, sem limitações para as Técnicas de No e Low Poo.

Compre o seu AQUI!

"Sou crespa e tenho sentido meu cabelo bem desidratado e sem vida, já fiz alguns procedimentos com óleo de coco, que é bastante utilizado no nosso tipo de cabelo e sei que isso funciona bem para mim. Existe algum óleo Bio Extratus que atenda a essa necessidade?"

Nesse caso a melhor indicação é o Óleo Umectante de Coco, um dos três lançamentos Bio Extratus. Esse Óleo tem a mesma fragrância e acompanha os ativos da Linha Umectante, é vegano e age com intensidade nos fios desidratados.

Conheça a linha completa AQUI!

"Sou crespa e percebo que o meu cabelo está ressecado, acho que uma boa nutrição e uma hidratação reforçada resolveriam o meu problema. Algum dos novos produtos consegue me ajudar de forma prática?"

Sim! Inclusive, não sei se você já sabia, mas a Bio Extratus foi a primeira marca a usar o Tutano como ativo de produtos cosméticos. O Óleo que atende exatamente às necessidades de um cabelo desidratado é o Óleo Silitan, agregado à Linha Tutano, que é uma das mais tradicionais da marca.

Ele já é conhecido na embalagem de 120ml e agora chega com 40ml. Conheça a linha completa AQUI!

"Sou crespa e na verdade ainda não procuro uma linha específica. Eu gosto muito de experimentar produtos e ativos diferentes, mas no momento sei que o meu cabelo precisa de um tratamento com ação concentrada para reparar os danos que os agentes externos causam diariamente."

Se você, como eu, ama se jogar nas fragrâncias, ativos e possibilidades de tratamentos capilares, tenho certeza que vai amar o Óleo Nutritivo, à base de macadâmia, jojoba, abacate e argan (que combinação, neh!?). Ele tem cheirinho de limpeza, aquele bem refrescante que a gente se apaixona rapidinho e ainda tem ação concentrada, por isso pode se tornar facilmente o seu must have, pra não tirar mais do banheiro e usar pelo menos uma vez na semana. Importante: é vegano. 😉

Não pode ficar sem o seu? Compre agora mesmo aqui!

Mas por falar em frequência, agora que já sabe como escolher cada óleo de acordo com a situação do seu fio, você deve estar se perguntando de quanto em quanto tempo deve repetir os processos e que até mesmo que processos você consegue fazer com cada um desses produtos.

Então vamos para a segunda fase desse tutorial do crespo perfeito, a hora de descobrir como colocar a mão na massa, ou melhor, nos óleos!

Tratamento intensivo – Umectação

O primeiro tratamento que eu vou te apresentar é indispensável e já deve entrar para a sua rotina de cuidados capilares: a umectação. Esse processo pode ser desenvolvido de duas formas, seja durante o dia, quando você quer optimizar o tempo deixando o produto agir no seu cabelo e para isso basta espalhar bem e enluvar mecha por mecha até se certificar de que o óleo está bem distribuído em todo o cabelo. Uma boa umectação deve durar, no mínimo, 2 horas, para que o cabelo absorva bem os ativos do produto antes do enxague. Ou se você quer tornar a umectação ainda mais infalível, aposte em uma rotina noturna, o processo é basicamente o mesmo, mas dessa forma você deve passar a noite inteira com o produto agindo e só retirar lavando na manhã seguinte. Se quiser aprofundar mais sobre umectação, clique aqui!

Potencializando a máscara de hidratação

Mas se você acha que por enquanto não precisa de um tratamento tão intensivo e quer mais uma opção prática de inserir os óleos à sua rotina do banho mesmo, é só misturar algumas gotinhas do produto na sua máscara capilar. Essa mistura é capaz de potencializar o efeito de ambos os produtos e quem ganha com isso é o seu cabelo.

Uma super dica para essa misturinha é combinar o óleo com a máscara da mesma linha, como o Óleo de Coco e o Banho de Creme da Linha Umectante, que funcionam muito bem juntos.

Finalização Mara

Além das formas de tratamento pré-finalização, os óleos podem sim ser usados diretamente no momento de modelar o crespo do jeitinho que você mais ama! Seja com ou sem definição, um bom óleo é capaz de estimular o brilho e maciez do cabelo, por isso é uma ótima pedida quando misturado diretamente no seu finalizador, o que garante ainda uma ação contínua.

Day After Divo

E por último, mas não menos importante, um jeitinho de usar que é todo nosso: na revitalização do Day After. O Day After é aquele dia seguinte ao que o cabelo é lavado, quando ele acorda meio amassadinho e precisa de uma revitalização para brilhar mais e recuperar todo o seu volume natural. Nessa ocasião EU AMO apostar em óleos, eles dão leveza e por isso facilitam o manuseio do cabelo, impedem que o atrito da minha mão com os fios seja direto e por isso diminuem também as chances de quebra, retocam o brilho que eu não abro mão, são práticos de usar, fáceis de carregar para todo lugar, deixam um cheirinho maravilhoso nos fios, não são tão pesados quanto um creme e isso faz com que o meu cabelo continue leve, sem excesso de produtos e ainda podem ser usados diretamente, mesmo sem misturinhas e sem enxague.

UFA!
É muita vantagem para um produto só. Eu realmente não fico sem.

Todos os óleos Bio Extratus que eu te apresentei hoje são liberados para todos esses tratamentos, ou seja, agora é só se jogar no que você precisa e gosta mais!

Aproveita que você já sabe tudo sobre Óleos Capilares e clica AQUI para comentar a sua forma favorita de usar.

Um beijo e até a próxima :*

Joicy Eleiny

Joicy Eleiny, pernambucana nascida no interior e morando na capital. 21 anos, mulher negra, crespa e LGBT compartilhando empoderamento e provocando discussões acerca de suas lutas principalmente atra...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *