Naturalmente Bonita

Dicas Para Enriquecer a Mente Durante a Quarentena

Em época de confinamento por causa do Coronavírus a gente acaba ficando sem saber o que pesquisar quando se trata de conteúdos que além de entreter, trazem algo que vai enriquecer a mente, então eu e Carla Paredes trouxemos algumas indicações de conteúdos em várias plataformas diferentes para você assistir ou só ouvir nessas muitas horas vagas que temos nessa quarentena.

Podcasts

Eu tenho passado a ouvir bem mais Podcasts nesses dias, principalmente pela manhã enquanto to arrumando a casa porque a gente não precisa parar para assistir nada, é só dar play no Soptify e pronto! Carlinha deixou algumas sugestões de Podcasts muito legais, olha só:

“Confesso que nesse período de quarentena, eu não estou conseguindo focar muito em ted talks, documentários ou até mesmo em livros. Em compensação, passo o dia ouvindo podcasts, sobre os mais variados assuntos. E todos eles me trazem diferentes ensinamentos, pontos de vista e até mesmo coisas para pensar. 

Para mim, enriquecer a mente e o espírito tem a ver com esse lugar de repensar estruturas, de botar a cabeça para entrar em um processo constante de desconstrução e de sair de lugares confortáveis para formar senso crítico. Se vocês curtem podcasts, vou dividir 3 que fazem exatamente isso, e que não saem dos meus ouvidos: 

1 – Dilemas

quarentena

Lua Barros é educadora parental focada em parentalidade positiva e eu amo tudo que ela faz, sou super fã. O Dilemas é o podcast que ela fez com seu marido, Pedrinho Fonseca, e toda semana eles pegam um dilema de algum ouvinte e discorrem sobre. A maior parte é voltada para relacionamentos familiares, e por isso mesmo, acaba me fazendo pensar muito sobre mim. Indico muito!

2 – CaosCast

quarentena

Conheci o CaosCast porque fui convidada para falar em um episódio, e desde então não larguei mais. Esse é o podcast do grupo Consumoteca, uma consultoria que reúne antropólogos e pesquisadores comportamentais e sociais, que se reúnem de 15 em 15 dias para falarem sobre tendências de comportamentos atuais. Aprendo demais com eles em quase todos os episódios. Ainda mais porque eles falam de assuntos relevantes com muito bom humor e linguagem acessível. Recomendo!

3 – Segue o Fio

quarentena

Na verdade, o Segue o Fio não é um podcast específico, mas uma série que acontece dentro do Midcast que tem como objetivo pegar threads interessantes que acontecem no Twitter e narrar. Descobri por causa do último episódio, sobre o surgimento da Monalisa, mas já não consigo mais parar de ouvir. Fico por dentro de muita coisa interessante, aprendo sobre diferentes assuntos e, ainda por cima, me divirto rs. Então, fica a dica!”

Documentários

Eu sou a louca dos documentários! Amo descobrir como as coisas funcionam ou entender um mundo que seja totalmente diferente do meu, além de ser apaixonada por história desde a infância, então agora vou te apresentar alguns dos meus favoritos até agora. 

1- Guerras do Brasil

quarentena

Esse documentário explica sobre como a colonização aconteceu aqui no Brasil e quais impactos essa guerra que acontece até hoje tem causado na população não branca daqui. No primeiro episódio você já tem uma visão totalmente diferente do que foi ensinado nos livros sobre a chegada dos portugueses aqui e como foi que essa guerra de fato começou. 

Mais que saber sobre o Holocausto e outros fatos históricos pelo mundo, a gente precisa mais do que nunca entender como as coisas aconteceram e acontecem aqui no Brasil por conta dessa construção de raça superior. 

2- Hot Girls Wanted 

quarentena

Esse documentário é muito importante principalmente por conta do momento de confinamento que temos agora. Muitas pessoas acabam indo sim buscar “entretenimento” no pornô e conhecer como essa indústria funciona através da exploração de mulheres é muito importante para mudar a relação com algo que é muita vezes lido como normal ainda nos dias de hoje. 

3- Explicando

quarentena

Esse é bem o estilo das coisas que amo assistir, um combo de explicações sobre várias coisas que vão de comportamento humano a tecnologia. Cada episódio é uma coisa diferente e isso ajuda a não ser cansativo. Se é que descobrir como qualquer coisa funcione pode ser cansativo rs.

4- Universo

quarentena

Esse é um documentário relativamente antigo, de 2009, mas não deixa de ser muito massa de assistir. Ele basicamente explica como funciona o universo da ótica de vários estudiosos e como as teorias foram mudando com o passar dos anos. Essa da pra reunir as crianças na sala, se as suas crianças gostarem dessas coisas como eu gostava quando era pequena e amo até hoje.

5- Nosso Planeta

quarentena

Esse é o meu favorito de todos. Basicamente o documentário explica como funcionam todos os ecossistemas do nosso plante e a importância de cada um deles para o funcionamento correto de tudo que a gente precisa para viver aqui. E depois de explicar e mostrar como nosso planeta é perfeito, a cada episódio eles apresentam também o que o homem tem feito e quanto de cada ecossistema tem sido destruído. Isso é muito importante para que a gente reflita sobre como estamos cuidando da nossa casa, que é o planeta e nos faz repensar muito nosso consumo. Vale super a pena! 

 

Essas são as indicações de hoje para você curtir a quarentena da melhor maneira possível. Aqui a gente espera muito que isso passe logo e que em um futuro muito próximo toda essa preocupação com o Coronavírus seja só uma lembrança. 

Se cuida, lave as mãos e se puder, fica em casa!

Luciellen Assis

Luciellen é baiana, de Feira de Santana. Aborda temas, em seus canais, que variam entre estética e beleza negra, moda, autoestima, empoderamento e relações raciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *