Naturalmente Bonita

Diferença entre Queda e Quebra Capilar

Você sabe qual é a diferença entre queda e quebra capilar?

Queda e quebra capilar são dois problemas capilares muito comuns, e que a gente tende a confundir bastante.

Mas, hoje vamos diferenciar e esclarecer as coisas mais importantes sobre cada uma, tá?

Diferença entre queda e quebra capilar

Pra início de conversa é essencial entender que queda acontece da raiz, enquanto a quebra ocorre na extensão do cabelo. 

No mais, elas possuem causas são bem diferentes, e isso também ajuda na diferenciação.

O que é queda capilar?

A queda capilar é um processo natural dos fios, que pode ocorrer em todos os cabelos, geralmente com uma perda média de 100 a até 150 fios por dia.

Isso é normal e faz parte do ciclo, porque, assim como a pele, o cabelo se renova o tempo todo.

A queda, nesse aspecto, significa que os fios chegaram na fase telógena, onde caem para ser substituídos por novos fios.

Na queda a gente percebe que o fio tende a cair por inteiro, geralmente vindo com o bulbo capilar na pontinha. 

Mas, assim como existe o processo natural de queda existe também a que não é normal.

E é preciso prestar bastante atenção na queda acentuada porque, em regra, ela indica que algo está errado.

Quais as causas da queda capilar?

São vários os fatores que podem causar e/ou contribuir para a queda capilar, como o estresse, problemas hormonais, deficiência de nutrientes, o uso de medicamentos (existem mais de 350 medicamentos que podem causar queda), determinados shampoos, alguns colírios, produtos enriquidos com ácido bórico, químicas capilars, alimentação inadequada, doenças virais e bacterianas, anemia e por aí vai.

Por isso, antes de tratar é importante procurar ajuda médica para identificar as causas, entender se a queda é localizada ou difusa, analisar a presença de outros sintomas, bem como o histórico médico e também familiar, como a presença de cálvicie na família.

Remédios para queda capilar

Existem no mercado diversas opções de remédios para tratar a queda capilar, mas a indicação de cada um deles depende das causas da queda.

É bem comum, inclusive, o uso de tônicos de uso tópico no couro cabeludo, como o Tônico de Jaborandi (compre aqui), bem como o uso de suplementos para combater a queda, que contém, em regra, vitaminas, minerais e aminoácidos.

Uma excelente opção é o Suplemento Força com Pimenta (compre aqui), que auxilia na queda, na quebra, fortalece e ajuda no crescimento dos fios.

No período da mais intenso da queda vale muito apostar em toda linha Jaborandi, tá?

O que é quebra capilar?

A quebra capilar está relacionada com a sensibilidade e enfraquecimento dos fios, fazendo com que eles se rompam facilmente.

Nas fases de desgaste capilar, quando o cabelo perde elasticidade, as cutículas ficam abertas e o interior da fibra exposto, dá-se a quebra, que pode ter várias causas.

Quais as causas da quebra capilar?

O fio do cabelo se quebra por vários motivos: químicas capilares, uso de secador, chapinha e babyliss sem proteção, enfraquecimento dos fios, fatores ambientais, como o excesso de exposição solar sem proteção, o cloro da piscina, a presença de metal na água, as mudanças bruscas de temperatura, o uso excessivo de queratina e reconstruções, por exemplo.

Como evitar a quebra capilar?

1. Vai fazer algum tipo de química capilar? Verifique se ela é compatível com o seu cabelo, com o que já tem nele e se ele aguenta. Isso se faz com o teste da mecha. 

2. Dê um intervalo de pelo menos 15 dias entre uma química e outra.

3. Descolore os fios? Faça pausas maiores entre uma descoloração e outra, invista em boas reconstruções e aposte em um excelente pó descolorante, como o da Bio Extratus (compre aqui), que abre o tom em menos tempo e de forma segura. Isso faz toda diferença! 

4. Usa chapinha, secador ou babyliss? Use um finalizador com proteção térmica, o que evita que os fios desidratem, ressequem e quebrem. Pode apostar nos da Bio Extratus que não tem erro!

5. Praia, piscina e exposição solar? Se joga no finalizador com filtro solar, ou seja, em todos da Bio Extratus! Esse cuidado é essencial pra saúde do cabelo! 

6. Tenha uma rotina de tratamento! Cabelo precisa ser tradado regularmente, no dia a dia mesmo, com produtos adequados para as necessidades dele. 

Máscaras ricas em proteínas, aminoácidos e ativos umectantes são essenciais!

7. Muito cuidado com o uso excessivode queratina e de reconstruções mais pesadas, já que seu excesso é tão prejudicial quanto a sua falta e pode causar a quebra dos fios.

8. Penteie os fios com cuidado, desembaraçando suavemente pra evitar a quebra.

9. Sabe aquela mania de secar os fios torcendo-os com uma toalha? Então, isso quebra o cabelo! 

10. Evite prender os fios ainda molhados, não estique demais o cabelo nos penteados (causa quebra por tração) e use prendedores mais macios. 

11. Use escovas gentis, qunão quebrem os fios, como a maravilhosa Michel Mercier pra Bio Extratus (compre aqui)!

Como tratar a quebra capilar?

O tratamento da quebra se faz, principalmente, com o fortalecimento do cabelo, além, é claro, dos cuidados básicos no dia a dia.

Para fortalecer os fios os produtos da linha Força com Pimenta são a melhor aposta!

Além de ajudar na melhora da quebra, o cabelo fica muito mais saudável, forte e cresce mais rapidamente, recomendo com força, literalmente! rs

E você, conhece alguma outra dica pra ajudar na quebra e na queda? Divide com a gente!

Beijos, Ju Lopes

Ju Lopes

A Ju é leonina com ascendente em Aquário, baiana, espontânea, envergonhada, faladeira, curiosa, advogada sem um pingo de vocação e apaixonada por bichos (foi “adotada” por 7!).  Tem TDAH, é...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *