Naturalmente Bonita

Reposição de Massa Capilar: o que é?

E aí, gente linda! Tudo bem com vocês? O assunto de hoje é bem complexo para algumas pessoas, porém de suma importância! Quem nunca sentiu que o cabelo estava perdendo o volume ou até mesmo “minguando”, como algumas pessoas dizem? Pois então, vamos saber tudo sobre esse assunto, que é chamado de Massa Capilar.

O que é a Massa Capilar?

Primeiramente, precisamos saber o que é Massa Capilar, não é mesmo?! Bom, Massa Capilar é nada mais, nada menos que o nome dado à matéria do cabelo. Os seus principais componentes são as proteínas, a queratina e os aminoácidos. Quando esses elementos se perdem, o fio fica fino, frágil e sem estrutura. Sabe aquele aspecto menos encorpado, opaco, fraco? Então, é exatamente isso.

Conheça a estrutura do eu fio

Vocês sabiam que os cabelos são divididos em três partes? Temos a cutícula, que é a parte externa, o córtex, que é a massa em si, e a medula, que é a parte central. Quando uma delas é alterada, acaba prejudicando as outras também. Por exemplo, se há uma abertura na cutícula, o córtex fica exposto e mais suscetível aos danos causados por agentes externos, como o vento, poluição e o sol.

Resultado de imagem para estrutura do fio

Um fato curioso é que por serem mais frágeis, os cabelos crespos acabam sofrendo mais com o problema. Isso se deve ao fato de a proteção dos cabelos crespos e cacheados ser mais fina que a do liso. E a queratina que compõe o fio se perde com muita facilidade!

E a pergunta que não quer calar: como ocorre a perda de massa capilar?

A busca a qualquer custo pela beleza é a principal causadora da perda de massa capilar! Pois muitas mulheres se submetem a tratamentos químicos sucessivos, sem respeitar o intervalo mínimo entre um procedimento e outro (por exemplo, alisar e logo em seguida pintar). Atitudes como esta fazem com que as escamas capilares fiquem mais abertas do que deveriam, deixando o interior do fio exposto, o que resulta em uma perda de massa considerável.

E saibam que a própria ação do tempo, as lavagens, o uso de água muito quente, o excesso de secador e chapinha sem proteção, o sol e outros agentes também colaboram com o problema.

E como repor a massa capilar?

Para repor essa massa, ou seja, os aminoácidos e as proteínas que se perderam, é possível recorrer a alguns produtos que prometem recuperar o fio em casa mesmo. No entanto, é preciso observar se o seu cabelo realmente precisa de uma reposição de massa capilar. Em excesso ou sem necessidade, esse procedimento deixa o fio rígido e sujeito a quebras.

Para cuidar do seu cabelo em casa mesmo, eu indico a linha Spécialiste Resgate – Repositor de Massa da Bio Extratus, sem sombra de dúvidas! É uma linha maravilhosa, sério! Eu uso no meu cabelo há mais de 2 anos, quando sinto que ele precisa daquela salvação!

A linha Spécialiste Resgate – Repositor de Massa é indicada para cabelos quimicamente danificados e tem como função repor a massa capilar. Ela fortalece os fios danificados e oferece um tratamento reconstrutor.

O resultado

Na imagem abaixo, eu tinha acabado de usar a linha completa e finalizei com babyliss. Meu cabelo ficou muito macio e quando eu pegava numa mecha, eu realmente sentia uma textura diferente, mais sedosa. E aquele aspecto opaco e seco, eu notei que imediatamente havia sumido.

Conheça a linha Spécialiste Resgate

Os ativos da linha Spécialiste Resgate são: o argan, que traz sedosidade, maciez, brilho e maleabilidade, formando uma película protetora sobre o fio, garantindo hidratação total e um cabelo com aspecto extremamente saudável; a microqueratina, que possui capacidade de reparação e ação nutritiva ativando o brilho e a maciez dos cabelos danificados e o phytolan, que forma um filme hidratante e protetor, conferindo toque aveludado.

A linha Spécialiste Resgate é composta por:

  • shampoo, que promove uma limpeza equilibrada, removendo as impurezas sem agredir a estrutura capilar, recuperando o brilho e o balanço dos fios;
  • máscara de hidratação reconstrutora, que hidrata, regenera e fortalece os fios;
  • condicionador, que promove maciez, condicionamento nutritivo e sedosidade ao cabelo;
  • finalizador, que oferece acabamento com sedosidade, regeneração e proteção total dos fios e
  • spécialiste emulsão mágica, que é um condicionador em dose única, ele restaura a fibra capilar, confere maciez e brilho instantaneamente.

Com essa linha incrível, você consegue tratar o cabelo no conforto de sua casa! Agora precisamos ficar atentos sobre quando repor! A reposição de massa capilar é uma espécie de reconstrução do cabelo. O objetivo do tratamento é repor substâncias que foram perdidas pelo fio, melhorando a resistência e diminuindo eventuais danos causados por procedimentos químicos, como alisamentos, permanentes,relaxamentos ou colorações.

Para os cabelos quimicamente danificados, que ficam mais frágeis, a indicação é para que a reposição seja feita de uma a duas vezes por semana, caso os fios estejam muito danificados,  a cada 15 dias, se os fios apresentarem muitos problemas. Cabelos bem cuidados podem fazer a reposição uma vez por mês.

Pra facilitar o entendimento sobre esse assunto e como utilizar esses produtos para salvar de vez as madeixas, tem um vídeo no meu canal onde mostrei tudo para vocês!!  Vale a pena conferir 🙂

Bom, gente, espero que tenham gostado das dicas de como recuperar a massa capilar! Até a próxima!! Um super beijo da Nat :*

Nat Lustosa

Nathalia, 23 anos, é advogada, mas sua paixão é o mundo da beleza – especialmente cabelo e maquiagem. Dedica seu tempo a produzir conteúdo simples e acessível, buscando ajudar as pessoas a se s...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *