Naturalmente Bonita

Como Fazer Cronograma Capilar

Cronogram capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo composta por três passos: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada um desses passos trata o cabelo de uma maneira específica. Criando um cronograma capilar que intercale essas etapas de acordo com as necessidades dos seus fios, você consegue deixá-los mais saudáveis.

O cronograma capilar pode ser feito por qualquer tipo de cabelo. Ou seja, independente se o seu cabelo é liso, ondulado. Cada um desses passos trata o cabelo de uma maneira específica.

Como fazer cronograma capilar?

Basicamente, você irá intercalar as três etapas (hidratação, nutrição e reconstrução) dentro do período de um mês.

Como montar o cronograma capilar?

Hidratação em foco

Esse tratamento, já bem conhecido, é recomendado principalmente para quem está com os cabelos ressecados, com pontas duplas e falta de brilho.

A hidratação serve para repor nutrientes e a umidade natural do córtex capilar, a parte mais interna dos fios. Com isso, garantimos flexibilidade, maciez, maleabilidade, alinhamento e suavidade aos cabelos. Se o seu cabelo boiou, você já sabe que precisa mais de hidratação. Neste caso, siga esse passo a passo de cronograma capilar:

Nutrição em foco

Muito recomendada para cabelos ressecados por química e cacheados, a nutrição repõe os lipídios que protegem os fios, alinha as cutículas de modo que os fios fiquem mais macios e brilhantes. E, com a reposição dos lipídios, a hidratação do cabelo é conservada por mais tempo.

Se os seus fios estão ásperos ao toque e embaraçam facilmente, a nutrição pode te ajudar. Com esse tratamento, seu cabelo vai ficar protegido contra o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar.

Caso seu fio tenha ficado no meio do copo, sem boiar na superfície nem afundar, você precisa nutrir seu cabelo. Neste caso, siga esse cronograma capilar:

Reconstrução em foco

A reconstrução é a etapa do cronograma capilar que repõe proteína nos fios, devolvendo massa e tornando-os mais fortes, saudáveis e resistente à quebra. Ela é recomendada para:

  • Cabelos quebradiços, elásticos, porosos e afinados;
  • Cabelos que passaram por química recentemente ou passam frequentemente;
  • Cabelos que passam cotidianamente pelo uso do secador e chapinha ou que ficam muito expostos ao sol.

Porém, é importante ter atenção à frequência com que se faz a reconstrução. Esse tratamento é muito potente e, caso feito em excesso, pode acabar pesando demais o cabelo, tornando-o enrijecido e até mesmo mais suscetível a quebras.

Por isso, o recomendado no cronograma capilar passo a passo é que a reconstrução seja feita a cada 15 dias, a não ser que o cabelo esteja realmente precisando muito. Caso seu fio tenha afundado, foque na reconstrução. Neste caso, siga essa ordem:

Uma dica essencial de como fazer cronograma capilar que se aplica a todos os cenários é esperar pelo menos 48 horas entre um tratamento e outro. Dessa forma, você dá tempo para que os ativos possam agir sobre os fios.

Produtos para cronograma capilar

Agora que você já sabe o que é cronograma capilar e conhece bem suas etapas, vamos aos produtos para cronograma capilar.

Produtos para hidratação

Produtos para nutrição

Produtos para reconstrução

Há uma opção incrível para quem quer fazer o cronograma capilar, mas prefere praticidade! O Kit Cronograma Capilar é uma agenda de tratamento que alterna hidratação, nutrição e reconstrução, repondo a massa dos fios e todos os nutrientes perdidos. Graças aos ativos superconcentrados desse kit, com apenas 12 gotas misturadas à sua máscara preferida, você faz um tratamento intensivo, reparando todo tipo de dano. Basta seguir o modo de usar, que está no folheto dentro da embalagem. Você não precisa de todas as máscaras, basta escolher sua máscara preferida e misturar com as gotinhas.

Quanto tempo leva para o cronograma capilar fazer efeito?

Para finalizar, vamos a uma dúvida muito comum, que é quanto tempo leva para o cronograma capilar fazer efeito. Como você pôde ver no começo do texto, o cronograma é feito de ciclos de 4 semanas. A partir do primeiro mês já é possível começar a sentir diferença nos fios.

Porém, dependendo de quanto seu cabelo está danificado, pode ser que você precise fazer mais ciclos. Por isso, a resposta para “quanto tempo leva para o cronograma capilar fazer efeito?” é depende.

Nós recomendamos que você observe a melhora do seu cabelo. Assim você vai saber se precisa mudar algo, como, por exemplo, mudar o foco do seu cronograma.

Bom, agora você que você já sabe tudo o que precisa sobre o cronograma capilar, comece agora mesmo a tratar os seus fios!

Nat Lustosa

Nathalia, 23 anos, é advogada, mas sua paixão é o mundo da beleza – especialmente cabelo e maquiagem. Dedica seu tempo a produzir conteúdo simples e acessível, buscando ajudar as pessoas a se s...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *