Naturalmente Bonita

O que é Cabelo Opaco?

Você com certeza já deve ter ouvido alguém se queixando que o cabelo estava opaco ou até você mesmo já usou esse termo. Segue aqui que te conto como identificar e o que deixa o cabelo opaco!

cabelo opaco

 

Mas você realmente sabe o que significa um cabelo estar opaco?

O cabelo opaco, ele nada mais é do que o contrário de tudo aquilo que sonhamos e idealizamos para o nosso cabelo, o cabelo opaco não tem brilho, geralmente são aqueles fios quebradiços, difíceis de pentear, sem vida, e muito menos passa uma impressão saudável.

A opacidade nos fios pode surgir por vários motivos, mas os principais são cabelos danificados ou acúmulo de resíduos nas madeixas, ações do dia a dia como uma má alimentação, pouca ingestão de água também acabam refletindo em nossa aparência de forma direta, e isso não seria diferente com a saúde capilar. Isso significa que nossos cabelos nunca terão uma boa aparência se não soubermos o que faz bem ou não para eles.Pensando nisso separei para vocês alguns hábitos que talvez você pode ter e fazer que acabam contribuindo para o seu fio ficar opaco.

Quer saber mais sobre a saúde capilar? Já falamos disso AQUI!

Hábitos que deixam o cabelo opaco :

  • Utilizar muito produto capilar

A ideia de que se deixarmos um pouco, aquele restinho de condicionador nos fios eles ficarão mais brilhantes, sedosos é uma mentira e uma ideia ultrapassada. Atualmente, todos já sabemos que o condicionador ou shampoo mal enxaguado acaba se tornando um peso para o cabelo e tira todo o brilho e movimento dos fios, o que causa a opacidade.

Essa opacidade é causada principalmente porque os produtos que restarem irão criar uma espécie de “capa” ao redor do cabelo, e ele perderá cada vez mais o seu brilho natural, e em alguns casos esse excesso de resíduos no fio pode causar uma obstrução no couro cabeludo inibindo o crescimento do fio e até mesmo causar caspa.

  • Não utilizar protetor térmico

protetor térmico pode parecer uma frescura para muitas pessoas que ainda não entendem muito bem sobre cuidados capilares, que acabam ignorando a sua eficácia mas a verdade é que ele é um produto de extrema importância para proteger os fios na hora de fazer a secagem.

O cabelo pode ficar opaco ao não utilizar o protetor térmico, pois o calor em excesso quebra a barreira de proteção do cabelo, o que provoca abertura das escamas, e consequentemente, perda de brilho, umidade e resistência aumentando consequentemente as pontas duplas do fio e o frizz de maneira considerável, e claro, deixando os fios mais opacos.

  • Não fazer hidratações nos fios

A hidratação é um procedimento extremamente necessário para que o cabelo não perca a umidade natural com o tempo e os fios continuem macios, com movimento. Mesmo pessoas com cabelos oleosos podem fazer os tratamentos, uma vez que é muito frequente vermos pessoas com a raiz oleosa e os fios secos, opacos e danificados, até porque, alguns tipos de fio não conseguem drenar a oleosidade natural e precisam de hidratação externa, no seu comprimento e pontas. É muito mais fácil para essa oleosidade se espalhar em fios lisos. Nesses casos, as máscaras e óleos de tratamentos devem ser aplicados apenas no comprimento dos fios, deixando a raiz livre.

Além disso, a hidratação cria uma espécie de capa protetora dos fios, deixando- os ainda mais grossos e saudáveis. A falta de hidratações faz com que o cabelo fique opaco e muito sem vida, além de estimular a quebra da cutícula capilar, já que a umidade é uma grande responsável para que as madeixas tenham brilho e saúde próprios.

cabelo opaco

Confesso que já sofri muito com a opacidade nos fios antes de conhecer e entender o que meu cabelo necessitava, afinal ele passa por descoloração e também faço uso do secador e babyliss, mas consegui driblar esse vilão da opacidade com algumas práticas e mudanças nos meus cuidados com o cabelo. Quer saber? Continue acompanhando aqui no Naturalmente Bonita que revelo tudo!

Portanto, analise bem o seu dia a dia e veja o que está fazendo com que seu cabelo fique opaco e sem vida. Ao mudar esse hábito, com certeza, a saúde do seu fio irá mudar muito e com o passar do tempo ele ficar cada vez mais saudável.

Agora me conta se você tem algum hábito que eu mencionei que você acredita que tem influenciado na saúde do seu fio?

Manuela Rodrigues

Manu ou Manucita é de Goiânia e amante de gatos! Adora falar sobre beleza, comportamento e seus gatos de uma maneira divertida e com muito amor em tudo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *