Naturalmente Bonita

Acidificação Capilar: Já Ouviu Falar?

Já teve a impressão de que seu cabelo não melhora nunca, de que está sempre poroso, que parece não absorver nada?

Em muitos casos a razão disso é o que chamamos, de forma simplificada, de desequilíbrio do pH, que pode ter várias causas, desde o uso de produtos a químicas capilares.

O pH ideal para o cabelo varia entre 4.5 e 5.5 (alguns estudos sustentam que o ideal está entre 3.8 e 5.6), então sempre que há uma alteração e o pH sai dessa faixa a estrutura do cabelo fica mais vulnerável a danos diversos.

Se o pH ficar muito alto, muito alcalino, como acontece após o uso de colorações, que geralmente possuem pH entre 8 e 9, ou alisamentos, com pH entre 9 e 13, por exemplo, as cutículas se “abrem” e a parte interna do fio fica mais exposta e desprotegida.

Alguns shampoos também têm o pH bem mais alto, em torno de 7.5, bem como o cloro usado na piscina e em alguns casos até a água que usamos para lavar o cabelo.

Por outro lado, existem químicas capilares com o pH muito baixo (ácido), de 2.5 (no caso de algumas progressivas, selamentos, etc), por exemplo, e eles também podem prejudicar os fios, porque quanto mais ácido for o produto maior será o “desprendimento da queratina”, o que deixa o cabelo fino e frágil.

Para resolver isso é preciso equilibrar o pH dos fios, o que a gente faz com a acidificação capilar.

O que é acidificação capilar?

Mas o que, exatamente, é a acidificação capilar?

É um processo simples e poderoso feito com produtos acidificantes, de pH mais baixo, que acidificam o cabelo, estabilizam o pH e selam as cutículas.

Para que serve a acidificação?

A acidificação capilar, ao selar as cutículas e equilibrar o pH, permite que os ativos de tratamento permaneçam no fio e façam efeito, o que torna o cabelo mais forte, saudável e protegido.

Além disso, é um tratamento que combate a porosidade, alinha bastante os fios, melhora o frizz e deixa o cabelo bem mais brilhoso.

Então, ela serve para “colocar o cabelo nos eixos”, para deixar tudo equilibrado, garantindo assim a saúde, força e beleza dos fios.

Como fazer?

É fácil e rápido: basta usar um selador de cutículas, como o Pós Shampoo Queravit ou o Vinagre Iluminador, da Bio Extratus!

O Pós Shampoo Queravit é um selador de cutículas com pH 4.5 que repara danos e trata cabelos danificados. Um tratamento realmente completo!

Ele deve ser usado após o shampoo, deixando agir um minutinho, enxaguando e usando condicionador ou máscara em seguida.

A periodicidade de uso depende do estado do seu cabelo, tem fases que uso em quase todas as lavagens, como após as luzes, mas no geral uso uma vez na semana.

É meu xodó e indico fortemente pra manter na rotina de cuidados, já que várias coisas ao longo dos dias desequilibram o pH dos fios.

O Vinagre iluminador, por outro lado, também é um selador de cutículas, só que mais ácido, com pH 3.0, que também pode ser usado como finalizador.

A indicação é usar após o condicionador no caso de cabelos secos e normais ou após o shampoo no caso de cabelos oleosos, borrifando em todo o cabelo, deixando agir por 2 minutos e enxaguando em seguida.

Como finalizador, deve ser usado após a lavagem, depois de remover o excesso de umidade. É só borrifar nos fios, deixando secar naturalmente ou usando um secador em seguida (ele tem ação termoprotetora).

Como tem o pH mais ácido, é excepcional pra “um choque de realidade” nos fios, sabe? 

Acho maravilhoso para aqueles casos em que parece que o cabelo não melhora com nada, que nada funciona.

Também é excepcional para usar após as químicas capilares, tanto no lavatório quanto nas semanas seguintes até o fio ir normalizando. Depois disso, pode diminuir a frequência 

Experimenta fazer isso e veja como seu cabelo vai sofrer menos após as químicas e melhorar muito mais rápido!

Resultados da Acidificação Capilar

O que percebo como resultado da acidificação, e isso vale para o uso de ambos os produtos, é que eles reequilibram os fios de forma muito efetiva, deixam o cabelo alinhado, mas com balanço e movimento, sem mudar a forma.

Como ajudam muito na porosidade e no alinhamento, reduzem o frizz, proporcionam mais brilho e ajudam muito na absorção dos ativos das máscaras de tratamento, que acabam entregando um resultado melhor.

No meu cabelo é um tratamento indispensável que indico fortemente há anos!

Já experimentou a acidificação capilar? Corre pra experimentar, garanto que vai amar!

Pra comprar nossos produtos é só clicar aqui.

Beijos, Jú Lopes

Ju Lopes

A Ju é leonina com ascendente em Aquário, baiana, espontânea, envergonhada, faladeira, curiosa, advogada sem um pingo de vocação e apaixonada por bichos (foi “adotada” por 7!).  Tem TDAH, é...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 + 11 =