Naturalmente Bonita

Impactos da Alimentação na Pele

Você sabia que a pele é o maior órgão do nosso corpo? E que a nossa alimentação afeta diretamente a saúde dela?

Quem nunca ouviu aquela expressão de que beleza vem de dentro pra fora, isso se aplica de verdade quando nos falamos sobre o cuidado com a nossa pele. Oleosidade, flacidez e acne são alguns dos principais problemas que podem sim estar relacionados a alimentação. Vem aprender um pouco sobre como nos podemos mudar isso com ajuda dos nutrientes presentes nos alimentos.

pele(fonte: Pintrest)

A nossa pele representa 15% do nosso peso, afinal ela é o maior órgão do corpo humano. Ela é formada por três camadas, que são chamadas de: Epiderme é a camada mais externa, cuja função é proteger nosso corpo do meio ambiente que vivemos, a Derme que é o meio da pele, e é como se fosse a camada do meio, onde a maior parte da água do nosso corpo é armazenada e sua função é de regular a temperatura do corpo e fornecer sangue saturado de nutrientes e por último, a Hipoderme que é a parte mais interna e é formada por colágeno e uma rede de células de gorduras. A sua principal função é de isolar o calor do nosso corpo para conservar a temperatura, além de absorver impactos externos para proteger os órgãos internos.

 

Oleosidade e Acne

pele

A oleosidade é um dos principais problemas de pele, moramos em um país tropical, o que influencia muito na produção do sebo, e o clima quente favorece também a liberação de gordura com o suor o que acaba causando acne, mas a nossa alimentação também pode estar diretamente a esse aumento da oleosidade na pele. 

Para ajudar a controlar a produção de sebo no nosso corpo é recomendado o consumo de alimentos que são antioxidadentes, aqueles famosos alimentos que combatem o envelhecimento (radicais livres), as principais vitaminas com essa função são vitaminas A, C e E e podem ser encontradas em alimentos como: mamão, cenoura, laranja, limão.

Alimentos ricos em açúcar (doces, ah é aqui que entra aquele famoso mito sobre chocolate dar espinhas, o problema não é o chocolate, e sim o açúcar nele), farinha branca (pães, bolos), e frituras em geral tendem a deixar a pele mais oleosa, por piorarem o processo inflamatório do nosso corpo por conta da gordura saturada, o que pode causar além do aumento da oleosidade, acne

 

Flacidez

A flacidez é a diminuição das fibras de colágeno e da elastina da pele. Ela acontece por conta de processos internos, e sua principal causa é o envelhecimento natural da pele, podendo ser agravado por genética e por como você cuida da sua pele.

As Vitaminas A, C, D, E e a Biotina são extremamente importantes quando o assunto é flacidez, a medida de a nossa pele vai envelhecendo, a derme vai se tornando mais fina e causando a diminuição do colágeno, essas alterações podem ser aceleradas pela exposição aos raios UV, o que acaba estimulando um aumento na produção de radicais livres, o que pode causar envelhecimento precoce.

A vitamina C além de ter como principal função a biossíntese de colágeno, (que é responsável pela elasticidade, firmeza e sustentação da pele) inibe a colagenase, que é uma enzima que degrada o colágeno do organismo. 

Outra dica super importante é aumentar o consumo de água, porque a hidratação ajuda no processo de excreção de toxinas que prejudicam a saúde da pele, a ingestão de água também aumenta a quantidade de liquido entre as células, diminuindo a quantidade de marcas de expressão que se formam com a idade.

Alimentos como aveia, abacate e amêndoas vão ajudar na formação do colágeno no nosso corpo e a preservar a elasticidade da pele.

DICA para melhorar a pele, o cabelo e as unhas

E a maior dica para melhorar o aspecto da pele, com as vitaminas necessárias é o suplemento força da Bio Extratus (clique aqui para comprar), além de auxiliar no crescimento e força do cabelo e das unhas ele vai ajudar a melhorar o aspecto da pele por conter as vitaminas que são necessárias.  

pele

Aqui eu já falei um pouco do impacto da alimentação nas unhas. É só clicar para conferir e aproveite para deixar o seu comentário com dúvidas ou sugestão de temas.

Até o próximo!

Samar Assal

Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *