Naturalmente Bonita

O Que Causa a Queda de Cabelo?

Sabemos que muita gente sofre com a queda de cabelo, pois ela atinge tanto mulheres, quanto homens. A queda de cabelo excessiva, que é caracterizada pela perda de mais de 100 fios de cabelo por dia, é preocupante! Mas, o que pode causar a queda de cabelo?

6 Motivos para Queda de Cabelo

1. Alimentação pobre em nutrientes e vitaminas

Uma alimentação pobre em nutrientes, vitaminas e minerais, como proteínas, o zinco, o ferro e as vitaminas A e C, pode ser uma causa da do cabelo cair. Isto ocorre porque esses nutrientes ajudam no crescimento e fortalecimento capilar, por isso, uma dieta pobre nestes nutrientes favorece a queda dos cabelos.

Nesse caso, o Suplemento Força entra em ação e ajuda muuuito na reposição de vitaminas. Os comprimidos são de uso diário e possuem uma ação incrível da biotina e zinco, que auxiliam o metabolismo energético e ajudam na manutenção do cabelo, pele e unhas. É maravilhoso, pois não tem açúcar, glutén, lactose e sódio. Ainda é vegano! A fórmula exclusiva foi enriquecida com aminoácido, vitaminas e minerais, trazendo multibenefícios para o organismo.

2. Excesso de estresse e ansiedade

O excesso de estresse e ansiedade podem causar um desequilíbrio hormonal do cortisol, um hormônio relacionado ao estresse, que quando está com os níveis aumentados pode provocar a queda excessiva do cabelo, com aumento do número de fios que caem por dia. Isto ocorre devido a uma condição chamada eflúvio telógeno caracterizado pela queda generalizada do cabelo no couro cabeludo e interrupção do crescimento do fio. Além disso, o estresse e a ansiedade podem afetar a digestão e a absorção de nutrientes no corpo, causando desequilíbrio de vitaminas e nutrientes essenciais para o crescimento e fortalecimento dos fios, fazendo com que o cabelo caia.

3. COVID-19

Algumas pessoas diagnosticadas com COVID-19 podem apresentar aumento da queda de cabelo algumas semanas após a infecção pelo SARS-CoV-2, podendo essa queda durar entre 6 a 9 meses. Alguns estudos indicam que essa queda esteja relacionada com o aumento de citocinas pró-inflamatórias devido à infecção, no entanto é mais provável que seja consequência do estresse, ansiedade e/ ou febre que podem estar presentes nesse momento.

4. Período pós-parto

Durante a gravidez os hormônios estrógeno, progesterona, ocitocina, HCG e prolactina encontram-se elevados, o que deixa o cabelo com um aspecto bonito e brilhante. No entanto, imediatamente após o parto, os níveis hormonais diminuem rapidamente, principalmente de estrógeno e progesterona, voltando aos valores próximos do normal em 24 horas após o nascimento do bebê. Isto pode fazer com que o cabelo fique mais fraco e caia mais.

5. Uso de produtos químicos no cabelo

O uso de produtos químicos no cabelo como formol, alisantes ou tintura de cabelo podem causar enfraquecimento dos fios que podem se tornar mais secos e quebradiços, principalmente na raiz, além de danos na cutícula do fio, o que pode levar a queda de cabelo.

6. Alopécia areata

A alopécia areata é uma condição causada por fatores genéticos ou doenças autoimunes como vitiligo ou lúpus, que fazem com que o cabelo caia de forma rápida na cabeça, e/ou em outras regiões do corpo que tenham pêlos, como sobrancelha, barba, pernas e braços. Nesse caso, deve-se consultar o dermatologista para identificar a causa da alopécia areata e indicar o tratamento mais adequado que pode ser feito com o uso de medicamentos, técnicas de estética como carboxiterapia ou laser, ou técnicas cirúrgicas como implante ou transplante capilar.

Como tratar?

Além de tratamentos, o uso da linha Antiqueda Jaborandi é sempre bem vindo. Essa linha é indicada para cabelos com queda e pouco crescimento. Ela atua diretamente no bulbo capilar, estimulando o crescimento, além de auxiliar o tratamento antiqueda. Irá tonificar e nutrir o bulbo capilar, estimulando o crescimento e proporcionando fios fortes e saudáveis.

Combinação exclusiva de extratos vegetais, enriquecida com vitaminas que revitalizam, fortalecem e restauram cabelos com queda e pouco crescimento. Seus ativos são:

JABORANDI: Contém pilocarpina, que estimula o crescimento capilar e previne a queda.

QUILAIA: Possui ação adstringente que ajuda a controlar a secreção sebácea.

ALECRIM: Estimulante capilar, antisséptico, anti-inflamatório, refrescante, adstringente e cicatrizante. Recomendado para cabelos oleosos e sem brilho.

Quando eu estava grávida, usei e abusei da linha Jaborandi, pois é comum o cabelo cair durante a gestação devido às alterações hormonais que o organismo sofre, e meu cabelo caiu muito! Os produtos que contém extrato de jaborandi não possuem restrição de uso para gestante. A sua ação deve-se à atividade vasodilatadora do extrato, que é rico em pilocarpina, e isto geralmente não traz consequências fisiológicas.

O tônico capilar antiqueda possui ação estimulante. Ele ativa a circulação do couro cabeludo e nutre os fios, evitando a queda. Ajuda no crescimento saudável do cabelo. É só aplicar na raí­z massageando suavemente. Deixe agir por 15 minutos. Lave normalmente o cabelo. Pode ser adicionado ao banho de creme em hidratações capilares.

O shampoo limpa e revitaliza o cabelo. A associação balanceada dos extratos e vitaminas nutre o bulbo capilar e tonifica o couro cabeludo, proporcionando força e saúde ao cabelo.

O condicionador condiciona e revitaliza o cabelo, fortalecendo os fios.

O banho de creme é um tratamento revitalizante, rico em vitaminas, ideal para hidratar e fortalecer os fios. Confere brilho e maciez ao cabelo. 

O finalizador é rico em vitaminas e extratos naturais que nutrem os fios, deixando o cabelo forte e saudável. Possui termoprotetor e filtro solar. 

Espero que tenham gostado das dicas. Beijos da Nat.

Nat Lustosa

Nathalia, é advogada, mas sua paixão é o mundo da beleza – especialmente cabelo e maquiagem. Dedica seu tempo a produzir conteúdo simples e acessível, buscando ajudar as pessoas a se sentirem a...

Deixe um comentário