Naturalmente Bonita

Como Finalizar Cabelo Crespo

Logo quando acabou minha transição capilar, eu passava um tempão na internet tentando entender como finalizar meu cabelo porque era tudo muito novo para mim. Foram anos sem nem conhecer minha textura natural e eu estava super acostumada a alisar, passar um óleo e pronto. Sendo assim, finalizar agora havia se tornado um novo desafio. 

Conforme meu cabelo foi crescendo e depois de vários testes (e muitas finalizações que não deram certo), achei a melhor maneira de finalizar meu crespo tipo 4A e uma das particularidades dessa finalização é justamente não me preocupar demais com a definição dele.

Eu percebi que muitas meninas crespas passam pela transição buscando ter o cacho perfeito como se essa fosse a única maneira de deixar o cabelo natural arrumadinho, mas você também pode ter um cabelo lindo sem nenhuma definição e é isso que vou ensinar nesse passo a passo bem simples. 

Vamos a finalização do crespo?

Passo 1: Separar

Com o cabelo úmido eu prendo uma parte e deixo apenas 1 mexa solta. 

finalização crespo

Passo 2: Óleo Finalizador

Meu cabelo ama óleo de coco, então tenho usado muito esse lançamento da Bio Extratus que é o Óleo de Coco Umectante. O cheiro é uma delícia e além de finalizar ele trata o cabelo.

finalização crespo

Pego mais ou menos um bump do Óleo de Coco Umectante e aplico no comprimento e pontas enluvando principalmente as pontinhas do cabelo. 

finalização crespo

finalização crespo

Passo 3: Creme Finalizador

Um creme que eu tenho amado muito é o da linha Botica Algas da Bio Extratus. Uso ele desde a época de minha transição capilar e o amor continua o mesmo. 

finalização crespo

Pego uma pequena quantidade e aplico no comprimento e pontas sem encostar na raiz.

finalização crespo

finalização crespo

Como falei antes, sou tipo 4a, então meu cabelo pode sim ficar mais definido, mas eu me sinto muito mais confortável com ele tipo nuvem, com mais frizz e bastante volume, então faço uma fitagem bem “mal-feita” só para garantir que o creme de pentear e o óleo estarão protegendo todo o fio.

Depois é só repetir o processo em todo cabelo mexa por mexa. 

Passo 4: Balançar

Com o cabelo todo finalizado, agora é hora de deixar mais soltinho jogando para um lado e para o outro algumas vezes. 

finalização crespo

Passo 5: Deixar o Creme agir

Eu gosto de deixar o cabelo secar naturalmente por uns 30 a 40 minutos antes de usar o secador porque dessa forma ele fica nutrido por mais tempo. Nesse meio tempo aproveito para fazer os deveres da casa e nem vejo os minutos passando. Mas caso você esteja com pressa, pode pular para o próximo passo sem problemas. 

Passo 6: Secar 

Eu gosto de usar o secador porque ele faz com que o fator encolhimento seja bem menor. Primeiro uso o jato morno dando uma secada bagunçando o cabelo mesmo, e em seguida seguro as pontas e dou uma leve esticada no cabelo enquanto passo o secador. Isso faz com  que o fio seque mais esticadinho e mostra bem mais o comprimento. 

finalização crespo

Dica do secador pro crespo

Vou fazendo isso de forma bem aleatória até secar o cabelo inteiro e depois jogo um jato frio pra ele esfriar já esticadinho e evitar o fator encolhimento. Com o cabelo seco, agora é só ir moldando com as mãos e um pouco de óleo para deixar do jeitinho que eu quero. 

finalização crespo

Pronto! Cabelo crespo cheiroso, volumoso e super levinho com efeito nuvem. Curtiu essa finalização? 

Para você que quer ideias de penteados para o seu crespo fáceis e incríveis, pode conferir 3 formas que a Joicy @soutipo4 escreveu AQUI!

Luciellen Assis

Luciellen é baiana, de Feira de Santana. Aborda temas, em seus canais, que variam entre estética e beleza negra, moda, autoestima, empoderamento e relações raciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *