Naturalmente Bonita

10 Dicas para Ocupar a Cabeça – Coronavírus

Em março de 2020, vivemos a maior crise da história do planeta. Um vírus chamado Covid-19 (Coronavírus), ainda desconhecido, passou a ser o vilão de toda população mundial, colocando em risco bilhões de vidas, principalmente de pessoas idosos, crianças e os grupos de risco.

Jamais, em toda história, poderíamos imaginar o terror que isso causaria, não apenas pelo medo na questão da saúde, mas também pela brusca tentativa de adaptação a um isolamento social por tempo indeterminado, levando a inúmeras buscas por informações sobre a nova situação de vida. O isolamento, tão necessário para diminuir a transmissão do coronavírus, foi de extrema importância e eficácia em países como a Itália, por exemplo, que viu sua população idosa ser devastada, sem que os familiares, ao menos pudessem, se despedir.

Pensando em conter tal situação no Brasil, de repente, nos vimos trancados em casa, totalmente privados de trabalhar e executar funções de rotina na rua, saindo apenas para o essencial: comprar comida e remédios!

Nunca se falou tanto sobre a importância de lavar bem as mãos e o uso do álcool em gel.

Diante de todo esse cenário, percebemos o quanto seria difícil cumprir a quarentena, em combate ao coronavírus, levando em consideração a questão emocional. É crescente o número de pessoas pré-dispostas a depressão, síndrome do pânico, ansiedade, tendo nesse momento o isolamento social como um potente gatilho, levando a fortes oscilações emocionais e tristezas profundas.

MAS COMO OCUPAR E CUIDAR DA CABEÇA DURANTE A PANDEMIA CORONAVÍRUS?

Nesse post, separei 10 dicas que podem te ajudar nessa quarentena, usando positivamente seu tempo.

1- Crie uma rotina:

Digamos que, de todas as dicas, essa é o ponto inicial de tudo. Organizar afazeres e horários dentro de casa, fará com que o período da quarentena seja aproveitado da melhor forma possível.

Estipule horários e tarefas a cumprir no decorrer do dia. Para quem tem filhos, essa organização não dará a impressão de “férias”, até porque esse não é o real motivo de estarmos todos em casa, inclusive, muitas escolas estão mantendo as aulas de forma virtual.

É necessário que as crianças e os adolescentes recebam essa informação e se adapte, junto com a família, ao convívio em harmonia.

2- Se puder, trabalhe de casa (home office):

Sabemos que as preocupações com a parte financeira é inevitável. Pensamentos como: quando tudo voltará ao normal? Como pagarei o aluguel, funcionários, boletos, ou simplesmente, como terei dinheiro para o básico?

A indicação é, para quem puder, trabalhar em casa. Mas, sabemos o “dentro de casa” pode despertar diversos sabotadores do seu desempenho. O famoso “depois eu faço” pode ir criado uma rotina fora da sua real situação. Tenha um local específico e estipule horários de trabalho como se estivesse realmente dentro de uma empresa. Isso irá ocupar a mente e te manter produtivo(a).

Quer saber como organizar melhor o seu home office? Clique aqui e veja mais dicas!

3- Pratique exercícios físicos: 

Não fique jogada no sofá sempre!

Todos os dias, influenciadores e anônimos passaram a realizar lives com dicas de treinos em casa. Essa é uma grande prova de que todos, eu digo TODOS são influenciadores de alguma forma. Esse método de estímulo tem dado super certo. Cada pessoa em sua casa, contribuindo com o próximo em um momento de união e incentivo, ao vivo. São treinos animados, divertidos e que levam uma palavra de #TodosJuntos vamos sair dessa.

Praticar exercícios proporciona bem-estar, melhora a qualidade do sono, ativa a circulação, libera endorfina e, além de você desfrutar da sensação de #DeverCumprido, está fazendo um bem enorme a sua saúde.

CUIDADO: com alguns exercícios, não force e faça o que der conta, não queremos ninguém lesionado por ai. Se você tiver alguma restrição ou machucado, consulte sempre um especialista ou aguarde o período de isolamento contra o Coronavírus.

Manter uma boa alimentação é essencial!

Aproveite para fazer aquele detox tão planejado. Alimentos saudáveis te darão energia e disposição para manter, não apenas a saúde física, mas também para a saúde mental. Manter a hidratação também é super importante.

4- Aprenda a se maquiar:

Quantas vezes você ficou assistindo a tutoriais de makes na internet da sua blogueira favorita e nunca colocou os passo a passo em prática? Agora é a hora! Em tempos de isolamento social, os influenciadores e empresas tem desempenhado um importante papel, criando conteúdos diários sobre a adaptação à nova rotina. Não se pode negar que a força digital promove entretenimento em todos os segmentos.

Para quem busca dicas de maquiagens e beleza, duas produtoras de conteúdo digital são bem interessantes, Nathi Lustosa (@natlustosa) e Fernanda Petrizi (@fernanda_petrizi).

Ambas postam conteúdos através de uma comunicação digital em tempo real, incluindo os famosos e divertidos #challenges. Nat tem o formato do olho maior, para quem possui um côncavo amplo e espaçoso. Já Fernanda, ensina técnicas para formatos menores de olhos, com dicas e truques incríveis. Vale muito a pena conferir ambos perfis:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por nat lustosa (@natlustosa) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FERNANDA PETRIZI ♡ (@fernanda_petrizi) em

5- Arrume os armários: 

Quem aqui já teve algum episódio na vida que começou a tirar tudo dos armários, rever o que usa e o que já não lhe servia mais? Esse é um comportamento natural do ser humano, arrumar o que já não está legal. Desejo de organização, muitas vezes inconsciente.

Digamos que essa quarentena do Coronavírus, é uma boa hora para arrumar os armários. Tire tudo, passe um pano com álcool para ficar livre de qualquer possibilidade do Coronavírus, e comece a separar peças e itens que já não são mais úteis.

Abra espaço para no novo!

Deixa eu te contar uma coisa: quando os espaços, em tudo o que envolve sua vida, estão cheios, impedem a chegada do novo. Isso serve para armários e relacionamentos.

6- Hidrate os cabelos:

Quantas de nós vamos prorrogando aquela super hidratação nos fios durante a loucura do dia a dia, não é mesmo? Faça um belo banho de creme para recuperar o brilho e a vitalidade dos fios. Se você estiver pra baixo, desanimada, faça isso e depois me conta.

Separe uma máscara da sua preferência, tome um bom banho lavando bem os cabelos, aplique a massageie as mechas e, ao finalizar, aplique um protetor térmico antes de secar. Vai ver como se sentirá melhor, renovada e com a autoestima nas alturas.

Para cabelos ressecados, indico a linha Umectante da Bio Extratus, para recuperação de fios desidratados, com resultado imediato. Eu uso e super indico. Confira o passo a passo da aplicação:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Nathi Blog (@nathiblog) em

Para as sereias que precisam realizar o retoque da cor do cabelo vermelho na quarentena, fiz um vlog retocando o cabelo em casa:

O autocuidado é um carinho que você pode fazer em vocês mesma durante esse período. Aqui tem mais dicas de como você pode se cuidar neste período.

7- Leia um bom livro:

Sabe aquele livro que você tem aí, mas que nem se quer começou a ler? Comprou porque queria muito, mas, nunca conseguiu ter tempo para sentar e se dedica à ele. Agora é a hora!

Leitura é conhecimento, e conhecimento é para sempre, além de manter a mente ocupada e em exercício. Sempre tiramos algo positivo através de uma boa leitura.

Tenho dois livros que eu já havia lido na correria e, agora, na quarentena, parei para reler a apreciar toda as informações ali disponíveis: A PARISIENSE e VOCÊ PODE CURAR SUA VIDA. 

8- Pratique meditação:

Essa é uma dica que todos devem aderir, principalmente quem sofre de ansiedade. Ao praticar a meditação, você foca na respiração, intensamente, em uma espécie de foco total do seu cérebro. Ao levar sua atenção para o controle respiratório, você tira seu pensamento do foco do problema e passa a oxigenar melhor as células de todo o corpo. É sensacional!

Tudo ao nosso redor vibra em frequências, boas e ruins. São essas frequências que atraímos, muitas vezes de forma involuntária, através do pensamento. Manter a qualidade dos seus pensamento é muito importante, pois já sabemos desde sempre que: Você atrai para sua vida o que pensa e mentaliza!

Aí eu te pergunto, como está a sua vida? E como está a qualidade dos seus pensamentos? Saiba que sua vida tem grande relevância nisso! Então, vamos começar avaliar a qualidade de pensamentos e emanemos para o universo.

Vale a pena conhecer a Beta. Segue o Instagram dela pra vocês:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ho’oponopono e Cura Prânica (@betalotti) em

9- Tenha momentos de lazer:

Nem só de trabalho e rotina vivemos, não é mesmo? Tirar um tempo para relaxar, descontrair e fazer coisas que lhe traga alegria, é muito importante, principalmente nesse momento de quarentena, já que acabamos ficando um pouco perdidos nos dias da semana.

Se organizar para esses momentos é essencial!

Separe jogos, faça receitinhas gostosas, assista filmes, séries, programas de TV, jogue vídeo game ou faça um acampamento na sala de casa. Isso mesmo, um acampamento dentro de casa!

O casal Lyla e Nasser do blog Nos Dois Porai (@nosdois.porai) curtiram um momento lindo e super romântico durante o isolamento social. A regra é deixar a criatividade fluir. Momentos assim podem despertar a paixão, muitas vezes adormecida na loucura da rotina, podendo levar a um afastamento pessoal entre os casais. Resgatem juntos os motivos que os fizeram decidir a união, relembrar momentos divertidos que passaram juntos e também de superações.

Lembre-se: o amor deve ser regado todos os dias, com atitudes de carinho, companheirismo, respeito, dedicação e muita conversa. O sair da rotina é muito bem-vindo nesse momento de (re)descobertas. Ame muito!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Viagem | Ecoturismo | Aventura (@nosdois.porai) em

Essa dica também é ótima para um acampamento em casa, com as crianças. Já pensou uma barraca montada na sala, filme, poca e muita diversão? Talvez seja um programa que você jamais faria com seus filhos. Aproveite! Já separamos aqui dicas do que brincar com as crianças durante o isolamento, confira!

10- Faça planos pós Coronavírus:

Quais seus sonhos? O que deseja conquistar? Quais caminhamos deverá seguir para obter uma conquista merecedora? A vida está sempre em constante movimento, por isso, precisamos entender o quão importante é traçarmos metas e objetivos. Lembre-se: nascemos para evoluir!

Use esse tempo em casa durante a quarentena para criar projetos, ou até mesmo retomar ideias engavetadas. Tem tantas coisas que vamos deixando pra depois com a rotina corrida e cansativa, não é mesmo? Talvez, agora, seja hora de você de reinventar, descobrir o que te faz feliz, o que te proporciona prazer, satisfação e realização!

Ah, se mesmo assim você quiser tirar uns dias para não fazer nada, só maratonar uma série, fique tranquila pois isso é normal. Você não é obrigada a sair desse isolamento com cursos, livros terminados, super atleta. RESPEITE O SEU TEMPO E MOMENTO.

O novo, muitas vezes, espanta, mas pode ser uma linda oportunidade de recomeço para que possamos, todos juntos, seguir em um convívio harmônico. E não se esqueça: FIQUE EM CASA, lave bem as mãos e mantenha os hábitos de higiene, pois só assim, conseguiremos diminuir a proliferação do coronavírus e assegurar todos que amamos.

Vamos juntas passar pelo Coronavírus e podem contar conosco! Estamos aqui sempre com dicas e informações para você!

Nathi Ferreira

Ariana, 28 anos, fisioterapeuta por formação e apaixonada por moda, beleza, viagens e diversão. Dedica seu tempo exclusivamente ao blog, youtube e redes sociais (sua paixão). Busca conectar leitor...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *