Naturalmente Bonita

Guia para acabar com o Frizz

Esse é mais um assunto que incomoda muitas mulheres: o chamado “frizz”, ou fios arrepiados. O frizz são aqueles cabelinhos arrepiados e grossos que ficam no meio e em cima da cabeça. Este arrepiado dos fios ocorre pelo simples fato da cutícula dos fios estarem abertas, sendo que isso resulta na aparência de cada mecha com arrepiado e sem aderência, ou são fios novos nascendo. A ausência de comprimento e nutrientes auxilia para o aspecto “frizzado”.

Os cabelos crespos, cacheados e ondulados precisam de cuidados especiais. Esse tipo de cabelo tem maiores problemas com ressecamento e por isso tem mais frizz.

Geralmente, quando o cabelo está com muito frizz, é sinal de que está desidratado. Para esses casos o problema tem solução, uma boa hidratação e cauterização.

Fatores que contribuem para o frizz

Clima: quando a umidade do ar aumenta os cabelos se tornam ainda mais elétricos e arrepiados.

Chapinha: o calor da chapinha desgasta a cutícula, deixando as madeixas ressecadas e desidratadas, propiciando o aparecimento do frizz.

Química: em contato com a química, a cutícula capilar abre, surgindo o arrepiado. Se não for devidamente tratado, com o tempo, o cabelo perde queratina e quebra com facilidade, piorando a aparência e a quantidade dos fios rebeldes.

Falta de cuidado com o cabelo: escovar de qualquer jeito, usar produtos de baixa qualidade e falta de hidratação podem enfraquecer e quebrar os fios.

Dicas para evitar o frizz

Faça hidratação semanalmente: cabelos hidratados dificilmente tem frizz. Quando o cabelo está em falta de óleos, água ou até queratina, o frizz aparece. Para repor todos esses nutrientes que os cabelos precisam, existe uma rotina de cuidados chamada Cronograma Capilar. No cronograma capilar, você cuida dos cabelos em etapas – hidratação, nutrição e reconstrução. A hidratação devolve água para os fios, a nutrição devolve óleos e vitaminas enquanto a reconstrução agrega proteínas. Fazendo o tratamento com o cronograma o frizz diminui muito. Uma ótima dica é usar a linha Queravit da Bio Extratus e se jogar numa boa cauterização.

Use óleos ao seu favor: Quando fizer hidratação em casa, acrescente umas gotinhas de óleo vegetal no seu creme ou faça uma bela umectação nas madeixas. Minha dica é o Óleo Cabelo e Corpo de linhaça e coco da Bio Extratus! É um óleo multifuncional, leve e super cheiroso, hidratante para a pele e umectante para o cabelo. Vai nutrir, hidratar e restaurar os fios danificados e ressecados, ajudando para que não tenhamos problemas com o frizz.

Último enxágue com água fria: A água fria funciona como uma espécie de “selante” dos fios, ou seja: é muito amiga dos cabelos crespos e cacheados! Quando estiver lavando os fios, especialmente no verão, dê um último enxágue com a água fria do chuveiro.

Use condicionador: O shampoo abre as cutículas para que os fios limpem, e o condicionador tem a função de fechar essas cutículas, evitando assim o frizz. Então, SEMPRE use o condicionador, mesmo após o uso da máscara ou do banho de creme! Um condicionador que eu estou amando é o condicionador da linha Mel da Bio Extratus! Ele proporciona um condicionamento imediato aos fios, hidrata e nutre, reparando a porosidade. Mel, chia e colágeno, juntos, repõem umidade, massa e nutrientes em profundidade.

Use produtos anti-frizz específicos: Separei meus dois produtos preferidos que possuem essa função de ajudar a combater o frizz e deixar os cabelos super brilhosos e leves! São eles: Spray Pré-Escova +Liso e Vinagre Iluminador +Brilho! Ambos podem ser utilizados como finalizadores. O Spray Pré-Escova tem uma fórmula termoprotetora, antiumidade e antifrizz. Desenvolvida com a tecnologia Sili-X, confere sedosidade e perfeito alinhamento dos fios. Cabelos lisos sem química e com muito mais brilho. O Vinagre Iluminador vai regular o pH e tem ação antinós que facilita o desembarace. Sela as cutículas, deixando os fios perfeitamente alinhados e brilhantes. A combinação única de cacau ruby, polímeros de algas e vinagre de maçã trata, nutre, hidrata e deixa os cabelos com muito + brilho.

Espero que tenham gostado das dicas!! Super beijo!!!

Nat Lustosa

Nathalia, 23 anos, é advogada, mas sua paixão é o mundo da beleza – especialmente cabelo e maquiagem. Dedica seu tempo a produzir conteúdo simples e acessível, buscando ajudar as pessoas a se s...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *