Naturalmente Bonita

O Que É Cabelo Poroso?

Você está sentindo o toque do seu cabelo mais áspero do que de costume? Você está pensando que está com um cabelo poroso? Então vamos compreender mais sobre porosidade capilar.

O que é Cabelo Poroso?

A porosidade do cabelo não está ligado a textura do fio, seja ele liso, ondulado, cacheado ou crespo. Está ligado sim a estrutura dos fios e como ele se comporta na absorção de água e tratamentos.

Na verdade todos os fios de cabelo tem porosidade, podendo ser uma porosidade baixa, média ou alta. A porosidade do cabelo é importante para sabermos a capacidade do cabelo de absorver água e os tratamentos como hidratação, nutrição e reconstrução.

Qual a porosidade do seu cabelo? Baixa, Média ou Alta?

Porosidade Baixa: Quando as cutículas do cabelo estão bem fechadas. Cutículas fechadas dificultam demais a possibilidade de entrar água e tratamentos nos fios. 

Porosidade Média: As cutículas estão abertas na medida certa, inclusive pode ser chamado de abertura saudável pois o fio consegue absorver água e os tratamentos, inclusive reconstrução.

Porosidade Alta:  Quando as cutículas está EXTREMAMANTE abertas. Fios com as cutículas assim não conseguem nem segurar a água dentro do fio. Na verdade a água entra e saí. Os fios ficam extremamente ressecados, sensibilizados, com frizz. É nesse fio que precisamos ter tratamentos mais intensos. 

Agora você deve estar pensando assim: “Como você saber se meu cabelo está poroso?”

Calma, vamos então ao teste da porosidade capilar para saber como está o seu fio. Tire um fio de cabelo e coloque em um recipiente de vidro para que você possa observar o comportamento do fio. Aguarde pelo menos 10 minutos para saber o resultado final. 

Agora, vamos ao seu fio:

Agora que você já sabe o nível de porosidade do seu fio você pode adequar o tratamento correto para ele. Mas como?

Claro, que você pode fazer um CRONOGRAMA CAPILAR usando produtos que vão dar ao seu “cabelo poroso” hidratação, nutrição ou reconstrução. Ah, a umectação também é sempre muito bem vinda e também é considerada uma nutrição.

Mas, para ficar mais fácil vamos pensar assim:

Cabelos com BAIXA POROSIDADE: É aquele fio que tem maior dificuldade em deixar a água entrar. Lembram? Então é um cabelo que merece maior hidratação. Sugiro as linhas de: Jaborandi, Neutro ou Pós-Coloração, se você tiver química nos seus cabelos. 

Cabelos com MÉDIA POROSIDADE: Esses fios já estão super saudáveis mas é sempre bom manter a nutrição dos fios. Então abuse da umectação e das máscaras de nutrição. Sugiro as linhas: Umectante, Pós-Química e Tutano.

Cabelos com ALTA POROSIDADE: Se você está aqui no famoso cabelo poroso, você precisa de RECONSTRUÇÃO para diminuir a abertura das cutículas dos fios e fazer com que eles segurem mais os tratamentos e água. Se você tem esse tipo de fio, eu sugiro à você as linhas: Shitake e QUERAVIT que é especial para reconstrução dos fios.

Agora que você já sabe tudo sobre cabelo poroso, que tal deixar seus cabelos lindos, leves, saudáveis e brilhantes? 

Bora! 

Beijão

Andreza Goulart

Andreza Goulart é de Itajubá, MG , tem 37 anos, casada, mãe do Leonardo e da gata Amora.Começou a falar sobre beleza há quase 10 anos e não parou mais! Confira seu canal no  posts de Andreza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *