Naturalmente Bonita

Você está se cuidando?

Olá, Naturalmente Bonita tudo bem? Acredito que este post não será um post muito fácil de escrever, pois o mês Outubro Rosa mexe muito comigo e confesso que é um assunto que tem que ter muita atenção. E estamos aqui justamente para te orientar e te ajudar a ter uma qualidade de vida melhor. Somos amigas, não é mesmo? E por isso começo te perguntando: você está se cuidando?

Outubro é o mês do Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Durante todo o mês, comemora-se o Outubro Rosa, que visa conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce. Esse mês é um ato de contribuir para a redução da mortalidade por câncer de mama.

O QUE É CANCER DE MAMA E O QUE É CAUSADO?

Você sabia que o câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo? “O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor”.

COMO PREVENIR O CÂNCER

Na minha família, a tia da minha mãe teve Câncer de Mama e hoje ela está recuperada da doença. E como eu posso previnir pra não acontecer comigo também? Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos com frequênciapodem diminuir o risco. Alguns hábitos:

• Faça atividades físicas para gerar energia e bem-estar
• Não fume!
• Alimentação saudável protege contra o câncer;
• Manter o peso corporal adequado;
• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
• Evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal;
• Amamentação! O aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS E SINAIS?

Só você conhece melhor que ninguém o seu corpo. É importante você fazer o autoexame em você. E quando falamos de câncer de mama, quanto mais cedo descoberto, maiores são as chances de cura.

Lembrando que esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado.

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja também são alguns dos sinais. Podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço, alterações no bico do peito (mamilo) e também saída espontânea de líquido dos mamilos.

IMPORTÂNCIA FAZER EXAME E CONSULTAR COM MÉDICO!

Outra forma importante de prevenção (ou detecção precoce) são os exames de rotina. É super importante fazer a mamografia, um exame de imagem que detecta os nódulos, mesmo os pequenos, que não são palpáveis

A Mamografia é o exame mais importante no combate ao câncer de mama, deve ser realizada anualmente em mulheres com mais de 40 anos, idade em que o risco de desenvolvimento do câncer de mama começa a aumentar.

A mamografia é capaz de diagnosticar o tumor quando ele ainda tem menos de 1 centímetro, tamanho em que o nódulo ainda não está grande o suficiente para ser percebido no autoexame.

Não se esqueça de ir ao médico, fazer acompanhamento! Ao diagnosticar uma doença precocemente, as chances de cura aumentam bem como a sua qualidade de vida. Aqui na minha casa minha mãe infelizmente faleceu de câncer. Mas, não foi câncer de mama, foi Carcinoma Neuroendrócino Pulmonar, só que se espalhou para os peitos. E digo, que se ela tivesse feito vários exames antes de descobrir a doença, a chance era bem grande de sobrevivência.

Fica a alerta para todos que estão lendo esse post, faça o autoexame, faça exames, converse com amigas, converse com a gente! Estamos sempre aqui dispostos a te ajudar em qualquer assunto. Não deixe de cuidar da sua vida! Você realmente está se cuidando?

Um beijão!

Bianca Sales

Bianca é de Goiânia e fala sobre moda, beleza e entretenimento em seus canais. As mulheres podem abusar nas dicas de combinações de roupas, maquiagens, ou seja, o universo feminino.​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *