Naturalmente Bonita

Raiz Oleosa: Tem Como Acabar de Uma Vez?

Quem tem cabelo misto (a raiz oleosa e as pontas secas) ou cabelos super oleosos, sabe o quanto é chato ter aquela sensação de que o cabelo está sujo – falo por experiência própria – mesmo que você tenha lavado no dia anterior ou até mesmo no período da manhã e no período da tarde a oleosidade já ter tomado conta das suas madeixas, não é mesmo?

Para não te desanimar, é preciso entender que a oleosidade não é algo ruim, pelo menos não quando ela está em uma quantidade normal. O sebo é o óleo natural produzido na região do couro cabeludo, ele inclusive protege todo o cabelo contra quebra e contra a poluição, porém quando aparece em excesso, além de ser prejudicial para o visual, pode ocasionar diversas complicações como dermatites, caspa e até a queda de cabelo.As causas que favorecem a oleosidade excessiva dos fios são muitas, como por exemplo questões fisiológicas e alterações hormonais, que levam as glândulas a produzirem maior oleosidade, fatores externos como banho muito quente, uso de secador em temperaturas elevadas, entre outros por isso é importante ressaltar que ao notar uma mudança drástica no excesso de oleosidade dos seus fios procure um dermatologista e investigue a causa.

Mas não se desespere, quero compartilhar com vocês algumas dicas de que é possível sim amenizar e cuidar desse problema com alguns cuidados e truques bem simples que prometem fazer toda a diferença. Confira!

1. INVISTA EM UM SHAMPOO ESPECÍFICO PARA RAIZ OLEOSA

 

Lavar é a forma mais rápida e eficaz de acabar com a oleosidade dos fios, e para prolongar a sensação de limpeza e frescor por mais tempo, o ideal é investir em um shampoo específico para purificar as raízes, como o da Linha Botica Arnica, que além de combater o excesso de oleosidade, estimula o crescimento capilar sem que ocorra a perda de brilho e maciez nos fios, os ativos dessa linha são enriquecidos com ingredientes que ao mesmo tempo que combate o excesso de oleosidade, promovem ação hidratante e purificantes, além de força e balanço para os fios.

2. EVITE A ÁGUA QUENTE NA HORA DE LAVAR OS CABELOS

Inimiga da oleosidade excessiva, a água quente deve ser evitada a todo custo na lavagem! A temperatura muito alta estimula a produção de sebo no couro cabeludo, o que faz com que o aspecto sujo volte a aparecer depois de pouco tempo. A dica é apostar na água morna, e para um brilho extra, faça o último enxágue com a temperatura mais fria que conseguir aguentar, para selar a cutícula dos fios.

3. NÃO APLIQUE O CONDICIONADOR MUITO PRÓXIMO À RAIZ

Mesmo para quem tem cabelo oleoso, o condicionador é um cuidado indispensável, assim como o uso de máscaras de tratamentos .No entanto, é importante evitar aplicar o produto muito próximo às raízes, mesmo que se trate de um específico para este tipo de cabelos, já que este hábito só vai provocar ainda mais oleosidade. O truque é evitar passar da marca de cinco centímetros da raiz para baixo ( entre 1/2 dedos de distância ) caprichando na aplicação no restante do comprimento dos fios.

4. USE FINALIZADORES 

Não devemos nos esquecer dos finalizadores, afinal ao contrário do que muita gente pensa não é porque seus cabelos são oleosos que você não deve usá-los. A grande diferença está no tipo de produto escolhido. O ideal para o tratamento é apostar nos leave-ins mais fluidos e leves, que selam e protegem os fios, dos agentes externos.

Uma excelente opção é o Selador de Cutícula +Brilho, ele regula o pH e tem ação antinós que facilita o desembarace, além de selar as cutículas, deixando os fios perfeitamente alinhados e brilhantes. A textura do Selador de Cutícula +Brilho é liquida e ele tem esse bico de spray, que facilita a aplicação, além de ser multifuncional e possuir proteção térmica, tem uma fragrância leve e muito gostosa.

5. EVITE DIRECIONAR O CALOR DO SECADOR PARA A RAIZ

Assim como a temperatura da água, o calor do secador também estimula as glândulas sebáceas do couro cabeludo, fazendo com que os folículos produzam oleosidade excessiva. Na hora de secar os fios, regule o seu secador para a temperatura média ou mesmo fria, e se for fazer escova, evite direcionar a boca da ferramenta para as raizes.

Agora é só colocar essas dicas em prática e ficar com os fios, livres, leves e soltos!

Você pode encontrar os produtos citados nesse post e outros produtos da Bio Extratus na loja online !

Manuela Rodrigues

Manu ou Manucita é de Goiânia e amante de gatos! Adora falar sobre beleza e comportamento de uma maneira divertida e com muito amor em tudo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *