Naturalmente Bonita

5 passos pra controlar o frizz

Menina, se tem uma coisa que tira a nossa paciência é frizz fora de hora (e tem hora certa? haha), né? Você finaliza o cabelo linda de bonita, se olha no espelho toda satisfeita… e PÁ! Lá está ele: o frizz, parecendo que tá com vida própria.

Mas antes de sair brigando com os fios vamos entender uma coisa: o frizz é um sinal. Ele tá te dizendo que seu cabelo tá pedindo socorro e o pedido é claro: nutrição e acidificação já!

E sim, tem jeito! 

Separei aqui 5 passos certeiros, fáceis de colocar em prática, pra você declarar guerra ao frizz com muita nutrição e pH equilibrado. Vem comigo!

1. Entenda o que tá causando o frizz

Antes de sair socando produto no cabelo é preciso olhar pra raiz do problema.

Frizz pode vir de várias causas: umidade relativa do ar, eletricidade estática, atrito (sobretudo com as toalhas e fronhas), variações climáticas, porosidade, cutículas “abertas”…

Isso sem falar em \”potencializadores\” como químicas capilares, uso excessivo do secador, da chapinha e do babyliss sem proteção, descoloração, coloração, alisamento, progressivas e falta de cuidados básicos, sobretudo em cabelos que passaram por processos químicos.

Para quase tudo nesse contexto a duplinha nutrição + acidificação ajuda demais!

Se o cabelo tá opaco, áspero, com toque de palha, cheio de volume, sem forma e armando por nada: é nutrição que ele quer. Se, além disso, ele tá com a cutícula aberta, sem brilho e arrepiando todo, desalinhado e sem \”responder\” a nada, pode anotar aí: tá pedindo acidificação.

2. Nutrição capilar ajuda!

Nutrir é devolver os lipídeos perdidos. É como se você devolvesse a \”manteiguinha\” natural que dá peso, alinhamento e brilho pro fio.

O básico aqui é o uso do óleo de tratamento antes das lavagens, como pré-shampoo. Isso salva o cabelo!

Uso bastante o Umectante Bifásico e o Óleo Cremoso de Coco.

Vale muito, também, apostar na linha +Nutrição, Tutano ou Umectante da Bio Extratus, que são maravilhosas pra isso! 

Use a máscara de nutrição de 1 a 2 vezes por semana, dependendo do estado do seu cabelo. 

E finaliza com umas gotinhas de óleo finalizador ou reparador de pontas, isso ajuda super! 

3. Acidificação: o passo que quase todo mundo esquece

E aqui tá o pulo do gato, miga!

 Sabe aquele cabelo que parece que nada segura? Que até com umectação fica com frizz? Então… ele precisa de uma boa acidificação.

A acidificação regula o pH, fecha a cutícula e sela os ativos dentro do fio. Resultado? Cabelo brilhoso, sem porosidade, e com o frizz domado!

Eu amo o Vinagre Iluminador da Bio Extratus, que é tipo um elixir mágico: você usa depois do shampoo, antes da máscara ou condicionador, deixa agir um minutinho e pronto! 

Cabelo mais alinhado desde a primeira aplicação. Pode usar de 15 em 15 dias, ou 1x por semana se o cabelo tiver muito danificado.

Outra opção, é a que mais uso, é o Pós-Shampoo Queravit, essencial para quem faz química no cabelo.

4. Evite agressões desnecessárias

De nada adianta nutrir e acidificar se você maltrata o cabelo todo dia, né?

Evita lavar com água muitooo quente (eu bem sei que não é fácil rs), pare de esfregar a toalha (use a toalha antifrizz da Bio, ela faz TODA diferença) e invista num bom leave-in com proteção térmica se for usar secador. 

Minha dica é o Spray + Liso, que tem ação antiumidade, antifrizz e é sensacional!

5. Finalização inteligente: o toque final

A escolha dos finalizadores faz toda a diferença, viu? Tanto do óleo (Argan e Cártamo é excelente) quanto do leave-in/creme de pentear.

Na Bio Extratus tem opções maravilhosas além do Spray + Liso para todo tipo de cabelo!

No mais, é aquilo que digo sempre: não tem mágica, tem constância. 

Segue esses 5 passos com carinho e paciência, que o frizz vai ficando cada vez mais raro. E seu cabelo? Cada vez mais brilhoso, alinhado e com aquele movimento belíssimo!

Me conta nos comentários se você já usa alguma dessas dicas e qual sua preferida!

Beijos,

Jú Lopez

A Jú é leonina com ascendente em Aquário, baiana, espontânea, envergonhada, faladeira, curiosa, advogada sem um pingo de vocação e apaixonada por bichos (foi “adotada” por 7!).  Tem TDAH, ...