Naturalmente Bonita

5 Cuidados Com Cabelo pra Atividade Física

De uns tempos pra cá, muito tem se falado sobre a importância de ter cuidados especiais com o cabelo durante a atividade física. O suor excessivo pode causar muitas questões tanto no couro cabeludo quanto no comprimento e pontas dos nossos cabelos.

Eu mesma pratico caminhada e funcional e sempre compartilho com vocês tudo no meu instagram. E claro, eu já sofri com alguns danos ao praticar minhas atividades e agora aprendi muitas técnicas pra manter os fios protegidos. Para evitar todos esses danos, resolvi trazer pra cá minhas 5 dicas pessoais que mantêm meu cabelo saudável quando pratico meus exercícios físicos.

1- O suor pode ser seu grande inimigo

A gente sabe o quanto exercícios com cargas altas e grande empenho nos fazem suar, né?! Porém, a gente não pode descuidar e esquecer de cuidar dos nossos fios nesse momento. Antes eu aplicava um óleo capilar (como o de Argan e Cártamo) no meio e pontas dos fios para proteger os cabelos pra atividade física.

Atualmente ando preferindo usar o Umectante Bifásico da linha Mel. Eu agito bem o produto e aplico no meio e pontas dos cabelos. Ele protege o fio do contato com o suor e deixa um cheirinho delicioso. Inclusive tem post aqui no NB com minhas impressões sobre a linha completa, já conferiram?

2- Lavar o couro cabeludo é importantíssimo

Não adianta ter um super cuidado prévio com os fios e depois deixar o suor acumulado no couro cabeludo o dia inteiro. Por isso, eu dou prioridade pra fazer minha atividade física pela manhã. Em seguida, já corro pro banho para lavar meus cabelos da melhor forma possível. Essa higiene do couro cabeludo, retirando qualquer resquício de suor, é extremamente importante.

Ah! E corra do shampoo seco nessas horas. Ele só funciona pra tirar oleosidade, não suor. Vai acumular ainda mais resíduos e deixar seu couro cabeludo nada saudável!

3- Evite passar a mão nos cabelos durante o exercício físico

Quanto mais contato das mãos com os cabelos, mais oleosidade (e sujeira) você vai acumulando no fio. Evite ficar encostando muito e use o elástico correto a seu favor, prendendo o cabelo pra atividade física de forma que ele não te incomode ao se exercitar. A próxima dica inclusive é sobre isso e também é extremamente importante, viu?!

4- Cuidado com a tensão ao prender seu cabelo pra atividade física

Sim! Amarrar os cabelos é uma forma prática de fazer nossa atividade física sem que os fios fiquem caindo no nosso rosto e nos atrapalhando de certa forma. Porém, se você amarrar com muita força ou usar o elástico errado, a tensão no fio pode causar a queda devido à quebra do seu cabelo. Opte por fazer um rabo um pouco mais frouxo. Até mesmo as tranças mais frouxas podem te ajudar. Minha vida mudou quando optei por prender dessa forma.

5- Proteja os fios do sol

Caso sua atividade física seja ao ar livre, use um boné como seu aliado para proteger o couro cabeludo. Isso vai evitar o desgaste causado pelo sol nos seus cabelos. Use também um finalizador que possua filtro solar em sua composição. A Bio Extratus tem vários que possuem na fórmula, pra todos os tipos de cabelo. A longo prazo, seus fios vão te agradecer.

E ai, quais são suas dicas pessoais na hora de cuidar do cabelo pra atividade física? Me conta nos comentários!

Ana Luiza Palhares

Sempre muito comunicativa, Ana Luiza nunca teve vergonha de mostrar quem é e o que pensa. Adora escrever textos sobre moda inclusiva e empoderamento feminino, hoje produz looks do dia plus size, rese...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *