Naturalmente Bonita

3 Segredos Para a Umectação Perfeita

Você já teve aquela sensação de que nenhum tratamento tem sido suficiente para repara os danos do seu cabelo? Então você pode precisar de algo mais intensivo, como a umectação.

A umectação é um tratamento intensivo feito à base de óleos e indicado para cabelos com danos extremos ou ressecamento profundo. Através dela você consegue recuperar os fios de dentro para fora e restaurar os fatores hidratantes e nutritivos que a estrutura capilar precisa para se manter saudável.

Esse é um procedimento indicado para todos os tipos de cabelo, mas você deve intercalar de acordo com a necessidade natural do seu tipo de fio.

Os cabelos com curvaturas mais fechadas, crespos e cacheados por exemplo, têm uma tendência ao ressecamento mais constante e por isso são os tipos de fios que mais precisam de umectação com maior frequência. Isso acontece porque no caminho que a oleosidade natural precisa percorrer, através da curvatura, boa parte dos nutrientes se perdem e não chegam às pontas.

Mas quais os segredos para fazer uma umectação perfeita? E como saber exatamente do que o seu cabelo precisa em cada momento?

O PASSO A PASSO

A umectação é um tratamento que pode ser feito de duas formas diferentes: durante o dia a dia, ou como parte da sua rotina noturna. O passo a passo das duas possibilidades é basicamente igual, mas ao fim, o tempo de ação no cabelo será diferente.

Para a umectação durante o dia, o ideal é que você espere a ação do produto por, no mínimo 30 minutos (e vale usar uma touca com turbante – como na foto abaixo – para seguir com outras atividades durante esse tempo de ação). 

Para a umectação noturna, não precisa se preocupar com o tempo. O ideal é que você enluve o óleo por todo o cabelo e deixe agir enquanto você dorme, até a manhã seguinte, e só então deve lavar normalmente.

Toda umectação deve ser feita antes da lavagem, porque o óleo será absorvido e em seguida o excesso removido, ficando na estrutura capilar somente o que é necessário.

Veja o passo a passo completo para uma umectação sem erros:

Quando você divide o cabelo em mechas, garante que todos os fios receberão atenção por igual.

O óleo ideal para o seu cabelo é aquele que repara os danos do seu fio naquele momento específico.

A touca vai te ajudar a potencializar a ação do produto mesmo que você escolha passar menos tempo.

Lembre sempre que o tempo mínimo para uma umectação potente deve ser de 30 minutos.

Compromissos no dia? Sem problemas! Um turbante ou lenço por cima da touca pode te ajudar a manter a agenda, até mesmo fazer aquela vídeo chamada, enquanto o produto age.

O TEMPO ENTRE OS TRATAMENTOS

Além de seguir o passo a passo, outro segredo que faz toda a diferença é a frequência com que você faz umectações. Para manter o cabelo sempre saudável, caso você tenha fios crespos ou cacheados sem muita oleosidade, pode apostar no tratamento uma vez a cada semana.

Mas se os seus fios já são bem oleosos, pode aumentar esse período para quinzenalmente, lembrando sempre de lavar bem depois da ação para remover o produto e não estimular mais a oleosidade excessiva.

O ÓLEO ESCOLHIDO

O produto que você escolhe para umectar o cabelo pode ser a chave para o resultado que você vai ter, por isso preste bem atenção nos sinais dos danos que o seu cabelo tem apresentado: ele está poroso? Ressecado? Passou por procedimentos químicos recentemente?

Tudo isso pode te ajudar a entender se você precisa de um óleo com mais ativos nutritivos, hidratantes ou até reconstrutores.

Caso seja uma umectação de rotina, para manter o cabelo saudável sem foco em danos extremos e pontuais, você também pode alinhar o seu tratamento ao que pede a sequência do seu cronograma capilar no momento.

Quer ainda mais dicas para fazer uma umectação perfeita?

Vem comigo nesse vídeo que eu te mostro como saber se um óleo é indicado para esse tratamento, quais os meus favoritos para o cabelo crespo e muito mais:

A umectação é um tratamento que ajuda na saúde e até mesmo na praticidade com os cabelos, afinal de contas ela pode ser usada para ajudar a desembaraçar os fios (levemente e sem escovas, somente com os dedos) no momento da remoção de box braids ou quando o cabelo estiver muito embaraçado, por exemplo. Isso ajudará a soltar os nós antes da lavagem.

Não esquece de comentar aqui qual o seu óleo favorito para fazer aquela umectação perfeita!

Um beijo e até a próxima ;*

Joicy Eleiny

Joicy Eleiny, pernambucana nascida no interior e morando na capital. 21 anos, mulher negra, crespa e LGBT compartilhando empoderamento e provocando discussões acerca de suas lutas principalmente atra...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *