Naturalmente Bonita

Qual Função de Cada Produto pra Cabelo?

Sou a Nathi Blog (@nathiblog) e hoje vamos falar sobre produtos! Qual a função de cada produto pra cabelo? Responde pra sim mesma: quais são os produtos que você costuma usar na hora dos cuidados com os cabelos em casa?

Deixa eu te contar uma coisa! Você sabia que somente usar bons produtos não garante que você tenha bons resultados, caso você não esteja usando cada produto da forma correta?

Entenda as necessidades dos seu cabelo e utilize todos os produtos (shampoo, máscara capilar, condicionador e finalizador) na ordem correta de aplicação!

Já ouvi muitas seguidoras “falando mal” de determinados produtos, quando na verdade, elas estavam usando de forma errada, ou seja, não podemos colocar o produto como o vilão da história. Por isso, precisamos seguir corretamente o Passo a Passo indicado para cada aplicação, levando em consideração aspectos como momento correto de aplicação e tempo correto de ação. Para que possamos entender melhor como funciona a performance, vou descrever a seguir os principais itens para um tratamento que busca fios saudáveis, com brilho e muito movimento.

Confira a função de cada produto pra cabelo:

  • Shampoo: esse produto irá realizar a higiene dos fios e do couro cabeludo. Durante essa aplicação, as impurezas serão eliminadas e os fios ficam prontos para receber os nutrientes da máscara capilar.

É também durante a aplicação do shampoo que as cutículas dos fios são “levantadas”, possibilitando uma limpeza completa em toda estrutura da fibra capilar, possibilitando, assim, a entrada dos nutrientes da máscara capilar.

Para as sereias com cabelos assim como o meu, indico usar um shampoo indicado para manutenção de fios coloridos. Outra dica é aplicar no couro cabeludo, massagear e ir puxando a espuma para as pontas. Gosto de lavar duas vezes sempre com o shampoo, para que os fios fiquem bem limpinhos e soltinhos.

  • Máscara capilar: após a lavagem com o shampoo, os fios estarão preparados para receber os nutrientes necessários para reposição de vitaminas e proteínas. Essa etapa é onde a fibra capilar danificada será reconstruída, recebendo água e nutrição, importantes para um cabelo saudável e resistente.

Verifique sempre a tempo de ação no rótulo e aplique com o chuveiro desligado. Separe o cabelo em mechas e aplique a máscara capilar em uma mecha, massageando por 30 segundos. Faça dessa forma em cada mechinha dos cabelos. Se você tiver uma touca térmica, pode usar também.

Ao aplicar a máscara, você deve cuidar para não passar próximo a raiz, pois pode deixar o cabelo com aspecto “pesado”. Eu aplico 4 dedos abaixo, em toda a extensão dos fios.

Seguindo essa dica de massagear mecha a mecha, você garante que todos os fios tenham contato com a máscara e que receberão os nutrientes necessários para o tratamento. Pode testar e me conta depois. Vai notar uma grande diferença no resultado da finalização.

  • Condicionador: esse produto é essencial para um tratamento completo dos fios, que muitas sereias esquecem ou não dão tanta importância.

Deixa eu te contar uma coisa! Lembra que o shampoo “levanta” as cutículas para a higiene dos fios, permitindo que a máscara capilar possa penetrar na estrutura da fibra capilar? Pois então entende que, agora, é preciso “baixar” as cutículas dos fios para que esses nutrientes da máscara não sejam perdidos.

Essa normalização das cutículas que o condicionador promove, também alinha a estrutura capilar, deixando os cabelos devidamente sedosos e com vitalidade.

Esse produto, assim como a máscara capilar, dever ser aplicado em toda a extensão dos fios, não aplicando próximo a raiz.

  • Finalizador: depois que você começar a inserir o uso do finalizador em toda a rotina de cuidados, terá um cabelo simplesmente sensacional. Você pode optar pela versão spray ou creme, de acordo com sua linha favorita.

Quem aqui tem o hábito de proteger os fios na hora da finalização? Saiba que o calor de utensílios como secador, chapinha e babyliss promovem danos na estrutura capilar dos cabelos. Você precisa verificar o rótulo e utilizar SEMPRE um finalizador com fator de proteção térmica.

Outra dica é verificar também a proteção solar presente no produto, pois a exposição dos cabelos ao sol, vento e poluição, podem causar danos e oxidação dos fios.

Fios coloridos expostos ao sol sofrem oxidação e desbotam mais rápido!

Sem contar que os finalizadores, além dessa blindagem para manter a saúde dos fios, ainda são condicionantes, facilitando o desembarace dos cabelos na hora da finalização.

Não deixe de usar! E se você sente o cabelo pesado quando usa finalizador, experimente diminuir a quantidade do produto na hora da aplicação e não aplique próximo a raiz. Eu aplico a quantidade de uma moeda na palma da mão, em toda a extensão, um palmo abaixo da raiz.

Óleo reparador: gosto de usar após a finalização, aplicando em todo o comprimento com foco nas pontas, região mais ressecada. Um bom óleo, além de promover sedosidade aos cabelos, promove brilho visível aos fios opacos. O arremate final fica perfeito!

Quero saber o quanto você está disposta a iniciar uma rotina adequada, buscando um cabelo saudável. Comece hoje e agora! E nunca se esqueça: cabelos saudáveis é cuidado todo dia!

Confira mais dicas: Erros na hora da lavagem!

Espero que tenham gostado desse post.

Bjinhos…

Nathi Ferreira

Ariana, 28 anos, fisioterapeuta por formação e apaixonada por moda, beleza, viagens e diversão. Dedica seu tempo exclusivamente ao blog, youtube e redes sociais (sua paixão). Busca conectar leitor...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *