Naturalmente Bonita

Hidratação ou Umectação? Saiba a diferença

Quando entramos neste mundo de cuidados capilares descobrimos diversos termos. Muitos deles são novos e bagunçam a nossa cabeça: “Quando hidratar? Quando umectar? Quando nutrir? Qual a diferença disso tudo? Do que o meu cabelo realmente precisa?”. Calma! Aos poucos a gente aprende tudo, mas por enquanto vou falar aqui sobre hidratação e umectação.

umectação

Hidratação

Hidratar, na minha opinião, é a parte mais fácil de aprender. Porque a gente parte da seguinte lógica: se nós precisamos de água para hidratar nosso corpo, o cabelo também precisará de hidratação com maior frequência. Sendo assim, a hidratação é a etapa que você sempre poderá fazer nos fios sem medo algum! 

Hidratação é quando repomos água do nosso cabelo; e assim como nosso corpo, ele precisa de hidratação contínua. Me colocando como exemplo, sempre que lavo o cabelo, faço pausa entre o shampoo e o condicionador para hidratar. Não tem um dia em que eu lave e pule esta etapa. 

Quando sabemos que o cabelo precisa de hidratação?

Um cabelo desidratado fica opaco e ressecado, se olhar no espelho e perceber os fios sem brilho, com um toque áspero.

Quais ingredientes devo procurar?

Procure por produtos que tenham em sua composição: glicerina, pantenol, extratos de frutas, algas, plantas e leite. Ler as embalagens é algo chato no início, mas com o tempo você se acostuma e até se vê fazendo isso quando não precisa! hahaha

A linha Neutro possui proteínas do leite e é excelente para hidratação. Outra sugestão é a linha Jaborandi que, além de hidratar age diminuindo a queda dos fios.

umectação

Umectação

Umectação, para ser bem simples e direta, é colocar óleo nos fios. Sim, fazer um banho de óleo e esperar um tempo antes de tirar. Você pode fazer umectação noturna (passa óleo antes de dormir e lava os cabelos pela manhã) ou antes de lavar o cabelo deixando agir apenas alguns minutos. 

Se você está se perguntando em qual etapa do cronograma capilar a umectação se encaixa, eu lhe digo que é na nutrição. Nutrir é alimentar o fio, dar comida. E no caso a “comida” para o nosso cabelo é óleo, lipídio, gordura. Quando umectamos estamos nutrindo aquele cabelo e recuperando dos nutrientes que ele perdeu com as agressões externas. 

Quando sabemos que o cabelo precisa de umectação?

Cabelos sem vida, quebradiços e totalmente opacos, sem refletir brilho (principalmente quando a raiz não está opaca e o comprimento sim).

Quais ingredientes devo procurar?

Para umectar o ideal são óleos vegetais! Mas, podemos umectar os fios também com manteigas que são altamente gordurosas e repositoras de lipídeos. 

Óbvio que aqui eu indicaria a linha Umectante! Com óleo de coco na composição ela consegue nutrir os fios com pouco tempo de uso além de possuir uma fragrância que eu amo. Outra linha que estou usando demais e indico para esta etapa: Cachos & Crespos! Também possui óleo na fórmula e deixa deixa qualquer fio desnutrido com outro aspecto.

Agora que vocês já entenderam a diferença destas duas técnicas, é só se jogar na loja virtual da Bio Extratus e começar a cuidar dos fios com mais propriedade! =)

umaectação
 

Maraisa Fidelis

Paulistana de 28 anos completamente apaixonada pela família. Formada em marketing mas escolheu trabalhar com beleza, que é o que lhe encanta. Fala feito louca, ri descontroladamente e quer apenas aj...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *