Naturalmente Bonita

O Que Fazer Com Cabelo Oleoso?

Quem vive os dramas do cabelo oleoso costuma considerar essa característica uma questão delicada. Vai além de pressão estética ou modismos capilares do mundo atual. Por muitas vezes, uma raiz oleosa confere uma impressão de sujeira, deixando a raiz engordurada. E isso incomoda a muitas pessoas.

O caimento do fio não é o mesmo quando a raiz tem um excesso de oleosidade. Ele fica pesado e perde a leveza do movimento. Além disso, ele pode coçar e acumular resíduos no couro cabeludo. Só quem passa por isso sabe o quanto todos esses efeitos são incômodos. (Já falamos AQUI sobre como limpar e a importância do couro cabeludo.)

O excesso de sebo é algo pessoal, muitas vezes não tendo nenhuma relação com os hábitos. Alterações hormonais, excesso de estresse, uso de produtos não apropriados, alimentação rica em gordura, lavar o cabelo com água quente, usar muitos produtos na raiz do cabelo, chapéu, lenço ou até mesmo fronha de algodão podem fazer diferença nesse processo. 

Cuidar da saúde como um todo é um caminho. Trocar a fronha, evitar chapéu ou lenço é simples num período de crise. Mas o mais relevante de tudo isso é cuidar do couro cabeludo e dos fios com os produtos corretos.

Quais são os hábitos ideais para cuidar de um cabelo oleoso?

Shampoo: limpeza do cabelo e do couro

Antes de encontrar o shampoo certo para o seu cabelo oleoso, é preciso pensar se você entende o papel dele. O shampoo tem o intuito de limpar o couro cabeludo e os fios, removendo todos os resíduos.

E como usar shampoo corretamente? Limpando a raiz. Esfregar massageando a raiz é necessário para garantir que a oleosidade diminua. Shampoo específico para cabelo oleoso costuma ser uma ótima opção. Eu sou completamente apaixonada pela linha Botica Arnica de Bio ExtratusEsse é a melhor linha que já usei para essa finalidade!

cabelo oleoso

Condicionador: lugar de creme é na ponta

Condicionador jamais deve ser aplicado na raiz de quem tem cabelo oleoso! Abaixo das orelhas, de preferência. Isso porque, em geral, o couro cabeludo não precisa de creme. Quando o condicionador fica na raiz, é possível ter caspa como efeito colateral desse mau uso. Apesar da Bio Extratus ter uma linha maravilhosa Anticaspa, em muitos casos o uso correto dos produtos pode evitar esse problema que também pode trazer oleosidade para a raiz.

Acúmulo de produtos? Quase sempre resulta em raiz oleosa! 

Todo mundo ama novidades de cabelo. Tem produto de rotina, produto pra tratar de vez em quando, química e até produto de styling. E apesar de ser muito bom experimentar cremes novos, produto demais acaba gerando acúmulo de resíduos. E isso, consequentemente, faz com que o cabelo fique mais oleoso.

Para evitar esse processo eu vejo 3 opções bacanas! A primeira é usar o pré-shampoo Peeling da linha Detox ou o shampoo Antirresíduos da linha Queravit. Shampoos antirresíduos são bacanas para cabelo oleoso por esse motivo. Eles tem uma ação mais adstringente.

Por último, mas não menos importante, acho bacana prestar atenção no seu cabelo e entender quais produtos pesam pra ele. Ao notar quais combinações geram mais acúmulo de produto, você pode evitar tais misturas.

Qual a regularidade que você lava o cabelo?

Lavar o cabelo demais também gera mais sebo, sabia? Nossa pele produz aquilo que ela acha que está em falta. Então, quanto mais a gente lava, mais sebo pode ser produzido. Mas como acertar a quantidade? Bom, ai está o seu desafio.

O cabelo deve ser lavado no máximo uma vez por dia para a turma dos cabelos oleosos. Quem tem a raiz mais sequinha pode apostar em lavar um dia sim, um dia não. Em alguns casos de cabelos cacheados o espaçamento deve ser ainda maior, para dar tempo da oleosidade natural do cabelo chegar mais próximo das pontas.

Limpeza demais é uma questão, mas de menos é ainda mais complicado. Como expliquei antes, a oleosidade vai da raiz para as pontas. Se passamos tempo demais sem higienizar os fios, sentimos o desconforto e a coceira da qual falei no início do texto. A oleosidade do couro vai descendo até as pontas, mas quando a raiz já é oleosa esse processo não costuma ser tranquilo.

Dito tudo isso acho que vocês poderão concordar comigo que nem tudo está no nosso controle, mas usar os produtos corretos para esse tipo de cabelo é uma mão na roda. Como eu gosto sempre da minha raiz soltinha, com o couro cabeludo sem resíduos, eu separei alguns dos produtos que são fundamentais para os cuidados com minha raiz:

cabelo oleoso

Shampoo linha Botica Arnica | Pré-shampoo linha Detox | Shampoo antirresíduos da linha Queravit

Por causa da química meu cabelo fica selado muito fácil. Se eu exagerar em produtos com muito ácido, a minha raiz acumula muitos resíduos e por isso manter meu cabelo limpo na medida certa é o meu maior segredo de como lidar com a raiz oleosa. Eu lavo em dias alternados, e cuido de limpar bem a raiz e foco nas máscaras, óleos e cremes da altura da orelha pra baixo. Por isso minha raiz costuma ficar em dia e minhas pontas mais brilhantes.

cabelo oleosoSe você tiver mais dicas do que fazer com o cabelo oleoso me conta também?

Joana Cannabrava

Carioca solteira no Rio de Janeiro, libriana, viciada em produtos de cabelo, e blogueira do Futilidades. Fala principalmente de r...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *