Naturalmente Bonita

Tratamento Completo no Banho: 3 benefícios de usar shampoo, máscara e condicionador

Qual sua rotina capilar? Quais cuidados você costuma ter com seus cabelos para manter a saúde dos fios? Nesse post, vamos falar sobre um rotina de Tratamento Completo no Banho: 3 benefícios de usar shampoo, máscara e condicionador, para manter a nutrição e saúde dos fios.

Primeiro de tudo, precisamos entender qual a função de cada produto para o cabelo e qual forma correta de usar, já que vejo muitas seguidoras aplicando os produtos de forma errada, o que pode influenciar negativamente no resultado desejado.

Lavagem, nutrição e finalização: produto não substitui produto!

Cada produto vai desempenhar uma função no cabelo e vamos conferir agora:

Shampoo: tem função de limpeza do couro cabeludo, deixando os fios prontos para receber o próximo produto, a máscara capilar. O shampoo vai “abrir” as cutículas do cabelo, permitindo uma melhor limpeza desses fios, proporcionando melhor absorção da máscara capilar;

Máscara Capilar: como o shampoo fez a limpeza e “abriu” as cutículas, a máscara consegue entrar nesse fio mais facilmente, devolvendo os nutrientes necessários. A máscara deve ser escolhida conforme as necessidades do cabelo, podendo ser máscara de hidratação, nutrição ou reconstrução, ou intercalando as 3 no CRONOGRAMA CAPILAR. Para um melhor resultado, a máscara capilar deve ser aplicada em toda a extensão dos fios após retirar o excesso de umidade do cabelo. Após a aplicação, deve-se fazer o enluvamento dos fios, massageando mecha a mecha para que todo o cabelo tenha contato com o produto e receba seus nutrientes. Não esqueça de verificar no rótulo o tempo de ação da máscara, que pode variar de linha para linha. Aí, basta deixar agir e enxaguar;

Condicionador: após a lavagem com o shampoo, a aplicação da máscara capilar, chegou a hora do condicionador. Esse produto irá condicionar os fios e “fechar” as cutículas, promovendo a proteção desse cabelo que acabou de receber os nutrientes da máscara. Por isso, é importante aplicar condicionador em toda a extensão dos fios para ter um ritual completo de cuidados e os fios protegidos.

Finalizador: deve ser aplicado em todo o comprimento do cabelo antes de escovar/desembaraçar e, principalmente, antes de secar. Ele, além de facilitar esse manuseio na hora da escovação para não arrebentar os fios, irá criar uma película protetora, blindando o cabelo contra o calor dos utensílios (secador/chapinha/babyliss), como também agressões externas (sol/vento/poluição);

5 ERROS NA HORA DE LAVAR OS CABELOS:

Tratamento Completo no Banho: 3 benefícios de usar shampoo, máscara e condicionador:

1- Mantém os nutrientes dentro do fio;

Usando os produtos da maneira correta, como falamos anteriormente, você consegue manter os nutrientes dentro da estrutura capilar. O condicionador, tem a função de normalizar as cutículas, irá ajudar nesse fechamento, deixando o fio protegido e com a nutrição em dia.

Todo o passo a passo do shampoo, máscara e condicionador, é essencial para quem busca um cabelo saudável, pois a perca desses nutrientes levam a uma porosidade, e, consequentemente, o enfraquecimento dessa estrutura, levando a quebra devido essa fragilidade instalada.

2- Evita o desbotamento acelerado;

Quem usa cor nos cabelos, principalmente, vermelho, sabe bem o que é sofrer com o desbotamento desse fio.

Esse desbotamento pode acontecer quando não usamos corretamente os produtos da nossa rotina capilar de cuidados em casa. Além de muita nutrição com a máscara, é necessário usar um shampoo adequado para cabelos com pigmento, que não vai desbotar com facilidade, usar uma máscara para as necessidades desse fio, e, ao final, condicionar para fechar as cutículas e proteger essa cor. É importante finalizar sempre, pois cabelos coloridos também podem desbotar devido oxidação da cor se expostos ao sol.

3- Aumenta o brilho do cabelo;

O brilho no cabelo depende de, não apenas do uso de produtos, mas também de como esses produtos são utilizados na sua rotina capilar. Quando o cabelo está com as cutículas desalinhadas, a luz bate nesse fio e propaga para diferentes regiões. Já, se esse cabelo estiver com as cutículas seladas, o brilho bate e reflete. Por isso, a lavagem, a nutrição com a máscara e a finalização com o condicionador e finalizador com proteção térmica, é o combo perfeito para aumentar o brilho desse cabelo.

Outra dica que você pode aderir é secar o cabelo com uma toalha de algodão, para não promover atrito nos fios e abrir as cutículas, e também a touca de cetim, para que essa secagem seja eficaz e as cutículas fiquem normalizadas. Cada cuidado gera benefícios que farão total diferença para um cabelo sempre lindo e poderoso.

Na NUTRIÇÃO CAPILAR DURANTE O BANHO, é possível devolver óleo para um cabelo ressecado/desvitalizado. É aquele cabelo que está rígido, sem brilho, com frizz e com início de porosidade, que você olha, e ele está totalmente opaco e sem movimento. Dois sinais importantes que um cabelo que está precisando de nutrição apresenta é a falta de brilho e a porosidade. Essa porosidade, se não tratada, vai evoluir para uma fragilidade com quebra desses fios, principalmente, nas extremidades, causando um dano intenso, que irá precisar de reconstrução dessas estruturas capilar. Você pode adicionar gotinhas do seu óleo favorito na sua máscara capilar, potencializando o resultado.

CONFIRA O VÍDEO RESENHA DA LINHA MEL + PASSO A PASSO COMPLETO DA APLICAÇÃO DOS PRODUTOS!

COMO TRATAR UM CABELO POROSO? Resenha linha Mel da Bio Extratus:

Se você está notando o cabelo muito ressecado, você pode realizar 3 lavagens na semana realizando um cronograma capilar. São 4 semanas realizando essas 3 lavagens, divididas em fase de hidratação, nutrição e reconstrução.

Confira nesse vídeo o cronograma capilar ideal para cada tipo de cabelo: dano leve/dano moderado/dano intenso. Veja qual dano seu cabelo encaixa:

CRONOGRAMA CAPILAR: O QUE É? COMO FAZER UM PARA O SEU TIPO DE CABELO?

Me siga no instagram e acompanhe mais dicas sobre cabelo: @nathiblog

Gostou desse post? Conta pra gente como está o seu cabelo, como você usa os produtos para cabelo e se já fez umectação capilar para potencializar a nutrição?!

Nathi Ferreira

Ariana, 28 anos, fisioterapeuta por formação e apaixonada por moda, beleza, viagens e diversão. Dedica seu tempo exclusivamente ao blog, youtube e redes sociais (sua paixão). Busca conectar leitor...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *