Naturalmente Bonita

Uma das coisas que mais amo no cabelo e que, se usada da forma e na frequência correta, faz milagre é a queratina!

O que é e para que serve a queratina

A queratina é uma proteína que possui em sua estrutura 18 aminoácidos, representando cerca de 90% da composição do fio do cabelo, o que já deixa evidente sua importância pra saúde e beleza dos fios.

A  sua função nos produtos capilares é de fazer a reposição protéica, fortalecendo e reconstruindo a fibra capilar.

Por causa disso, é muito utilizada em produtos reconstrutores para cabelos quimicamente tratados e/ou danificados.

Vale lembrar que os fios perdem nutrientes não só com as químicas capilares de todos os tipos, embora  seja muito mais intensa nesses casos, mas  também no dia a dia,.

E justamente por isso é tão importante fazer a reposição proteica periodicamente, de acordo com as necessidades do seu cabelo.

como usar queratina
undefined

Como usar queratina no cabelo

Nem toda queratina é igual. Mesmo que sejam do mesmo tipo, no caso, líquida, que é o mais usado.

A concentração, o peso molecular e o blend de ativos presentes na composição, dentre outras coisas, diferenciam uma da outra.

Mas as melhores formas de usar queratina no cabelo são basicamente as mesmas:

1.Para Potencializar Máscaras Capilares

Sabe aquela máscara que não deu muito certo no seu cabelo? Ou aquela que “bem que poderia ser mais potente”? Então, essas são perfeitas pra serem potencializadas com queratina!

Basta misturar, no momento do uso, a quantidade que você costuma usar de máscara com 5 ml de queratina e aplicar nos fios depois do shampoo.

Deixe agir como de costume e enxágue.

A máscara ganha um plus reconstrutor e o cabelo agradece!

2. Pra Cauterizar o Cabelo

A cauterização caseira, feita basicamente  com queratina e protetor térmico é sucesso absoluto e dão uma super força quando os fios precisam de um tratamento mais potente.

Minha sugestão é misturar  15 ml da Queratina Bio Extratus, 5 gotas de Vitamina A + E do kit Cronograma Capilar da Bio extratus e 5 ml de um finalizador com proteção térmica ( o da linha + Liso é excelente!).

Ela é tudo de bom pra preparar e/ou pra salvar os fios das químicas capilares.

Vou fazer esse passo a passo aqui com vocês em breve, ok?

undefined

3. Pra Queratinizar

Assim como a cauterização, a queratinização leva 15 ml de queratina e 5 gotas da  Vitamina A + E do kit Cronograma Capilar, mas não é necessário usar chapinha ou secador.

Basta deixar agir por 20 minutos, usar uma máscara preferencialmente reconstrutora após esse tempo e enxaguar em seguida.

É maravilhosa para cabelos danificados e muito útil pra quando o cabelo tá tão estragado que não aguenta escova ou chapinha.

4. Pra Recarga Instantânea de Reconstrução

Quando os fios estão muito frágeis e  quando acontece um desastre capilar, por exemplo, pode-se usar a queratina pra um socorro imediato de forma simples.

Basta borrifar a queratina em todo o cabelo limpo (lava só com shampoo) e ainda úmido, deixar agir por 30 minutos, enxaguar e, em seguida, usar alguma máscara hidratante/nutritiva pra dar uma amolecida nos fios.

O resultado é super bom!

Como não usar queratina no cabelo

O grande problema aqui  é o uso excessivo.

Nessa ânsia por resultados rápidos e por acreditar que seu uso é “livre”,  a maioria exagera na queratina e acaba estragando mais ainda os fios.

Sim, ela é a proteína vital do fio de cabelo vez que , em média,  90% dele é proteína, é queratina, que é constituída por aminoácidos.

Contudo, o seu excesso causa tantos problemas como a sua falta:  fragilidade, quebra,  ressecamento profundo,  porosidade e enrijecimento da fibra capilar.

A frequência ideal depende do estado do cabelo e da concentração da queratina, se ela é de manutenção ou de tratamento, e isso varia muito.

Mas, em regra se usa a cada quinzena ou mês, exceto em casos de cabelos com bastante danos.

Então, se você começou a usar e o cabelo do nada começou a piorar, a ficar rígido, dá uma pausa e se joga nos óleos capilares pra amolecer a fibra.

reconstrução
undefined

Qual a melhor?

A melhor é a que vai entregar o que seu cabelo precisa naquele momento, nem mais e nem menos.

Minhas duas preferidas são a Queratina Bio Extratus, a amarelinha, e o Mega Spray Queravit, sendo que a primeira é pra tratamento pesado, pra quando os fios estão pedindo socorro, e a segunda pra manutenção e cabelos que não estejam tão danificados.

Ambas podem ser usadas de várias formas, entregam um resultado excelente e ajudam demais os fios!

Já testou? Me conta o que achou!

Beijos, Ju

Ju Lopes

A Ju é leonina com ascendente em Aquário, baiana, espontânea, envergonhada, faladeira, curiosa, advogada sem um pingo de vocação e apaixonada por bichos (foi “adotada” por 7!).  Tem TDAH, é...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *