Naturalmente Bonita

Como Acabar com a Caspa no Cabelo?

E aí, gente linda! Tudo bem com vocês? Hoje vou dar umas dicas muito legais para ajudar quem sofre com a CASPA

caspa

O que é a caspa?

Primeiramente, a caspa, também é chamada de dermatite seborreica ou seborreia. Ela pode estar relacionada à diversos fatores. Mas não entrarei no mérito desse assunto, porque minha colega Érika fez um post super completo sobre o que causa e o que é caspa. Para saber mais, clique aqui.

caspa

Lembre-se bem que, cada caso é possível tratar de um jeito. Mas se depois de arrumar toda a rotina errada a caspa não diminuir, é hora de procurar um dermatologista para ajudar no caso. Ok?

Como tratar caspa?

Para tratar e combater a caspa,  seja no inverno ou em qualquer outra estação do ano, o uso de produtos específicos é essencial. Por isso, apresento a vocês a linha Anticaspa, da Bio Extratus. Que é composta por shampoo, condicionar e loção. 

anticaspa bio extratus

Já para aqueles que tem um pouco mais de preguiça com o tratamento, a Bio Extratus oferece o Anticaspa e Antiqueda da linha Homem e  spray também. O shampoo trata, limpa e condiciona, promovendo um cuidado integral. É só aplicar nos cabelos molhados, massageando suavemente. Depois enxágue.

anticaspa antiqueda

Além dos produtos certos, veja alguns hábitos que ajuda a acabar com a caspa:

1. Lave o cabelo corretamente

  • Lave um dia sim e outro não, ou no máximo a cada dois dias.
  • Aplique o shampoo anticaspa apenas no couro cabeludo. Ele irá reduzir o excesso de oleosidade sem ressecar. Limpa e trata, com 100% de hidratação.
  • Aplique o shampoo massageando de forma suave, para evitar mais descamações.
  • Depois passe o condicionador anticaspa apenas no comprimento e pontas do cabelo, não passe na raiz. Ele é perfeito para complementar o tratamento, pois oferece hidratação imediata, sem pesar nos fios.
  • Aplique a loção anticaspa diretamente no couro cabeludo após lavar e condicionar os cabelos. Não precisa enxaguar e pode ser usada diariamente.A loção combate a caspa e deixa uma sensação de limpeza e frescor. 
  • Evite banhos quentes, deixando a temperatura da água morna, para evitar a oleosidade.

2. Tenha cuidado com os shampoos secos

O shampoo seco não deve substituir a lavagem física, por mais que seja um aliado quando o cabelo fica com a raiz oleosa antes de um compromisso importante e não sobra tempo para lavar, secar e modelar os fios. Então, se sua intenção é eliminar a caspa, evite utilizá-los. 

3. Sempre seque os cabelos

Dormir com o cabelo molhado ou ainda úmido, deixa o couro cabeludo mais propício para a proliferação de fungos que podem aumentar  mais a descamação, além de dificultar o tratamento para acabar com a caspa.

Então, use o secador com temperaturas mornas quando for secar. Evite temperaturas muito quentes no secador. 

Tome cuidado ao usar bonés, que podem aumentar a transpiração. 

4. Pense bem antes de fazer químicas

Vocês sabiam que as químicas aumentam a caspa e sua descamação? Principalmente as escovas progressivas. 

Isso ocorre porque este tipo de intervenção agride a região, promovendo uma troca acelerada da pele. O normal é que a pele seja trocada a cada 21 dias, aproximadamente, e não é possível perceber que ela está ocorrendo.

5. Trate outros problemas de saúde

Existem diversos outros problemas de saúde ligados à caspa, como:

  • Psoríase
  • Artrite psoriásica
  • Estresse
  • Tensão emocional
  • Diabetes
  • Problemas hormonais

Caso você tenha um desses quadros, mantê-lo regulado ou tratado pode também colaborar no desaparecimento da caspa.

6. Procedimentos no consultório

Caso a mudança de hábitos não diminua a quantidade de caspa, além de utilizar os shampoos anticaspa de uso livre, pode ser muito importante procurar ajuda de um dermatologista.

Existem fatores de risco que mostram que a caspa pode precisar de ajuda médica, como:

  • Vermelhidão
  • Coceira intensa
  • Queda de cabelo aumentada
  • Presença de caspa mais grosseira – que não parece uma “farinhazinha”

Alguns dermatologistas podem oferecer a aplicação de LED, com luz de emissão baixa, para desinflamar o couro cabeludo e controlar a flora.

Geralmente, as sessões duram de dez a 15 minutos e é utilizada quando a pessoa está em crise, para diminuir a inflamação e acalmar o couro para receber o tratamento em casa.

Também pode ser indicado a aplicação de corticoide injetável, se a pessoa tiver uma placa mais resistente numa determinada área.

10. Remédios contra a caspa

Além dos procedimentos no consultório, o dermatologista também pode indicar o uso de remédios orais para casos mais graves. Dentre eles, estão os antifúngicos orais e até os anti-inflamatórios, como o corticoide, que serão receitados de acordo com o tipo de caspa que a pessoa possui para melhorar o seu quadro.

 

Então é isso, gente! Espero que tenham gostado das dicas. Um beijoooo da Nat :*

Nat Lustosa

Nathalia, 23 anos, é advogada, mas sua paixão é o mundo da beleza – especialmente cabelo e maquiagem. Dedica seu tempo a produzir conteúdo simples e acessível, buscando ajudar as pessoas a se s...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *