Naturalmente Bonita

5 Mitos Sobre o Veganismo e Vegetarianismo

Voce já deve ter ouvido muita gente falando sobre veganismo e vegetarianismo, mas nem tudo que se fala é verdade, ou exatamente como as pessoas dizem, principalmente relacionado a saúde do nosso corpo, cabelos etc. Hoje vim esclarecer alguns mitos e deixar algumas dicas para você que já é adepto a esse estilo de vida, ou que tem curiosidade sobre isso, afinal o veganismo é muito mais que deixar de comer algo.

Para quem é novo nesse universo existem vários tipos de dietas e estilos de vida que limitam ou retiram completamente o uso de alimentos de origem animal, ou produtos vindo de origem animal, seja cosméticos, roupas que tenham ingredientes vindo de animais, etc. Cada tipo de restrição tem um próprio nome, no caso do veganismo é aquela pessoa que não consome nada de origem animal, de nenhuma forma, e realmente leva isso como um estilo de vida.

O vegetarianismo já é aquela pessoa que restringe esse tipo de restrição apenas na sua alimentação, mas ainda faz uso de produtos vindos de origem animal. Temos também o ovolactovegetariano, que assim como o nome diz consome ovo, leite e derivados, mas já não consome mais carne, o lactovegetariano que só consome leite e derivados, e muitos outros tipos de variações.

Esse tipo de dieta sempre gerou um debate muito grande, e muitas pessoas ainda tem alguns pensamentos que já não podem mais ser considerados verdades, por isso resolvi esclarecer alguns com vocês, eu inclusive antes de me formar com nutricionista tinha muita dessas opiniões.

A alimentação vegetariana faz seu cabelo cair

Esse é com toda certeza um dos mitos que eu mais escutei sobre vegetarianismo, mas é mentira, na verdade o que acontece é que algumas pessoas decidem mudar seu estilo de vida e alimentação sem conversar com um profissional da area antes, fazendo com que você deixe de consumir alguns nutrientes, por não saber conhecer sobre, mas isso também pode acontecer com quem consome carne, não é um problema exclusivo de quem não consome. Pode estar faltando alguma vitamina e como consequência vem a queda de cabelo, mas isso pode ser resolvido. Minha dica é para qualquer mudança nos seus hábitos alimentares procure um profissional da area antes, e também faça uma suplementação dos nutrientes necessários. Eu sempre indico para vocês o suplemento força que tem um mix muito legal de vitaminas e minerais (mas não esquece de conversar com um nutricionista viu?).

Quem é vegetariano tem deficiência de cálcio

Outro mito muito comum que todo mundo já deve ter ouvido sobre quando falamos de vegetarianismo ou veganismo, mas isso também não é necessariamente verdade, o leite de vaca é sim uma das maiores e mais simples fontes de cálcio, mas não é a única, hoje em dia com a popularização dos vegetarianismo e veganismo existem no mercados milhares de leites vegetais suplementados e fortificados com cálcio, e você também pode consumir cálcio através de alguns vegetais como tofu, semente de gergílim, couve, e brócolis entre muitas outras opções.

Os vegetarianos e veganos não consomem proteínas e são mais fracos

Fake News total!!! Existem milhares de outras fontes de proteína que não vem da carne, e uma é bem comum no nosso dia a dia, isso mesmo, ele, o feijão, ta passada? Além do feijão temos no brócolis, no grão-de-bico, na lentilha, na ervilha, nos cogumelos, e na soja. Uma dica de nutri, é sempre consumir duas fontes de proteína vegetal combinadas sempre, assim elas se completam.

Ter uma alimentação vegetariana é muito caro

Pode ser sim, se você é daquele tipo de pessoa que quer consumir somente produtos prontos gourmet, do mesmo jeito que uma alimentação tradicional pode sair cara. Se você levar em consideração o preço da carne hoje em dia, e o preço dos legumes vai ver que na verdade uma alimentação vegetariana pode sair muito mais barata, e mais variada no seu cardápio, afinal existem milhares de tipos de legumes, e de vegetais que podem ser preparados de milhares de maneiras. Tudo é uma questão você conhecer e explorar esse novo universo do vegetarianismo/veganismo.

Vegetarianos tem uma imunidade baixa, e podem desenvolver mais doenças

Na verdade o consumo excessivo de carne é relacionado a várias doenças principalmente de origem cardiovascular. Alguns estudos também já conseguiram relacionar o consumo de carne a doenças como depressão e ansiedade. Com relação a imunidade, se você tiver uma dieta nutricionalmente completa, de preferencia acompanhada por um profissional você pode na verdade ter uma responsa imunológica melhor, por consumir todos os tipos de nutrientes necessários para a saude do seu corpo.

Chega de fake news, se voce tinha algum receio de conhecer esse universo do veganismo melhor pode ir sem medo, mas sempre com ajuda de um profissional, e caso queira ler um pouquinho mais sobre o que eu escrevo aqui no blog naturalmente bonita é só clicar aqui. Beijinhos Científicos.

Samar Assal

Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *