Naturalmente Bonita

O Que é Caspa?

Renovação é um fato na nossa vida. É uma ação que acontece naturalmente em várias áreas que as vezes nem nos damos conta. Um exemplo é a renovação da nossa pele que é constante, células mortas do nosso couro cabeludo se descamam e é chamado popularmente de CASPA.

caspa

O que muitos talvez não imaginam é que isso acontece em todas as pessoas. Então é tipo: todo mundo tem caspa? É isso mesmo produção? Podemos dizer que sim! 

caspa

Até aí não é um problema, é algo natural. O que pode ser um problema é quando isso se torna excessivo. Como tudo na vida, o que está em desequilíbrio precisa de atenção. Se isso está acontecendo com você ou com alguém que você conhece, segue a leitura que temos ótimas dicas especialmente para você! 🙂

Pra gente entender melhor sobre esse assunto, fiz um tête-a-tête com a Dra. Daniella Bonatto, médica dermatologista, que explica tim-tim por tim-tim!

| Dra, o que é realmente a caspa?

Daniella Bonatto – A caspa, também denominada dermatite seborreica do couro cabeludo, é uma inflamação local, que cursa com descamação, vermelhidão e pode acometer também outras regiões da face—como: sobrancelhas, canto do nariz e orelhas.

| Quais os sintomas?

DB – De forma geral, os sintomas são: oleosidade na pele e couro cabeludo, escamas brancas ou amareladas que descamam, coceira, leve vermelhidão na área e até mesmo perda de cabelo no local.

| O que causa a caspa?

DB – É uma doença considerada crônica, pois há períodos de melhora e piora. A causa não é totalmente conhecida, mas há predisposição familiar (pode ter origem genética) e sabemos que nesses pacientes existe uma alteração sebácea, com excesso de oleosidade. Situações como estresse emocional, álcool e uso de certos medicamentos podem desencadear o quadro.

| Existem diferentes tipos de caspas?

DB – Não existem diversos tipos de caspa, a dermatite seborreica é uma doença única que varia em graus de intensidade, ou seja, o paciente pode apresentar um quadro mais leve ou grave.

| A caspa é contagiosa? 

DB – A doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. Também não é uma alergia.

| Como é possível prevenir a caspa?

DB – Não existe uma forma de prevenir o desenvolvimento da dermatite seborreica. Entretanto, alguns cuidados podem ajudar, como:

| Que tipo de tratamento você indica?

DB – Para estabelecer o tratamento correto, é importante consultar seu Dermatologista, que irá avaliar o grau de intensidade da dermatite seborreica e propor a melhor forma de conduzir seu caso. De modo geral, algumas medidas gerais são:

  • Uso de shampoos que contenham ácido salicílico, zinco e enxofre; 
  • Uso de cremes ou sprays a base de antifúngico ou corticoide também podem ajudar; 
  • Além disso, lavar os cabelos com mais frequência; 
  • Evitar uso de chapéus ou bonés.

O tratamento precoce das crises (de descamação e coceira) é importante e pode ajudar o paciente a não apresentar novas recaídas.

 Dra. Danielle Bonatto / @dradanibonattodermato

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e especialização em Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ).
É membro e especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Também é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM).  Sua formação também inclui uma Capacitação em Dermatoscopia e Mapeamento Corporal no Arcispedale Santa Maria Nuova, Reggio Emilia, Italia. 

Migles, se os floquinhos brancos estão ocupando a sua cabeça, selecionei alguns produtinhos para a sua rotina que são fáceis e simples de aplicar e o melhor, com ativos naturais!

DICA PRODUTO #1

                 SHAMPOO | TRATAMENTO, LIMPEZA E HIDRATAÇÃO

==> Reduz o excesso de oleosidade sem ressecar. Limpa e trata, com 100% de hidratação. Os ativos são: Própolis, Menta, Piritionato de Zinco e Piroctocne Olamine.

     PRÓPOLIS | Possui diversas propriedades biológicas e terapêuticas. Utilizado no tratamento de feridas e infecções de via oral. Também é usado como antimicótico (antifúngico) e cicatrizante.

     MENTA | Adstringente e refrescante, auxilia no tratamento da caspa.

     PIRITIONATO DE ZINCO | O mais reconhecido agente anticaspa do mundo atua diretamente no fungo causador da caspa.

     PIROCTONE OLAMINE | Ativo anticaspa especial para produtos sem enxágue.

 

DICA PRODUTO #2

           CONDICIONADOR | TRATA E CONDICIONA SEM PESAR

Perfeito para complementar o tratamento – oferece hidratação imediata, sem pesar nos fios. Os ativos são os mesmo do shampoo.

 

DICA PRODUTO #3

                            LOÇÃO | TRATAMENTO INTENSIVO

A loção estimulante combate a caspa e deixa uma sensação de limpeza e frescor. Deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo, após lavar e condicionar os cabelos. Não precisa enxaguar e pode ser usada diariamente.

 

DICA EXTRA #HOMEM

                        SHAMPOO ANTICASPA E ANTIQUEDA                                                                         LIMPEZA, CONDICIONAMENTO E TRATAMENTO 

Para os homens tudo num só produto: trata, limpa e condiciona, promovendo um cuidado integral. Modo de usar: aplique nos cabelos molhados, massageando suavemente. Enxágue. Se necessário, repita a aplicação.

IMPORTANTE: esses produtos fazem parte de uma linha que é um tratamento, então você precisa ter um pouquinho de paciência e constância para ver o resultado, apenas uma aplicação não basta, combinado?!

Para ter acesso aos produtos, só CLICAR AQUI 🙂

Bjinhos da Japa e até a próxima :*

Érika Okazaki

Érika Okazaki é Jornalista especializada em Design de Moda, Consultora de Imagem formada pelo IRCNY – Image Resource Center of New York. Abriu a própria fábrica de confecções aos 17 anos e ado...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *