Naturalmente Bonita

Porque o Fio Grisalho é Diferente?

Já parou pra pensar porque o fio grisalho é diferente, porque isso acontece e como tratar corretamente?

Pois vamos conversar sobre isso agora!

Cabelo envelhece?

Com o passar do tempo o nosso metabolismo começa a desacelerar, o que reflete também nos cabelos, vez que a microcirculação local é reduzida e as trocas celulares que ocorrem entre o couro cabeludo e o fio declinam.

Isso significa que a raiz do cabelo já não consegue mais “trabalhar” com a mesma intensidade, o que afeta a composição do fio e o crescimento capilar.

Da mesa forma, a medida que os anos vão passando a produção do sebo também cai, então os cabelos vão ficando mais ressecados, sem brilho e quebradiços, vez que a oleosidade natural é importente para a vitalidade e correta lubrificação do fio.

A chamada juventude capilar, que é a fase em que os fios estão mais grossos e volumosos, é dos 18 aos 30 anos, que é quando o fio de cabelo tem o maior diâmetro. A partir dos 30 anos, em regra, os fios brancos começam a surgir com mais força, embora possam aparecer bem mais cedo.

Porque os fios ficam brancos?

Os cabelos brancos surgem com a redução progressiva da função da melanina, a responsável pela produção do pigmento que dá cor aos fios. Assim, quando a produção de melanina cessa o fio cresce completamente branco.

As causas são muitas e estão relacionadas principalmente com a predisposição genética e/ou racial. Mas, existem estudos recentes que relacionam o surgimento dos fios brancos com fatores ambientais, alimentação e estresse.

Isso acontece por causa da alta produção de radicais livres que degradam a melanina, que é quem confere cor aos fios.

Porque o fio grisalho é diferente?

Sim, o fio grisalho é diferente e precisa de cuidados diferentes, já que suas necessidades já não são mais as mesmas.

O fio grisalho tende a ser mais “rebelde”, arrepiado e com frizz, além de mais frágil, ressecado e com menor maleabilidade.

Isso acontece porque a melanina, que dava cor ao cabelo, é substituída a princípio por bolhas de ar. Ou seja, o espaço, no fio, que era ocupado pela melanina fica cheio de ar.

E a melanina, além de ser a responsável pela cor, também é super importante para a proteção direta e indireta das proteínas capilares.

Poor isso, além da perda da cor o fio grisalho também tem uma perda maior de proteínas, ficando mais propensos a quebra e ao ressecamento.

E não é só: por causa da ausência de pigmentos, os fios grisalhos sofrem muito com o amarelamento, que é piorado pela ação dos radicais livres, acúmulo de resíduos do dia a dia (como cloro, resíduos de produtos, poluição, etc), exposição solar (que também causa mais ressecamento e oxida fortemente pela ausência de pigmentos) e uso de secador, babyliss e chapinha, que aceleram o amarelamento dos fios.

Como tratar o fio grisalho?

Por isso, o fio grisalho precisa de produtos ricos em ativos antioxidantes, que protejam dos danos causados pelos radicais livres e previnam a degradação dos fios, além de proteínas e ativos vegetais que mantenham os fios fortes e hidratados, protegendo do ressecamento e da quebra.

Associado a isso, claro, pigmentos que neutralizem o amarelado e mantenham o brilho prateado!

Beijos, Jú Lopes

Jú Lopez

A Jú é leonina com ascendente em Aquário, baiana, espontânea, envergonhada, faladeira, curiosa, advogada sem um pingo de vocação e apaixonada por bichos (foi “adotada” por 7!).  Tem TDAH, ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 + 18 =