Naturalmente Bonita

Saiba como fica o cabelo durante e após a transição capilar

A transição capilar é um processo único, disruptivo e fortalecedor, que transforma de dentro para fora.

Existe um cabelo antes, durante e depois dessa experiência. Mas provavelmente também existirá uma nova você!

A transição capilar é um processo

Nos primeiros meses de transição, com o crescimento, o cabelo vai ficar híbrido. Isso significa que a textura natural começa a aparecer e dividir espaço com o comprimento alisado.

A hibridez do cabelo em transição é um dos maiores desconfortos desse processo, porque você ainda não conhece completamente a nova textura e muitas vezes não consegue finalizar exatamente como quer. Mas usar gelatina e gel creme pode te ajudar a trazer fixação e modelar o comprimento alisado.

À medida que a sua textura natural vai surgindo, você começa a entender se o seu cabelo é crespo ou cacheado, qual a curvatura exatamente e vai aprendendo a lidar com as novas características, como volume e frizz.

É uma jornada desafiadora de autoconhecimento, porque você se vê de uma forma completamente diferente diante do espelho e começa a ouvir o julgamento de quem ainda tem um pensamento moldado em preconceito e discriminação. A transição vem como impulso para a desconstrução, a sua e de quem está ao seu redor.

O cabelo continua crescendo e você também

Essa não é uma vivência que se percebe do dia para a noite, depois do big chop o cabelo vai crescendo, mudando e tomando forma, ganhando novas possibilidades. Dia após dia a mudança acontece e você muitas vezes nem se percebe.

A textura do cabelo vai assumir suas características naturais e você vai aprender a lidar com elas. Você vai descobrir quais os seus cortes e penteados favoritos. Vai entender quai são os melhores produtos e técnicas, de acordo com as necessidades do seu fio. Vai aprender um monte de novos termos, como Day After, Low Poo e Cronograma Capilar. Vai enxergar a singularidade da sua beleza, além do padrão imposto.

É normal que somente depois de alguns anos você olhe para trás e perceba o quanto mudou. Em aparência e até em posicionamentos.

A transição capilar é um dos processos mais fortes e representativos, principalmente para a identidade de uma mulher negra. Por isso é também um dos maiores estímulos ao autoconhecimento e à consciência racial.

Depois de um tempo, você vai se analisar e agradecer à sua versão anterior, pela coragem de ter construído a estrada pro seu eu do futuro caminhar livremente.

O processo de transição fala sobre um todo, mas sempre será individual, sobre as suas dores, sua estética e a sua própria história.

Joicy Eleiny

Joicy Eleiny, pernambucana nascida no interior e morando na capital. 21 anos, mulher negra, crespa e LGBT compartilhando empoderamento e provocando discussões acerca de suas lutas principalmente atra...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − sete =