Naturalmente Bonita

Negras Podem Alisar o Cabelo?

Esse assunto ainda é polêmico! Não deveria ser pois estamos em 2020 e deveríamos ter liberdade capilar! Mas bora falar sobre negras que alisam o seus fios.

Essa postagem é mais um ponto de vista de uma Mulher Negra, no caso eu, que desde muito cedo mantenho os cabelos lisos.

Queria começar falando  um pouco da minha infância

Desde muito nova minha mãe alisava meu cabelo (quem já ouviu falar em pente quente?). Não acho que foi por dificuldade em arrumar já que meu cabelo sempre foi mais cacheado do que crespo. O que fazia que muitas mães usassem o ferro quente pra deixar os fios lisos, sendo assim “mais aceitável” também para a sociedade.

Não tenho lembranças de ter sido hostilizada na escola por causa do cabelo quando criança, mas lembro da dor ao ser submetida ao ferro quente. Minha mãe conta que eu pedia pra ela me levar no salão pra alisar, então ela levava.

Como eu disse, não tenho muitas lembranças dessa época até chegar na idade dos 15 anos mais ou menos. Nessa época eu estudava em uma escola onde era praticamente a única menina negra. Foi uma das épocas mais traumatizantes da minha vida capilar.

Eu vivia de cabelo molhado, eu queria abaixar os fios a qualquer custo, tentar ser mais próxima possível das outras meninas que usavam seus cabelos lisos naturais.

“Uma pena eu não ter percebido na época como eu tinha cabelos lindos.”

Lembro de lavar os cabelos apenas com condicionador pra ele não “armar” porque sempre que lavava eu percebia que o cabelo mudava e ficava mais armado. Eu não tinha noção nenhuma de como arrumar meus cachos. Nessa época meu cabelo começou a cheirar muito mal. Era realmente um cheiro de cabelo podre. 🙁

Eu molhava tanto, o tempo todo e vivia com ele preso, então imaginem que tristeza.  Foram anos e anos assim… Nunca esqueço a primeira vez que pedi pra minha mãe um “relaxamento”. Fiz, e meus cabelos caiam demais. Ficou ainda pior! Com o tempo aprendi a lavar corretamente. Com 16 anos fiz minha primeira escova no salão.

Outra experiência péssima. Lembro que a cabelereira mal escovou meu cabelo, e eu fui trabalhar, chegando no trabalho ao passar por um espelho meu cabelo estava todo destruído, espigado, armado, um verdadeiro horror.

E quando comecei o alisamento?

Depois disso comecei com os alisamentos frequentes, eram os relaxamentos. Aprendi a cuidar e lavar o cabelo corretamente. Então sempre fui muito ligada a assuntos capilares.

Por várias vezes durante toda a vida apenas por pressão de algumas pessoas eu tentei deixar meu cabelo cacheado naturalmente. Sendo muito sincera eu amo modelar meu cabelo. Eu já fui muito escrava da chapinha, deixava de sair se não estivesse com os cabelos alisados.

Qual a minha relação hoje com meu cabelo?

Hoje eu sou 100% desencanada em relação ao “cabelo arrumado”, porque questiono essa ideia de que cabelo arrumado tem que ser liso? Esse pensamento com certeza é muito antigo, afinal nós negras sempre tivemos cabelos considerados “feios, difíceis, desarrumados” então provavelmente pelo menos uma vez durante a vida várias mulheres negras já pensaram em alisar. Seja pra ser aceita naquela roda de amigas, conquistar um menino, estar mais perto do padrão.

Hoje as coisas mudaram muito, e temos tantas inspirações de mulheres maravilhosas com seus cabelos crespos, cacheados, ondulados, cachos abertos, cachos fechados, finalizados, sem finalização. Hoje as mulheres tem também muitos produtos no mercado pra cuidar dos seus cabelos afro. Cerca de 10 anos atrás ou até menos, a maioria era imensamente induzida a alisar ou relaxar, infelizmente.

Conversando com minhas leitoras negras lá no Instagram, 90% delas acham que o que vale é a liberdade de usar o cabelo da forma que queremos.

O restante delas questionam coisas do tipo: alisamos o cabelo porque gostamos ou por pressão? Pressão estética tá ai e todas nós mulheres sofremos com isso, e mulheres negras são frequentemente questionadas sobre ter ou não seus cabelos naturais.

Acho que o mais importante em todo esse contexto é realmente a LIBERDADE de usar o cabelo que te faz feliz!

Afinal não podemos levar para nenhum extremo. RESPEITAR a liberdade de escolha. Nenhuma pessoa negra deixará de ser negra apenas por alisar seus cabelos. Nossa luta vai muito além disso. Claro que todas nós podemos ter opiniões diferentes, mas o respeito da liberdade vem em primeiro lugar.

Por enquanto eu gosto de manter meus cabelos escovados, faz 2 anos que não uso nenhuma química nos fios e estou mantendo ele natural quando tenho vontade e escovado a maior parte do tempo, pois pra mim acho mais prático e me sinto bem assim.

E você que leu até aqui? Qual sua opinião sobre tudo isso? Comenta aqui pra gente conversar ♥

“Meu cabelo escovado”

“Meu cabelo Natural”

Consigo me amar das duas formas e isso é o mais importante sempre ♥

Beijos e até o próximo post.

Mel Soares

GirlBoss •Fashion•BodyPositive

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *