Naturalmente Bonita

Como nos cuidarmos durante os meses de baixa umidade?

Nessa época do ano a umidade acaba caindo bastante na maior parte do pais, além de ser possível ver queimadas por ai, o nosso corpo acaba sofrendo com esse momento também, seja relacionado a nossa saúde física, ou até mesmo a saúde de nossos fios de cabelo, e pele. Hoje vou deixar algumas dicas de como passar por esse período do ano. 

Vivemos em um país tropical, que costuma ser quente a maior parte do ano, mas isso nunca foi um problema para os brasileiros, o problema é quando chegamos em agosto e iniciamos a época aonde a umidade acaba caindo bastante, fazendo com que vários problemas desde problemas respiratórios, problemas de pele, cabelo, e algumas doenças podem aparecer. Mas existem algumas maneiras de passarmos por esses meses sem que isso prejudique nossa saúde, então aqui vão algumas dicas: 

Cuidados com a pele 

Algumas dermatites são causadas pelo tempo seco, e baixa umidade, uma maneira de previnir isso é mantendo sua pele sempre muito hidratada, eu indico a botica lavanda, que tem além de ter lavanda (que é meu cheiro favorito do mundo) conta com olivia e hydromanil que juntos promovem uma SUPER hidratação relaxante e revitalizante na pele, aquela sensação de spa, mas em casa.  

Nossos lábios também fazem parte da nossa pele viu? É super importante manter eles hidratados nessa época de baixa umidade, minha dica é usar o propomel tanto nos lábios quanto nos cotovelos e joelhos, que são áreas do nosso corpo naturalmente mais ressecadas.  

Na hora do banho, evite banhos quentes e longos, sei que quanto mais quente e seco está o dia, mais costumamos tomar banhos, e mais longos eles se tornam, mas tanto para evitar o desperdício de agua em um momento de pouca chuva, e também por banhos em excesso poderem sim prejudicar a saúde da nossa pele, pois acabam removendo as barreiras naturais de proteção da nossa pele. E na hora do banho, tente preferir utilizar sabonetes neutros, evite buchas e seque sua pele com cuidado. E use sempre filtro solar.  

Cuidados a saúde 

A parte do nosso corpo que com certeza mais sofre nessa época de baixa umidade é com certeza nossa respiração, mas é possível aliviar um pouco, como utilizando umidificadores de ar, quem não tem o umidificador de casa é deixar uma bacia com agua gelada sempre perto de onde você estiver, assim essa agua vai evaporando e deixando o ambiente um pouco mais fresco.  

Evite o ar condicionado sempre que possível, apesar de voce conseguir suportar melhor a temperatura com ele, ele acaba deixando o ambiente bem mais seco do que o normal, sendo um inimigo nessa época do ano.  

Mantenha as janelas abertas e a casa bem arejada para a entrada de ar externo e sol, principalmente o sol da manhã. Troque as toalhas e roupas de cama com uma maior frequência.  

Para quem pratica atividade física o melhor horário passa a ser 9h ou mais para o fim da tarde, após as 16h, se possível próximo a lagoas e rios, desde que não sejam poluídos. 

Cuidados a alimentação 

 A dica mais importante relacionada a alimentação na baixa umidade: é beba agua, bastante agua, porque nosso corpo acaba perdendo muito mais do que o normal nessa época do ano, e precisamos repor essa agua. E para quem não tem costume de beber agua a minha dica é optar por agua aromatizada com folhas de hortelã, ou frutas, que adicionam um sabor.  

Frutas também vão te ajudar muito, por conter muita agua em sua composição, então tente consumir pelo menos 3 porções de fruta por dia, dando preferencia a frutas que contém mais agua como melancia, melão, pera, abacaxi, laranja, mamão formosa, ameixa. 

  

Se cuidem, e para ler mais dicas escritas por mim clique aqui.

Samar Assal

Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *