Naturalmente Bonita

Como beber água influencia no cabelo e na pele?

Que beber água é super importante todo mundo já sabe, afinal a ingestão água é fundamental para o funcionamento do nosso corpo, que aliás é formado em até 60% por água. Mas você sabia que o resultado do seu tratamento de cabelo, ou até de pele, pode depender de como está a sua ingestão hídrica?

A água no nosso corpo é fundamental no processo de renovação celular, e um baixo consumo de água pode causar problemas como ressecamento do fio, caspas, e irritações no couro cabeludo, além de problemas como ressecamento na pele, e até lesões. Beber água também é essencial para o seu manter o corpo livre de toxinas. Ela é o principal componente de nossos órgãos vitais como o cérebro, fígado ou coração.

Benefícios da água para o cabelo e para a pele:

Quando não ingerimos água o suficiente, as células da nossa pele se ressecam e acabam descamando, e isso pode causar coceira e irritação, mas o mais importante é que pode danificar ativamente a pele e torná-la mais vulnerável a condições como a caspa. Outro fator importante é que se seu couro cabeludo está saudável a raiz do seu fio vai estar mais forte, ajudando no crescimento dos fios. A coceira também pode afetar no nascimento de novos fios de cabelo.

O envelhecimento precoce está ligado ao baixo consumo de água, a saúde da nossa pele depende muito disso, uma baixa ingestão hídrica pode causar a desidratação na pele, e diminuição de sua sustentação e consistência, o que a torna flácida e sem viço, e favorecer o aparecimento de rugas precocemente.

Sinais que você pode estar não consumindo o suficiente:

Sensação de boca seca

Sabe aquela sensação que você conversou bastante e precisa hidratar sua boca? Se nesse momento ingerimos outro tipo de liquido podemos resolver o problema apenas temporariamente, já que só a água potável lubrifica as mucosas da nossa boca e garganta, deixando essas áreas úmidas.

Sede

Quando você sente sede é o seu organismo de avisando que precisa de água, por uma desidratação, seja por conta de ter praticado alguma atividade física ou um longo período sem ingeri-la.

Pele Ressecada

A pele é o maior órgão do nosso corpo, e ela deve estar sempre luminosa, elástica e com bom aspecto. A pele é o primeiro local do nosso corpo a mostrar uma desidratação, que pode gerar lesões e manchas se não tratado.

Olhos

Aquele brilho no olhar não é só um sinal de emoção, também é sinal de hidratação, olhos opacos, sem brilho podem sinalizar uma desidratação.

Articulações
As articulações e os discos cartilaginosos são compostos de 80% de água. Dor nesses locais podem sinalizar desidratação. Se mantendo hidratado, as articulações aguentam movimentos repetitivos como ao andar ou até mesmo uma queda.

Quanto eu devo consumir de água?

É recomendado fazer um calculo de 30ml de água por Kg de peso da pessoa, mas quantidade recomendada depende de vários aspectos, como se ela pratica atividade física, local onde vive, clima, altitude, e o estado de saúde, caso ela tenha algum problema de saúde ou não. Outra coisa importante é que sucos, refrigerantes, agua de coco e outros tipos de bebidas não substituem a agua potável, e que o seu consumo deve ser sempre pelo menos 80% do total da ingestão de líquidos.

Agora já prepara seu copo de água gelado e vem conferir outras matérias que escrevi sobre saúde aqui no naturalmente bonita clicando AQUI.

Samar Assal

Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *