Naturalmente Bonita

Porque não usar receitas caseiras com alimentos no cabelo

Você já deve ter se perguntado qual a diferença entre usar aquelas receitas caseiras com abacate puro no cabelo e uma linha desenvolvida com abacate nos seus ingredientes. Afinal, se já tem abacate lá, poderia ser mais fácil e rápido só utilizar abacate puro direto no cabelo né? Mas na verdade as coisas não são tão simples assim. Hoje vou explicar por que os alimentos in natura podem trazer benefícios ao nosso cabelo se consumidos como alimentos.  E porque os produtos que foram desenvolvidos especificamente para os cabelos utilizando ativos que são alimentos ou determinadas situações são melhores opções para uso tópico.

As receitas caseiras para o cabelo se popularizaram muito com a internet, afinal tudo é barato de fazer e algumas prometem milagres. Isso tudo nasceu a muitos anos atrás com nossas avós e voltaram a moda com a popularização dos tratamentos de cabelo, principalmente para as cacheadas, porque por um tempo produtos feitos especificamente para esse tipo de cabelo não eram tão populares e as pessoas resolveram se aventurar criando misturas com todos os alimentos possíveis.

A realidade é que essas receitas caseiras não vão prejudicar seus fios na maioria das vezes, mas também não vão tratar, tudo isso porque apesar dos alimentos conterem proteínas, gorduras, vitaminas, e outros ingredientes que são sim perfeitos para a saude do fio, quando colocados em natura diretamente no fio, sem passar por nenhum processo especifico para essa função faz com que eles fiquem somente superficialmente sobre o fio mas sem tratar realmente o cabelo.

Alguns alimentos industrializados podem inclusive prejudicar a saúde dos fios, como o uso da maionese pura, a maisena ou outros alimentos que tenham corantes e conservantes alimentícios na sua composição podendo causar danos mais sérios como alopécia, alergias, caspas e até queda de cabelo.

Mas como um produto com abacate se torna um tratamento para o cabelo?

Criar a formulação de um produto não é algo simples como as receitas caseiras dizem ser. O que uma indústria faz são estudos, através dos ingredientes dentro daquele alimento, conhecendo o que pode trazer beneficio ou não, depois disso é elaborado uma formulação, com outros ingredientes e processos para que alimento, se torne finalmente o produto para o cabelo e não comida mais, considerando pH, moléculas, e varias outras coisas, tudo envolve muito estudo, testes, controles sanitários e profissionais capacitados para elaborar essa receita que vai trazer um resultado real e positivo para a saúde dos fios, desenvolver um produto assim pode demorar anos, mas no final, o resultado compensa né?

Poxa, e o abacate lá de casa não vai me ajudar em nada?

Vai sim!!!! O abacate ou qualquer outro alimento pode ser utilizado como aliado na saúde dos seu cabelo sendo adicionado a sua alimentação in natura.  Através dos processos de digestão e absorção do nosso corpo, após a ingestão, todos os ingredientes como vitaminas, minerais, gorduras e proteínas vão trazer seus respectivos benefícios, que não são poucos. Você pode sempre considerar aliar sua alimentação ao tipo de resultado que quer que seus fios tenham, mantendo uma dieta saudável, rica em nutrientes com muitas frutas e legumes.

Samar Assal

Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *