Naturalmente Bonita

Tipos de Cabelo Cacheado e Crespo

Depois do boom da transição capilar na internet, onde as mulheres largaram a química para cuidar dos fio naturais, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o seu tipo de cabelo. “Meu fio é cacheado ou crespo? Qual a diferença entre estes dois tipos de fios?”

Cá estou eu, pleníssima, para apontar as principais diferenças entre cabelos crespos e cacheados.

cacheado crespo

O brilho dos cabelos crespos e cacheados

A primeira característica que eu olho é o brilho, como este cabelo reflete a luz. O fio crespo reflete menos brilho que o fio cacheado, é um cabelo naturalmente seco e mais opaco. Já o fio cacheado tem mais brilho. E por que isso acontece? O cabelo crespo ele possui muitas curvas desde a raiz, alguns possuem até zigues-zagues; fazendo com que o óleo natural dos fios não chegue até as pontas (pra ser sincera o óleo se concentra na raiz por não conseguir percorrer todo esse caminho). No fio cacheado, pelo fato dos cachos serem mais abertos, o óleo natural consegue percorrer com mais facilidade todo este caminho. Algumas vezes não chega nas pontas e por isso muitos fios cacheados possuem as pontas ressecadas.

A raiz de cabelos crespos e cacheados

Outra característica fácil de diferenciar é a raiz. Na maioria da vezes, a raiz de um fio cacheado começa sem tanto volume, em algumas pessoas é até lisa! E depois de uns centímetros o fio começa a cachear. O cabelo crespo costuma ser igual da raiz até as pontas, isso quer dizer que a raiz já começa com volume e seus zigues-zagues.

Ah! Preciso frisar que nem sempre o fio crespo tem definição. Existem alguns níveis de curvatura para o cacho crespo, que é beeeem fechadinho; e também existe o crespo que não curva, não formando cacho. A Luciellen falou aqui sobre finalização e como o sem finalização, um efeito nuvem, por ser incrível também!

cacheado crespo

Como cuidar do crespo e do cacheado?

Olha, a principal diferença no cuidado é que o fio crespo pede maior quantidade de óleo. Lembram que no começo do post eu disse que ele não reflete a luz como os outros tipos de cabelo? Tudo isso porque o óleo não percorre toda a sua extensão. A solução para isso é: nutrir, fazer umectação, colocar óleo na máscara ou banho de creme, colocar óleo no finalizador, dar aquele toque final com óleo… Não precisa ter medo! O cabelo sempre vai nos mostrando até onde podemos ir. Conforme doamos óleo, ele suga e aí percebemos a necessidade de mais produto ou não.

Na hora de finalizar é legal procurar um produto mais fluido para os cabelos cacheados e um mais espesso para os fios crespos. Quanto mais óleo e manteiga na composição, melhor para o cabelo crespo. O fio cacheado, se finalizado com bastante óleo ficará pesado e totalmente sem volume. Com aspecto oleoso, e não é isso que queremos né?

O bonito é o volume, é valorizar a forma, e para isso prestar atenção no finalizador é essencial! Para os fios cacheados eu indico Nutri Cachos, para os crespos gosto muito do Spécialiste Resgate, e para os dois a linha Botica Cachos é maravilhosa.

tipos de fios

Nossa! Estava quase esquecendo de uma dica importantíssima! Cabelos crespos e cacheados são cheios de curvas certo? Sendo assim o óleo da raiz não desce até as pontas certo? Então, é um fio mais delicado e não precisa de uma lavagem agressiva. Passe shampoo apenas na raiz e deixe que a espuma lave comprimento e pontas. Alguns dias você pode lavar com condicionador (o famoso cowash – clique aqui para conhecer mais sobre) para não tirar em excesso o óleo que o fio já não tem hahaha. 

É isso! Agora é só identificar se seu cabelo é crespo ou cacheado e cuidar com muito amor! 

Maraisa Fidelis

Paulistana de 28 anos completamente apaixonada pela família. Formada em marketing mas escolheu trabalhar com beleza, que é o que lhe encanta. Fala feito louca, ri descontroladamente e quer apenas aj...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *