Naturalmente Bonita

O que é UCPE?

Muita gente ainda tem dúvidas sobre como retirar o óleo da umectação do cabelo. Com shampoo? Somente com água? Como não deixar os fios pesados?

O método UCPE é uma técnica de retirada da umectação que preserva ao máximo o efeito do óleo nos fios. Pra entender melhor cada etapa vamos dividir em 4 partes:

U de UMECTAÇÃO . Com o cabelo seco (pode ser sujo ou até mesmo recém higienizado com shampoo) você vai aplicar o óleo vegetal cosmético nos fios. O meu óleo favorito para fazer esse tratamento é o Óleo de Coco Umectante da linha Umectante da Bioextratus. O óleo de coco devolve os lipídeos aos fios, lubrificando, doando brilho e maciez. Eu aplico dividindo o cabelo em mechas finas e enluvando mecha por mecha até sentir que lá fios estão bem umedecidos pelo óleo. Deixo nos fios por um período maior que uma hidratação com máscara, normalmente deixo uma pausa de 2 horas, mas você também pode fazer esse processo na umectação noturna.

C de CONDICIONAR. Sem retirar o óleo dos fios, eu aplico uma máscara ou condicionar hidratante enluvando mecha por mecha novamente. A máscara vai ajudar a dissolver melhor o óleo e vai ficar mais fácil de retirar o óleo sem precisar aplicar shampoo. Mantendo assim o cabelo mais hidratado.

P de PAUSAR. Você vai deixar essa mistura de óleo e máscara agindo nos fios por uns 15 a 20 minutos.

E de ENXAGUAR. Nessa etapa é muito pessoal. Você pode retirar a misturinha lavando com co wash, somente com água ou até mesmo shampoo. Algumas pessoas mesmo fazendo esse processo com a máscara preferem tirar a umectação com shampoo. Depende muito também do nível de dano e ressecamento nos fios. O shampoo pode sim retirar alguns benefícios do óleo que você acabou de aplicar. Eu sempre prefiro tirar com o Co Wash da linha Botica Cachos. Assim eu mantenho os benefícios do óleo nos fios. Se o seu cabelo estiver bastante danificado e você se sentir confortável, pode retirar somente com água massageando.

Vocês vão perceber que fazendo esse processo o óleo vai sair com mais facilidade dos fios. A máscara forma uma emulsão quando massageada por cima do óleo e isso facilita a lavagem.

Pra entender melhor todas as etapas assista o vídeo em que eu mostro o passo a passo da aplicação:

Já usaram essa técnica no cabelo de vocês?

Se experimentar conta pra gente o que achou.

Sarah Oliveira

A Sah é mineira de Poços de Caldas e agrega ao time as cacheadas 2C-3A com muita personalidade, empoderamento feminino e dicas imperdíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *