Naturalmente Bonita

Vidas Negras Importam

Oi pessoas lindas, tudo bem? Estou super feliz de escrever sobre esse tema aqui para o Naturalmente Bonita. É uma oportunidade de compartilhar com vocês mais sobre o assunto: VIDAS PRETAS IMPORTAM. Além de informação também trago ao fim do post alguns perfis de pessoas Negras para seguir mais focado em Moda e Beleza. Então me acompanhe até o final, hein?

Pra me ajudar convidei a  Deh Bastos que é Consultora Antirracista e Co-fundadora do projeto “Criando Crianças Pretas”. Tem como propósito através da comunicação propor reflexões sobre o combate ao racismo e a partir dessa troca de conhecimento criar redes de aliadas e aliados na luta antirracista. Essa mulher preta que é mãe, esposa, publicitária, empreendedora e creator, dedica seus dias para esta causa que é de todas e todos, porque acredita que é possível que as próximas gerações de crianças pretas possam viver em paz em uma sociedade justa.

Agora que já conhecemos um pouco a Deh Bastos, como podemos entender melhor sobre o racismo nas palavras dela?

vidas negras

Uma história de luta e VIDA. Vidas Negras Importam!

Nas últimas semanas muito se falou sobre a necessidade de combater o racismo que está estruturado em nossa sociedade. Vai muito além das manifestações de ódio que resultam em milhares de mortes pelo mundo. O RACISMO é ESTRUTURAL porque está na base onde tudo está construído. Pensa numa casa! A estrutura é a parte mais importante para que essa casa seja forte e dure por muitos anos, quando você for fazer uma reforma profunda, precisará mexer na estrutura e essa a oportunidade que estamos tendo agora: REESTRUTAR a nossa sociedade para que a gente tenha um futuro melhor.

Mas como fazer isso na prática?

O racismo é uma estrutura social, está em TUDO sim. Está em como aprendemos, como vivemos, como percebemos e em como estamos ensinamos as próximas gerações. A luta é URGENTE e mesmo parecendo exaustiva e desespenrançosa: vai valer a pena, vamos ficar todos bem.

A história sempre terá o ponto de vista de quem conta e nós precisamos recontar a nossa história, precisamos encontrar nossa ancestralidade e sentir orgulho da potência negra.

A mudança começa com o incomodo. Estude sobre o racismo brasileiro, reflita e comece a questionar a invisibilidade das pessoas negras nos ambientes que você frequenta. Comece a resignificar o que a nossa educação eurocentrada nos ensinou que é a “beleza”. Consuma o conteúdo produzido por pessoas negras, além do assunto racismo, quantas mulheres negras você segue na sua rede social?

A origem africana é cheia de beleza, de potencia, de riquezas. Descobrir e vivenciar essa ancestralidade são a forma de fazer parte de algo que sempre foi negado a pessoas negras: contar a nossa própria história.

Que seja um movimento, no sentido literal da palavra, que não pare! Que não sejam só algumas hastag, que seja um processo sem volta de conscientização e RESPEITO.

Entender que o racismo é estrutural, reconhecer seus privilégios como pessoa branca é o primeiro passo para ajudar na luta contra o racismo. E como a Deh Bastos mesma disse precisamos dar voz as pessoas Negras e parar de invisibilizar a falta dessas pessoas em nossos ambientes.

Trouxe pra vocês uma pequena lista de pessoas Pretas incríveis que vocês precisam conhecer no Instagram. São pessoas focadas em Moda e Beleza. Lembre-se que você não precisa ser negro pra consumir conteúdo negro.

TÁSSIO SANTOS @herdeiradabeleza

Tássio é Jornalista de beleza e maquiador profissional tem um canal no Youtube onde faz resenhas super sinceras de produtos de maquiagem focados em pele negra. Seu Instagram é recheado de bons conteúdos.

 

LUANY CRISTINA @diivadoblack

Luany mais conhecida como Diva do Black tem muito conteúdo focado em beleza, além de várias resenhas ela mostra também seu dia a dia como Mãe, esposa , empreendedora e autoestima da Mulher Negra.

 

AMANDA SOUZA @closetdanegga

Amanda é Consultora de Imagem e Estilo, Especializada em Coloração Pessoal. Não vemos muitas Negras como consultora de Estilo, e a Amanda faz isso muito bem. Ela tem um gosto incrível pela moda e adora cores. Sempre tem dicas pra gente sair da zona de conforto na hora de se vestir.

 

JOSY RAMOS @josyramos

Josy tem um estilo único. Em seu Instagram podemos ter dicas de moda, beleza, viagem e GirlPower. Um conteúdo super completo pra quem quer dicas em vários assuntos. Carioca, Josy tem sempre um lindo sorriso no rosto além de looks fashionistas e atuais.

 

Bielo Pereira @hellobielo

Bielo é Bigênero, apresentadora do Coisa Boa pra Você no canal GNT. Comunicadora, Estilosa, e ativista. É aquele tipo de pessoa que a gente quer ter por perto porque sempre tem algo pra nos ensinar. Quer saber mais sobre todo universo LGBTQ+ siga a Bielo.

 

Espero que com esse Post vocês possam olhar para a comunidade Negra com olhos de mais amor e acolhimento. Queremos apenas as mesmas oportunidades, pois é exatamente isso que nos separa das outras pessoas.  Contrate, incentive, se aproxime e faça valer as palavras: Vidas Negras Importam!

Espero que possamos falar mais sobre esse assunto por aqui.

Beijos ♥

Mel

Mel Soares

GirlBoss •Fashion•BodyPositive

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *