Naturalmente Bonita

Quais São os Efeitos dos Suor no Cabelo?

Muitas vezes pode não ser uma tarefa tão fácil no dia a dia de quem sofre com os efeitos do suor, principalmente em como ele pode afetar a saúde dos fios. O suor faz parte da natureza do ser humano, então não pode ser totalmente evitado, porém, a transpiração no couro cabeludo pode incomodar quem lida com o quadro com frequência, seja por praticar exercícios, por morar em um local de clima quente, ou por questões genéticas, pode sentir que o cabelo parece sujo mais rápido por conta da transpiração, além de poder deixar os fios mais frágeis, quebradiços e sem brilho. 

Cabelos Livres,Leves,Soltos e Saudáveis!!

 

suor no cabelo

Então SIM! 

O suor danifica o cabelo! Ele faz parte daquele grupo de agentes externos  (vento, poluição, raios solares e outros) que danificam as fibras capilares. Lembram?

O nosso suor é composto por água, sais minerais e sódio. Quando estamos fazendo alguma atividade física que exija mais esforços, a produção dele aumenta, principalmente no couro cabeludo, quando o suor seca, forma-se uma camada de sal no couro cabeludo. Por isso é importante blindar os fios com algum óleo capilar ou finalizador, para que essa camada não escorra pelos fios.

A manutenção de um couro cabeludo saudável significa manter o cabelo saudável, no nosso couro cabeludo há muitos poros minúsculos, que respiram e absorvem as substâncias que estão nele. A formação do sal não apenas bloqueia esses poros, mas por vezes pode ser absorvida pelos poros. Por isso, o suor pode danificar suas madeixas e afetar saúde do couro cabeludo.

Como evitar e recuperar o fio que ficou muito desgastado pelo suor?

O ideal é blindar o cabelo com ajuda de tratamentos que selam as madeixas e reconstroem a fibra capilar: tratamentos à base de queratina para repor e selar os fios. Ampolas com cuidados térmicos e nutritivos também deixam os cabelos mais saudáveis nesse período pela nutrição extra. 

A linha Queravit da Bio Extratus possui o Mega Spray, que apresenta muitos benefícios em um só produto: além de ser prático, ele tem uma consistência leve e atua nutrindo o cabelo, renovando a fibra capilar e facilitando o desembaraço, além de possuir proteção térmica, pode ser usado como um finalizador ou para realizar uma cauterização nos fios que também é conhecida como plástica dos fios, a cauterização repõe a queratina de forma ainda mais intensa, combinada com vitaminas e outras proteínas, e é ideal para os cabelos que estão extremamente secos e quebradiços.

Basicamente, ela preenche os poros das fibras e cria uma película seladora ao redor das cutículas abertas, fechando-as para que os nutrientes não sejam removidos com a ação do vento ou da poluição, além da chapinha e do secador, você pode fazer a cauterização nos fios usando o Mega Spray da seguinte forma: após lavar o cabelo com shampoo, aplique o spray mecha a mecha e passe a chapinha para fazer a cauterização, enxágue e aplique a máscara, depois é só enxaguar novamente e finalizar como desejar.

suor no cabelo

Um outro erro enorme que muitas cometem é prender o cabelo ainda molhado, úmido pois nesse momento eles estão mais frágeis e propensos à quebra. Mulheres que usam apliques capilares por exemplo precisam ter cuidado redobrado para não deixar que o suor alcance as mechas, já que elas precisam estar secas.

Há alguns produtos ideais para quem faz muita atividade física ou transpira muito e já percebeu muitos fios quebrados no cabelo é optar por um shampoo que ofereça resistência ao fio. Existem alguns tipos de produtos que evitam os fios quebrados, também como máscaras de tratamento que prometem livrar as madeixas da quebra, que fortalecem e reconstroem a fibra capilar além de possuir ação antirruptura. Uma boa opção é a Linha Botica Algas Bio Extratus.

 

(foto: blogdaana.com.br )

A linha Botica Algas possui 4 ativos diferentes. O primeiro deles é a oliva, também presente em outras linhas da Bio Extratus, como Botica Camomila e Botica Henna. Ela promove uma hidratação profunda, oferecendo nutrição e proteção de forma natural e eficaz. Outro ativo diferenciado é o bambu, que é uma fonte poderosa de mucilagens, sais minerais, polímeros celulósicos e aminoácidos. Restaura o cabelo, melhora a textura e reduz o volume. As algas marinhas têm o poder de estimular a circulação no couro cabeludo, ativar a microcirculação e aumentar a resistência dos fios. E por último temos a pró-vitamina B5, que atua diretamente no couro cabeludo e nas fibras capilares, auxiliando na retenção de umidade e evitando pontas bipartidas.

Além dela, que faz essa limpeza mais profunda mas é para fios mais finos e delicados. Para outros tipos de fios, temos a indicação da linha Detox com o peeling capilar e ação de desintoxicação do fio e couro cabeludo. Confere aqui!

Por fim, uma dica de amiga nós sabemos que o recomendado é fazer a lavagem dos fios em dias alternados, porém se houver a necessidade de lavar o cabelo diariamente, para não causar prejuízo aos fios, o procedimento deve ser feito com os produtos adequados. O que não devemos fazer é esfregar as madeixas durante a lavagem e/ou permanecer com o cabelo úmido ou abafado por muito tempo. Também é importante tomar cuidado durante a secagem: o secador muito próximo aos fios, a utilização de uma escova inadequada e a ausência de proteção térmica pode danificar os fios.

Espero que tenham gostado desse post e que tenha sido útil. Caso fique alguma outra dúvida, deixa aqui nos comentários, aproveite para deixar uma sugestão de tema do que você quer ver por aqui.

Bjs da Manucita 🙂 

Manuela Rodrigues

Manu ou Manucita é de Goiânia e amante de gatos! Adora falar sobre beleza e comportamento de uma maneira divertida e com muito amor em tudo que faz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *