Naturalmente Bonita

Os Benefícios da Pimenta na Nossa Saúde

A pimenta é uma planta, fruto ou semente popularmente conhecida e utilizada na culinária mundial, pode ser ardida, ou picante, utilizada tanto em receitas salgadas como em doces, mas ela é muito mais que isso, é cheia de benefícios e pode ser nossa aliada na saúde e no combate ao envelhecimento.

A maioria dos pratos típicos brasileiros conta com a pimenta, principalmente os provenientes do nosso nordeste, o Brasil conta com uma variedade tão grande de pimentas que seria impossível lista-las de uma só vez, o que muita gente não sabe sobre elas é que podem ser aliadas da nossa saúde, e hoje em dia também pode ser encontrada em produtos também fora da cozinha.

Os benefícios da pimenta para a nossa saúde são diversos. Rica em nutrientes que são essenciais para o funcionamento do nosso corpo, ela é fonte de vitamina C, que atua melhorando o funcionamento do sistema imunológico, vitamina E, e até vitamina A, K, além do complexo B e de niacina e flavonoides.

As pimentas contêm uma substância chamada de capsaicina, que é a causadora da ardência presente nelas, essa substância tem varias ações no nosso organismo, entre elas, a antioxidante, que preveni o envelhecimento precoce, doenças cardíacas (até mesmo protege contra o AVC, doenças como Alzheimer e Parkinson, e diminuir a formação de coágulos sanguíneos), diabetes do tipo 2 e até mesmo alguns tipos de câncer.

A capsaicina também atua fornecendo um efeito anti-inflamatório no nosso organismo, além disso, ela tua combatendo dores de cabeça, mucosite oral, alergias cutâneas e tumores de pele e câncer de próstata (prevenir a produção e induzir a apoptose – morte celular programada). E tem mais, ela aumenta as taxas de insulina e reduz o nível de glicose no sangue. Sem defeitos né?

Tá, falar é fácil, mas como eu vou conseguir usar esses benefícios na minha vida?

Na alimentação

Vamos começar falando para ter cuidado com os excessos, a pimenta ingerida em excesso pode irritar as mucosas do estômago e gerar mal-estar, podendo acarretar complicações gástricas. Em caso de gastrites ou úlceras a atenção e o cuidado deve ser maior ainda, pois nesses casos o ideal é conversar com seu médico para entender a dose e o tipo de pimenta certo para que você consiga consumir sem que sua saúde seja prejudicada.

Na nossa alimentação ela pode vir em saladas, molhos, frutos do mar, carnes em geral, e em algumas receitas de sobremesas (recomendo muito o pudim de chocolate branco com pimenta, é perfeito juro). Para usá-la nesses pratos, pode ser adaptada conforme seu gosto, sempre com cautela aos excessos. Ela pode ser colocada fresca, desidratada, em conserva, moída e líquida como ingrediente daquele prato saboroso.

Nos cabelos

Sabe a capsaicina? Em cosméticos para o cabelo ela ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo do couro cabeludo e dos folículos capilares, levando mais oxigênio nessa região e acelerando seu crescimento. O ideal é procurar produtos que tenham ela em sua formulação, e nunca passar pimenta pura no couro cabeludo viu?

Minha super dica é a nossa Linha Força, focada justamente no crescimento saudável dos fios, ela conta com a pimenta associada a uma tecnologia exclusiva da Bio Extratus chamada BIOXYL que também atua aumentando a vascularização do couro cabeludo. Perfeito né?

Gostou de entender um pouco mais sobre as pimentas? Se quiser ver outros conteúdos que escrevi relacionados a saúde, nutrição e bem estar é só clicar aqui.

Samar Assal

Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.

Deixe um comentário