Naturalmente Bonita

Tem que Lavar o Cabelo Todo Dia?

Nesse período de isolamento social, devido a pandemia no qual me vi trabalhando 100% dentro de casa, pude perceber alguns hábitos do meu cotidiano mudarem drasticamente em todos os sentidos, desde os mais simples até mesmo aqueles hábitos eu eu fazia de forma automática e que era algo rotineiro para mim. Está lembrando de lavar o cabelo e pentear frequentemente?

Um desses hábitos foi justamente a frequência que eu comecei a lavar o cabelo. Confesso que devido o fato de ficar em casa e não precisar me “produzir” sempre, a minha frequência de lavar o cabelo diminuiu bastante e pude perceber alguns fatores que me fizeram ver o quanto é prejudicial para o meu fio e para o meu couro cabeludo deixar ele ficar sujo por um tempo maior que o ideal para o meu cabelo.

E aí vem a dúvida: Tem que Lavar o Cabelo Todo Dia?

 

Cabelo sujo faz mal, sim. Quando não lavamos os fios por um longo período, os cabelos começam a acumular oleosidade e outros resíduos que obstruem os poros, prejudicando seu crescimento, quando a oleosidade se acumula, ela pode deixar a pele mais propensa à descamação e gera a famosa e temida caspa que é um problema recorrente nesse caso, além do incômodo de os fios ficarem com aspecto grudado e oleoso, principalmente na raiz. Por isso, manter a higiene em dia é muito importante, portanto, naturalmente bonitas nada de deixar a cabeleira suja! 

Mas existe uma frequência ideal para lavar o cabelo?

Para ser bem clara e sincera é que na verdade não existe uma fórmula mágica que se aplique a todas as pessoas, afinal cada pessoa possuiu uma estrutura de fio, cada cabelo conta a sua história e se comporta de um jeito dependendo do clima entre outros fatores.

Porém podemos analisar por exemplo: quem tem fios com tendência à oleosidade precisará lavar mais vezes, enquanto quem possui cabelos cacheados e crespos, que costumam ficar mais ressecados, podem e até devem espaçar mais as sessões de higienização.

Outro fator que influencia muito é a rotina. Quem faz academia, pratica esportes, usa muito boné ou anda muito ao ar livre que acaba transpirando mais, sentirá mais necessidade de lavar os fios diversas vezes por semana.

Já quem passa a maior parte do tempo em ambientes fechados, com ar-condicionado, e se expõe pouco à poluição, consegue fazer um intervalo maior entre as lavagens. Além disso, cabelos danificados por química devem ser lavados com uma frequência menor para não ficarem ainda mais deteriorados, que é o meu caso que tenho o cabelo descolorido.

Levando em conta todos esses fatores, alguns especialistas acreditam que o ideal é lavar o cabelo a cada 3 dias, mas você pode procurar um dermatologista para saber qual é a recomendação ideal para o seu tipo de cabelo e entender que usar produtos adequados para o seu tipo de cabelo e que atende as necessidades dele faz toda a diferença.

Mas e para quem lava o cabelo todos os dias?

Se você é adepta da lavagem diária, não se preocupe. Lavar o cabelo todo dia é uma higiene como outra qualquer e não traz prejuízos aos fios, o problema é a maneira como isso é feito e se existe a necessidade de ser realmente feito.

Por exemplo: uma pessoa que lava o cabelo todos os dias e sempre com água quente, agride os fios e o couro cabeludo, podendo levar ao ressecamento, porosidade e também à descamação da pele, o que se torna prejudicial para a saúde do seu fio. O ideal é deixar a água na temperatura de morna a fria, lembrando sempre de massagear suavemente o couro cabeludo, outra dica é enxaguar bem para retirar o shampoo, o condicionador e/ou a máscara, isso irá evitar que resíduos se acumulem.

 

Uma ótima estratégia seria seguir um Cronograma Capilar, além de gerar uma disciplina de cuidado de forma regular com o seu cabelo, irá ajudar a recuperar o fio e todas as necessidades que ele precisa, independente de qual seja o dano dele no momento. Inclusive, na loja online da Bio Extratus, você encontra esse Kit e outros produtos para te ajudar nesse processo, e o melhor é que quando você utiliza o meu CUPOM: MANUELA ganha muitas vantagens por lá, vale a pena conferir e garantir os seus produtinhos já.

Afinal independentemente da frequência, cuidar dos fios é essencial para deixá-los sempre fortes, saudáveis e bonitos, com cuidados básicos no dia a dia, é possível deixar as madeixas sempre lindas e brilhantes com tratamentos simples que podem ser feitos, inclusive, em casa. 

  • E você, com qual frequência tem lavado ou lava a sua cabeleira? Conta para a gente!

Manuela Rodrigues

Manu ou Manucita é de Goiânia e amante de gatos! Adora falar sobre beleza, comportamento e seus gatos de uma maneira divertida e com muito amor em tudo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *