Naturalmente Bonita

Como recuperar cabelo elástico e danificado?

Seu cabelo está extremamente frágil, passou por procedimentos químicos e você não sabe como recuperar cabelo elástico e danificado? Vem comigo que vou te ensinar tudinho!

Quando falamos em cabelos danificados pensamos logo em fios elásticos, quebradiços, frágeis e que passaram por alguma química, como progressiva, mechas, alisamento, coloração e por aí vai.

Mas, é importante saber que os danos podem ter causas outras que não as químicas capilares, e também fases diferentes, e pra cada fase e cada tipo de dano a gente precisa pensar em cuidados diferentes.

Danos leves e médios

Danos leves são causados, em regra, pela ação inicial do calor térmico (babyliss, chapinha e secador, por exemplo), os raios solares, a poluição, a água do chuveiro, o sal do mar e o cloro da piscina.

Mesmo sendo danos leves é preciso repor nutrientes pra melhorar a textura dos fios e deixar o cabelo saudável novamente.

Pra quem acha que nessa fase não precisa tratar, vale lembrar que, por exemplo, os raios solares atingem a queratina, que é a matéria básica do cabelo, e afetam as propriedades físicas e químicas do cabelo, o que deixa os fios, ressecados, sem brilho, porosos e com a elasticidade comprometida.

O básico aqui é apostar em um finalizador com proteção térmica e solar (Força com Pimenta é excelente!), bem como em uma máscara balanceada e rica em proteínas, como a Máscara Força com Pimenta.

Quando esse cabelo com danos leves não é tratado, o problema se agrava: o ressecamento se torna mais intenso, as cutículas ficam abertas, a textura fica áspera e o cabelo já não responde tão facilmente aos tratamentos.

Aqui é preciso intensificar o tratamento, aumentando a frequência no uso da máscara de ação reconstrutora (sugiro Força com Pimenta, Queravit ou Resgate), e acrescentar um tratamento lipídico, de nutrição.

Excelentes opções são a Máscara de Mel e a Umectante de Coco.

Danos graves: cabelo elástico 

Quando o cabelo está altamente poroso, passou por procedimentos químicos sem tratamento adequado, está fino, quebradiço, frágil e elástico, ele está com danos graves.

Nesse estágio to interior da fibra capilar se encontra exposta e o cabelo fica cada vez mais quebradiço, frágil e elástico.

Elástico, com textura de chiclete, o cabelo está totalmente vulnerável e se não cuidado de forma rápida e potente é altamente provável que o cabelo vá quebrando todinho dia após dia.

Aqui é preciso investir em reconstrução pesada duas vezes na semana, inicialmente, e no uso da queratina para cauterizar e para finalizar.

Para reconstruir o cabelo elástico a Máscara Resgate é a melhor opção. Sempre após a lavagem use o Mega Spray Queravit pra finalizar os fios e a cada 20 dias faça uma caueterização com o Mega Spray ou com a Queratina Líquida até que o cabelo comece a ficar mais resistente.

Existem várias outras formas de usar queratina e indico todas elas, veja nesse post aqui.

Nesse período, aposte em shampoos que limpem sem agredir, e que consigam tratar o cabelo. Novamente sugiro o Shampoo Resgate ou o Shampoo Queravit.

Enquanto os fios estiverem em processo de recuperação não faça nenhuma química capilar, não seque sem o uso de um finalizador com proteção térmica e no dia a dia aposte em finalizadores com proteção solar.

Aproveite para fazer o tratamento de choque para cabelos danificados, a receitinha está aqui.

Fazendo isso em pouco tempo o cabelo elástico dá lugar a um cabelo mais forte e saudável, garanto!

Beijos, Jú Lopes

Jú Lopez

A Jú é leonina com ascendente em Aquário, baiana, espontânea, envergonhada, faladeira, curiosa, advogada sem um pingo de vocação e apaixonada por bichos (foi “adotada” por 7!).  Tem TDAH, �...

Deixe um comentário