Naturalmente Bonita

Cabelo Crespo Pode Descolorir? E Pintar?

Tenho certeza que muitas pessoas que possuem cabelo crespo têm esta dúvida! Eu mesma, logo que deixei os fios naturais (livres de alisamento/relaxamento), me perguntava sobre as possibilidades do meu crespo. Afinal, cabelo crespo pode?

É válido comentar que, os mitos acerca deste tipo de fio, surgiram por ele não ser considerado bonito. O padrão sempre foi cabelo liso! Quem não o tinha, fazia de tudo para chegar o mais próximo possível dele (e mesmo assim sem tanto sucesso). Nisso, os profissionais não se especializavam e nem tinham vontade de aprender a cuidar de um cabelo crespo. Aposto que muitas e muitos de vocês que estão lendo este post já foram em algum salão e ouviu “Desculpa, eu não sei mexer neste tipo de cabelo”. Agora pensa comigo: Se nem um profissional sabia mexer no cabelo crespo, é porque ele é muito difícil né? Não deve poder fazer nada!

Ledo engano! É óbvio que o fio crespo tem suas particularidade, assim como todo e qualquer fio. Fazendo uma analogia bem simples: se existem diversos tipos de pele e hidratantes específicos para cada uma, por que não poderia existir cuidados específicos para que um crespo ficasse saudável?

Sim, eu sei que até agora não entrei no assunto de fato, mas era de extrema importância contextualizar como chegamos neste mito. Sabe por quê? Porque cabelo crespo pode sim pintar e também pode sim descolorir, desde que com os devidos cuidados.

Por ter a sua “trama” fechada, é comum pensarem que o cabelo crespo é mais resistente. Quando digo “trama fechada” quero falar que nem sempre é fácil o acesso à raiz. Muito cabelo e muito volume. Acontece que, diferente do que acham, é um fio extremamente fino e frágil. Se deseja descolorir, não tem como clarear bastante em um único dia, é necessário ir aos poucos porque corre o risco do cabelo não aguentar e partir.

Quer platinar? Pode! Mas este processo levará alguns meses. O profissional, ou você mesma caso saiba, descolorirá o cabelo pouco a pouco para preservar ao máximo a sua saúde.

Pintar é um procedimento mais fácil porque só envolve “colocar tinta por cima”. Não existe a descoloração que, nada mais é, do que “desencapar”, “lixar”, tirar a camada de cor do cabelo. O que por si só já é bem agressivo. 

Para toda e qualquer mudança química no cabelo crespo (sim, pintar e descolorir são mudanças químicas), é necessária maior atenção. Fazer a pausa com banho de creme é essencial; uma vez que a estrutura do fio não é a mesma, precisamos repor o que ele perdeu com a química e agressões externas.

Três linhas perfeitas para este momento são: Cachos & Crespos, Umectante e Pós Coloração. Cachos & Crespos possui na composição abissínia e rícino, que hidrata e nutre os fios exatamente como ele necessita. Doa brilho, maciez, além de fortalecer. Umectante é meu amor, confesso! Tem uma fragrância espetacular e você consegue perceber a diferença no fio só de tocar após o primeiro uso. Com o famoso óleo de coco na sua fórmula, ela nutre de maneira profunda os fios mais ressecados. Por fim, Pós Coloração conta com um poderoso antioxidante na composição: goji berry! Com ele, a cor dos fios é preservada por mais tempo. Pós Coloração também deixa os fios mais resistentes e saudáveis.

Agora que você já sabe que cabelo crespo pode sim pintar e descolorir, me conta: Qual sua próxima cor?

Maraisa Fidelis

Paulistana de 28 anos completamente apaixonada pela família. Formada em marketing mas escolheu trabalhar com beleza, que é o que lhe encanta. Fala feito louca, ri descontroladamente e quer apenas aj...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *