Menina, se tem uma coisa que tira a nossa paciência é frizz fora de hora (e tem hora certa? haha), né? Você finaliza o cabelo linda de bonita, se olha no espelho toda satisfeita… e PÁ! Lá está ele: o frizz, parecendo que tá com vida própria.
Mas antes de sair brigando com os fios vamos entender uma coisa: o frizz é um sinal. Ele tá te dizendo que seu cabelo tá pedindo socorro e o pedido é claro: nutrição e acidificação já!
E sim, tem jeito!
Antes de sair socando produto no cabelo é preciso olhar pra raiz do problema.
Frizz pode vir de várias causas: umidade relativa do ar, eletricidade estática, atrito (sobretudo com as toalhas e fronhas), variações climáticas, porosidade, cutículas “abertas”…
Isso sem falar em \”potencializadores\” como químicas capilares, uso excessivo do secador, da chapinha e do babyliss sem proteção, descoloração, coloração, alisamento, progressivas e falta de cuidados básicos, sobretudo em cabelos que passaram por processos químicos.
Para quase tudo nesse contexto a duplinha nutrição + acidificação ajuda demais!
Se o cabelo tá opaco, áspero, com toque de palha, cheio de volume, sem forma e armando por nada: é nutrição que ele quer. Se, além disso, ele tá com a cutícula aberta, sem brilho e arrepiando todo, desalinhado e sem \”responder\” a nada, pode anotar aí: tá pedindo acidificação.
Nutrir é devolver os lipídeos perdidos. É como se você devolvesse a \”manteiguinha\” natural que dá peso, alinhamento e brilho pro fio.
O básico aqui é o uso do óleo de tratamento antes das lavagens, como pré-shampoo. Isso salva o cabelo!
Uso bastante o Umectante Bifásico e o Óleo Cremoso de Coco.
Vale muito, também, apostar na linha +Nutrição, Tutano ou Umectante da Bio Extratus, que são maravilhosas pra isso!
Use a máscara de nutrição de 1 a 2 vezes por semana, dependendo do estado do seu cabelo.
E finaliza com umas gotinhas de óleo finalizador ou reparador de pontas, isso ajuda super!
E aqui tá o pulo do gato, miga!
Sabe aquele cabelo que parece que nada segura? Que até com umectação fica com frizz? Então… ele precisa de uma boa acidificação.
A acidificação regula o pH, fecha a cutícula e sela os ativos dentro do fio. Resultado? Cabelo brilhoso, sem porosidade, e com o frizz domado!
Eu amo o Vinagre Iluminador da Bio Extratus, que é tipo um elixir mágico: você usa depois do shampoo, antes da máscara ou condicionador, deixa agir um minutinho e pronto!
Cabelo mais alinhado desde a primeira aplicação. Pode usar de 15 em 15 dias, ou 1x por semana se o cabelo tiver muito danificado.
Outra opção, é a que mais uso, é o Pós-Shampoo Queravit, essencial para quem faz química no cabelo.
De nada adianta nutrir e acidificar se você maltrata o cabelo todo dia, né?
Evita lavar com água muitooo quente (eu bem sei que não é fácil rs), pare de esfregar a toalha (use a toalha antifrizz da Bio, ela faz TODA diferença) e invista num bom leave-in com proteção térmica se for usar secador.
Minha dica é o Spray + Liso, que tem ação antiumidade, antifrizz e é sensacional!
A escolha dos finalizadores faz toda a diferença, viu? Tanto do óleo (Argan e Cártamo é excelente) quanto do leave-in/creme de pentear.
Na Bio Extratus tem opções maravilhosas além do Spray + Liso para todo tipo de cabelo!
No mais, é aquilo que digo sempre: não tem mágica, tem constância.
Segue esses 5 passos com carinho e paciência, que o frizz vai ficando cada vez mais raro. E seu cabelo? Cada vez mais brilhoso, alinhado e com aquele movimento belíssimo!
Me conta nos comentários se você já usa alguma dessas dicas e qual sua preferida!
Beijos, Jú
A Jú é leonina com ascendente em Aquário, baiana, espontânea, envergonhada, faladeira, curiosa, advogada sem um pingo de vocação e apaixonada por bichos (foi “adotada” por 7!). Tem TDAH, é viciada em café, astrologia, cristais e reiki, ama produtos de cabelo, penduricalhos, dourado (é o tal do encosto de chacrete rs), História, Filosofia, cheiro de lavanda, capim-limão e alecrim. Não vive sem livros, cheiros, viagens e boas risadas, tem paixão por Jorge – o Amado- , Chico, Dickens, Vinícius e Bethânia, e é metódica até o último fio de cabelo.
A Jú é leonina com ascendente em Aquário, baiana, espontânea, envergonhada, faladeira, curiosa, advogada sem um pingo de vocação e apaixonada por bichos (foi “adotada” por 7!). Tem TDAH, é viciada em café, astrologia, cristais e reiki, ama produtos de cabelo, penduricalhos, dourado (é o tal do encosto de chacrete rs), História, Filosofia, cheiro de lavanda, capim-limão e alecrim. Não vive sem livros, cheiros, viagens e boas risadas, tem paixão por Jorge – o Amado- , Chico, Dickens, Vinícius e Bethânia, e é metódica até o último fio de cabelo.