Naturalmente Bonita

Cronograma Capilar: Por Onde Começar?

Hoje em dia não é difícil ouvir as pessoas falando sobre fazer cronograma capilar, mas afinal de contas, como fazer o cronograma capilar? E como saber qual tipo de tratamento meu cabelo precisa?

Cronograma Capilar é um tratamento capilar que consiste em três etapas principais, Reconstrução, Hidratação e Nutrição e cada etapa desse cronograma vai ajudar a recuperar o cabelo de alguma maneira, seja a danos por procedimentos químicos, ao uso de calor, exposição ao sol, cloro, entre outros. É importante também dizer que todos os tipos de cabelo podem fazer o cronograma, independente do tipo de curvatura do seu fio. 

Etapas do Cronograma Capilar

O que é a Hidratação?

A Hidratação é a etapa mais popular do cronograma capilar, onde se repõe a água do cabelo, e nutrientes essenciais que são perdidos no nosso dia a dia causando o ressecamento do fio.

O que é a Reconstrução?

90% da massa capilar do fio é composta por queratina, e nessa etapa realizamos a reposição dessa queratina. É a etapa mais pesada do cronograma capilar, e ajuda a recuperar fios com danos intensos e porosos. Cabelos com danos mais leves podem ter uma menor frequência entre as etapas de reconstrução.

O que é a Nutrição?

A Nutrição é a etapa do cronograma capilar responsável por repor os lipídeos (gorduras) dos fios, conferindo uma camada de proteção a eles, deixando assim os fios mais macios, com mais brilho e flexibilidade. A nutrição vai ajudar a manter aquela água reposta na Hidratação dentro do fio.

 

Como saber que meu cabelo precisa de cada etapa?

Antes de começar o seu cronograma capilar é preciso conhecer o seu fio, e entender qual tipo de danos ele tem. Algumas questões que você pode levantar são: Seus fios estão elásticos e quebradiços, e são expostos a química (Reconstrução)? Opacos e ressecados (Hidratação)? Com muito frizz? (Nutrição)

Outra maneira de entender o que seu fio precisa é fazendo o teste de de porosidade do fio, que é basicamente colocar um fio de cabelo em um copo de água e ver o que acontece. Se ele boiar, pode ser que ele esteja ressecado, se o seu fio nem boiar nem afundar pode ser que seu cabelo precise de nutrição, e de ele afundar pode ser que seu cabelo precise de reconstrução.

Como Montar Meu Cronograma Capilar?

Seu cabelo precisa de Hidratação:

1 Semana Hidratação Nutrição Hidratação
2 Semana Nutrição Hidratação Reconstrução
3 Semana Hidratação Nutrição Hidratação
4 Semana Nutrição Hidratação Hidratação

Seu cabelo precisa de Nutrição:

1 Semana Nutrição Reconstrução Hidratação
2 Semana Hidratação Nutrição Hidratação
3 Semana Nutrição Hidratação Nutrição
4 Semana Hidratação Reconstrução Hidratação

Seu cabelo precisa de Reconstrução:

1 Semana Reconstrução Hidratação Nutrição
2 Semana Hidratação Nutrição Hidratação
3 Semana Reconstrução Hidratação Nutrição
4 Semana Hidratação Reconstrução Hidratação

 

Quais máscaras posso usar em cada etapa do cronograma capilar?

Separei algumas máscaras como sugestão para cada etapa:

Hidratação – Linhas Neutro, Jaborandi ou +Liso;

Nutrição –  Linhas Pós Química, Tutano ou Umectante;

Reconstrução – Linhas Pós Coloração, Shitake Plus, Queravit;

Também temos o Kit Cronograma Capilar que conta com todas as etapas em 3 produtos para quem quer ser ainda mais prático, ele vem com 3 ampolas contendo os 3 passos do cronograma, e pode ser utilizada também para potencializar os efeitos das máscaras.

Mas é importante dizer que as necessidades do seu fio podem mudar com o tempo, e que você pode precisar mudar o seu cronograma capilar de acordo com a necessidade do cabelo, então nada de mondar um cronograma fixo sem prestar atenção em como seu cabelo vai estar, ok? 

Samar Assal

Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *