Naturalmente Bonita

Como Usar Vinagre no Cabelo?

Já sabe como usar vinagre no cabelo? Pois hoje vou te mostrar 5 formas poderosas de usar o Vinagre Iluminador nos cabelos!

Mas, porque o vinagre é um produto tão legal pro cabelo? Dentre muitos outros aspectos, como uma composição certeira, o pH do vinagre é extremamente benéfico para os fios.

Isso porque ele possui um pH de 3.0, mais ácido, que ajuda a regular o pH do cabelo, que quase sempre fica mais alcalino, deixando as cutículas mais abertas, o córtex mais vulnerável e a estrutura e saúde capilar comprometida. 

Procedimentos químicos, alguns shampoos mais agressivos, o cloro da piscina e até a água que a gente usa pra lavar os fios, além de outras coisas, possuem, em regra, o pH mais alcalino.

O fato é que não dá pra saber o pH de todas as coisas, ninguém tem tempo pra ficar testando, né? Então a gente precisa, vez ou outra, usar produtos acidulantes ou acidificantes pra reequilibrar o pH dos fios, e é aí que entra o vinagre.

Como o pH do vinagre é ácido, ele ajuda a devolver aos fios a acidez ideal e também a selar as cutículas, o que é essencial pra saúde e beleza dos cabelos.

como usar vinagre no cabelo

Assim, é importante acidificar os fios após químicas capilares diversas, alisamentos, colorações, banhos de piscina e no dia a dia mesmo, já que são muitos os produtos que possuem o pH mais alto.

E isso sem falar dos resíduo metálicos da água, que detonam os fios.

Nesses e em vários outros casos, o vinagre salva!

Como usar vinagre no cabelo

1. Para tratar cabelos porosos

Quando o cabelo está com um alto nível de porosidade as cutículas ficam abertas. Isso significa que os fios não conseguem absorver nem reter a umidade e os nutrientes dos tratamentos.

É essencial, então, usar o vinagre após a lavagem para acidificar os fios e ajudar a combater a porosidade.

Em pouquíssimo tempo o cabelo apresenta uma melhora imensa, é só dividir o cabelo em 2 partes, dar uma bofficada de cada lado e finalizar como de costume.

2. Para reequilibrar o pH dos fios

Nesse caso, uso o vinagre antes da máscara ou do condicionador e isso gera muitas dúvidas, mas, vai por mim, faz muito sentido!

O uso do vinagre antes da máscara ou do condicionador faz sentido sim porque em alguns casos o nível de porosidade está tão alto que o cabelo não consegue reter os tratamentos e nada funciona.

Nesse caso, a gente usa o vinagre como acidulante para reequilibrar o pH dos fios, devolver a acidez ideal e fazer com que o fio consiga absorver os ativos de tratamento da máscara.

Mas selar as cutículas antes não impede o cabelo de absorver os ativos? Nesse caso específico não, pois a função do vinagre aqui vai além de selar, já que o cabelo está com o pH tão desequilibrado que não consegue reter nenhum tratamento, então me parecde lógico que a gente precise, primeiro, reequilibrar a coisa toda.

Lembrando que só vai funcionar para cabelos com o pH muito desequilibrado e um nível de porosidade bem alto.

E o uso dessa forma é simples: após lavar os fios com shampoo, dê 3 borrifadas do Vinagre Iluminador em todo o cabelo para, em seguida, aplicar a máscara, deixar agir pelo tempo certo e enxaguar.

como usar vinagre no cabelo

3. Vinagre como banho de brilho

O cabelo tá sem brilho? Se joga no Vinagre Iluminador que ele é puro poder!

Como ele sela as cutículas, deixa o cabelo mais alinhado, fazendo com que a luz reflota mais e, por causa disso, o brilho apareça. 

Pra isso é só lavar o cabelo como de costume, retirar o excesso de umidade, dar uma borrifada do vinagre iluminador em cada lado do cabelo e passar seu finalizador preferido por cima.

Daí o cabelo, além de mais iluminado, fica menos poroso e o efeito do seu finalizador é potencializado. 

4. Condicionador com Vinagre

Seu condicionador não tá dando muito certo? Vamos salvar o efeito dele!

Basta, no momento do uso, misturar 1 borrifada do Vinagre Iluminador com o seu condicionador, aplicar nos fios, deixar agir e enxáguar em seguida.

Isso torna o condicionador mais ácido, o que faz com que ele sele melhor e dê mais brilho ao cabelo!

5. Para neutralizar os resíduos metálicos

Em alguns casos a água usada para lavar os fios podem prejudicar o cabelo.

É que tanto os tratamentos que são feitos na empresa de distribuição de água como a limpeza das caixas de água e os canos de ferro e cobre podem vir a afetar o cabelo.

O que acontece é que os resíduos metálicos, que são comuns quando se trata de canos de ferro, cobre e alumínio, possuem um peso molecular super baixo, e isso significa que eles penetram facilmente no cabelo.

Aí, quando a água entra em contato com o oxigênio esse metal oxida e, pasmem, enferruja dentro da fibra capilar.

Isso resulta em um cabelo muito mais frágil, poroso e quebradiço, podendo causar a destruição da fibra capilar, o que já foi alvo de matéria no The International Journal of Cosmetic Science. 

Então, não dá pra ignorar!

E sempre quem ajuda nesses casos? Ele mesmo, o vinagre!

Usando a cada 15 dias, borrifando após a lavagem (1 borrifada de cada lado do cabelo) já melhora muito a situação!

Agora me conta, já conhecia todas essas formas de uso no Vinagre Iluminador (compre aqui)? Ele é TUDO!

Beijos, Ju Lopes

Ju Lopes

A Ju é leonina com ascendente em Aquário, baiana, espontânea, envergonhada, faladeira, curiosa, advogada sem um pingo de vocação e apaixonada por bichos (foi “adotada” por 7!).  Tem TDAH, é...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *