Eu não sei vocês, mas eu não sei viver sem secador de cabelos. Já tentei ser um pouco menos dependente – já passei semanas sem encostar em um – só que não tem jeito, eu sempre volto pra ele. No inverno então, é impensável eu deixar meus cabelos secarem sozinhos.
Mas a verdade é que eu penei muito para aprender a lidar com secador. Eu sou uma pessoa meio prática – as vezes até demais – e acabava pulando algumas etapas para ver se me economizava mais tempo. Até economizava, mas a verdade é que nunca conseguia atingir um resultado minimamente satisfatório.
E olha que eu nem estava procurando ter um resultado de salão…mas nunca ficava legal. E eu comecei a pesquisar. Por causa dessa minha historinha, eu resolvi descobrir quais são os principais erros que a gente tem na hora de usar o secador (e óbvio que me vi em vários deles). E agora to dividindo aqui com vocês, justamente para que a gente saiba como continuar secando nossos cabelos da forma mais saudável e com o melhor resultado possível!
Acho que esse é o primeiro erro que podemos cometer quando secamos os nossos cabelos. Muitas vezes estamos com pressa e mal secamos os cabelos com a toalha antes de ligar o secador. Mas quando eles estão molhados, suas escamas ainda estão abertas, e quando inserimos calor nessa equação, o resultado são fios fragilizados e danificados. Dito isso, o ideal é secar sempre com os fios úmidos.
E se você tem cabelos cacheados, experimente secá-los antes com uma camiseta velha de algodão, é um ótimo truque para evitar o frizz nos fios. 😉
Esse é meu maior erro justamente por causa da minha falta de paciência. É inegável que com a temperatura máxima, mais rápido os fios secam. Mas a verdade é que essa temperatura é ideal para fios mais grossos. Fios mais finos e frágeis, como o meu, precisam usar a temperatura moderada. Depois que passei a fazer isso, de fato demorei mais (o que ainda não me acostumei), mas a diferença foi notável!
Não importa se você quer secar seus cabelos deixando-os lisos ou cacheados. A verdade é que ao não usar nenhum bocal – seja o concentrador, seja o difusor – o ar não fica direcionado e embaralha as mechas.
Usar um produto termoprotetor é essencial para garantir uma secagem onde seus fios não serão danificados. Esse produto forma uma camada protetora nos fios e não deixa que eles sofram com o calor do secador.
A Bio Extratus tem alguns que valem a pena serem testados, como o finalizador da linha Spécialiste Resgate, o da linha Shitake ou o spray +Liso, que além de proteger os fios, deixam eles 3 vezes mais liso.
Se quiser conhecer mais sobre os finalizadores, AQUI tem tudo para se informar!
Esse é um erro que todo mundo sabe, mas é tão comum – até mesmo quando vamos em um salão – que muita gente ignora! A verdade é que, ao fazer isso, corremos o risco de queimar os fios e eles também podem ficar com um aspecto ressecado e danificado. Ou seja, a secagem não vai ficar legal mesmo! O ideal é secar os fios a uma distância de 10 a 20 cm.
Uma extensão do erro 5, eu diria, mas que vale um tópico só para ele. Porque ao encostar o secador na raiz, corre o risco de você aumentar a oleosidade do couro cabeludo. Além disso, também pode aumentar a queda dos fios. Por isso, evite essa prática sempre que puder.
Eu nem diria que esse é um erro propriamente dito. Mas vale como uma dica que fez toda a diferença quando descobri seu efeito. O jato de ar frio (principalmente depois do jato de ar quente) fecha as cutículas do cabelo, garantindo fios mais brilhantes e menos embaraçados.
O secador, assim como todo eletrodoméstico, precisa de uma certa manutenção para continuar funcionando da sua melhor forma. No caso do secador de cabelos, a grade traseira pode acumular poeira. O ideal é retirá-la ocasionalmente e tirar o pó com uma escovinha ou até mesmo uma flanela. Isso vai garantir a sua durabilidade e eficiência.
E você? Tem alguma dica de como usar secador?
Carioca morando em Nova York, mãe do Arthur e blogueira do Futilidades. Fala principalmente de moda, beleza e autoestima, sempre procurando um equilíbrio saudável entre a vida de mãe e de mulher.
Carioca morando em Nova York, mãe do Arthur e blogueira do Futilidades. Fala principalmente de moda, beleza e autoestima, sempre procurando um equilíbrio saudável entre a vida de mãe e de mulher.