Naturalmente Bonita

Livros, Séries e Filmes para Entender o Racismo

Muito se tem falado sobre questões raciais ultimamente por conta dos atos em protesto pela morte de pessoas pretas tanto aqui no Brasil quanto no mundo. É triste que a causa racial esteja em alta porque um menino de 14 anos foi morto em casa (matéria aqui), e um homem negro foi morto asfixiado por policiais nos EUA (matéria aqui) e esses dois casos tiveram proporções internacionais, mas já que estão procurando estudar sobre isso é importante ir nas fontes certas e por isso trouxe alguns livros, filmes e séries para entender o racismo e principalmente para que entendendo, você o identifique em seu dia a dia e lute contra ele. 

Uma coisa muito importante antes de deixar a lista aqui é que se você é uma pessoa branca, saiba que o racismo é responsabilidade sua e não exclusivamente do negro. Aliás, quem deveria estar lutando contra ele todos os dias é você! Da mesma forma que pessoas negras sofrem as consequências da construção social baseada em privilegiar pessoas brancas, você, pessoa branca recebe os benefícios desse sistema e se de fato deseja um mundo igualitário e com equidade, é seu papel lutar pra que isso mude, então estude e faça sua parte porque precisamos ser antirracistas pra ontem

Livros para Entender o Racismo

O que é Lugar de Fala? – Djamila Ribeiro

Esse é um ótimo livro para começar a entender como pessoas não-negras podem contribuir na causa. A autora Djamila Ribeiro criou a coleção Feminismos Plurais que tem vários autores negros e aborda temas sobre feminismo e relações raciais de forma bem simples. Recomendo a coleção inteira!

O termo “lugar de fala” tem sido de forma errada nos últimos anos justamente porque as pessoas acham que é sobre poder falar ou não, e na verdade ele é sobre como e para quem falar. 

Interseccionalidade – Carla Akotirene

Fazendo parte da coleção Feminismos Plurais, o livro Interseccionalidade explica sobre as diferentes formas de opressão de acordo com o recorte racial e social que fazemos dentro do feminismo. O assunto se estende também para a importância de racializar não só o feminismo mas todo tipo de relações sociais.

Apropriação Cultural – Rodney William

Esse tema é muito falado nos últimos anos e pra mim esse foi o conteúdo mais didático para conseguir entender como a Apropriação Cultural funciona. 

Racismo Estrutural – Silvio Almeida

Esse livro é perfeito para entender porque nós costumamos falar que todo mundo é racista. Essa fala não se refere a você particularmente, mas a construção social em que estamos inseridos e por isso é importante entender o que é racismo estrutural para estarmos atentos e não reproduzirmos determinados conceitos racistas.

Um Defeito de Cor – Ana Maria Gonçalves

Meu livro favorito, com quase mil páginas que conta a história de Kehinde, uma mulher escravizada que está a procura de seu filho que foi vendido. A história é pesada, retrata rebeliões, luta por liberdade, tortura contra escravizados e todos os horrores de um período não muito distante aqui no Brasil. 

É importante lembrar sempre da parte cruel da história para que ela não se repita. 

E Eu Não Sou Uma Mulher? – Bell Hooks

O livro tem o título de um famoso discurso de Sojourner Truth que abre um leque de ideias e conceitos sobre as diferenças entre o feminismo branco e o negro. 

Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis – Jarid Arraes

Uma leitura simples, massa pra adolescentes e se você é professor, é um ótimo livro para inserir em sala de aula. Quando falamos de pautas raciais, sempre lembramos de quem é de fora, mas é bom saber quem são nossas referências nacionais no combate ao racismo. 

O Genocídio do Negro Brasileiro – Abdias Nacimento

Perfeito para entender o contexto atual do racismo e o genocídio que acontece sistematicamente, inclusive agora, enquanto você lê esse post. 

Pele Negra, Máscaras Brancas – Frantz Fanon

Existe uma Luciellen antes e depois de ler esse livro. Ele mudou completamente a forma como vejo a mim enquanto pessoa preta e principalmente como vejo outras pessoas pretas. Recomendo principalmente pra a galera ler, mas é bom pra todo mundo.

Filmes e Séries com Temática Racial

Documentário – Guerras do Brasil

Esse documentário é muito bom pra entender o processo de colonização do Brasil e as consequências dele nos dias de hoje.

Filme – Django Livre

Esse filme é bem antigo, mas muito atual ao mesmo tempo. 

Com direção de Quentin Tarantino, conta a história de um ex-escravo Django que sai com um caçador de recompensas para caçar os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro. 

Minissérie – Olhos que Condenam

Apesar de ser curtinha, demorei pra terminar porque é muito pesada e atual. 

Baseada em fatos reais, a série conta a história de 5 jovens negros que foram condenados pelo estupro de uma mulher branca com quem nenhum deles teve contato. 

Filme – O Ódio que Você Semeia

Esse filme conta a história de uma moça negra que vê seu amigo também negro ser morto injustamente em um operação policial. A história do filme lembra muitos casos onde jovens negros são mortos pela polícia no Brasil e no mundo por automaticamente serem vistos como suspeitos. 

Minissérie – A Vida e a História de Madam C.J Walker 

Madam C.J foi uma empreendedora americana, filantropa e ativista política e social. Ela é registrada como a primeira mulher negra que se tornou milionária nos Estados Unidos. 

Filme – Tempo de Matar

Uma menina negra é brutalmente estuprada por homens brancos e o pai da menina, um homem negro, está sendo julgado pelo assassinato dos estupradores. O desenrolar do filme é muito bem feito e nos coloca pra refletir do início ao fim. 

 

Esses são os títulos que deixo para vocês hoje. Espero do fundo do coração que estudem e principalmente que se importem de verdade com a causa porque o racismo não tem que ser combatido só quando algo toma proporções internacionais; a gente quer que casos como os citados no começo do texto sejam cada vez mais raros, então precisamos do apoio de todas as pessoas, principalmente o seu

Vidas pretas importam todos os dias, não só em datas históricas. 

Luciellen Assis

Luciellen é baiana, de Feira de Santana. Aborda temas, em seus canais, que variam entre estética e beleza negra, moda, autoestima, empoderamento e relações raciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *