Popularmente chamada de caspas, a Dermatite Seborreica é uma inflamação acompanhada por uma descamação branca, podendo ser também um pouco amarelada, que pode causar coceira, manchas vermelhas, irritação e feridas, em média são diagnosticados 2 milhões de casos por ano só no Brasil, sendo mais comum em pessoas com maior tendência a oleosidade. Apesar de ser mais comum acontecer no couro cabeludo, ela também pode acontecer nas sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás ou dentro das orelhas e no tórax.
Além da tendência a oleosidade, outros hábitos podem contribuir com o aumento ou o surgimento das caspas, como:
– Lavar o cabelo com água muito quente, pois a temperatura muito alta no banho pode causar o ressecamento do couro cabeludo, o que vai resultar em um aumento da oleosidade do local (para a hidratação natural do corpo, e resultando na descamação no local. Esse hábito é muito comum no inverno devido as baixas temperaturas;
– Deixar resíduos do shampoo, ou condicionador nos fios. Algumas pessoas têm o hábito de deixar um pouco de shampoo ou condicionador nos fios com pretensão de controlar o volume, ou de aplicar o condicionador diretamente na raiz do cabelo;
– Lavar os cabelos em excesso pode prejudicar muito mais que ajudar, já mencionei aqui que caspas não é falta de higiene, e pode ser justamente o contrário, um excesso de lavagem dos fios;
– Dormir com o cabelo molhado, ou amarrar o cabelo molhado pode contribuir, pois o couro cabelo acaba ficando abafado, não secando direito, o uso constante de bonés e chapéus também podem causar.
A alimentação pode ajudar ou atrapalhar?
De forma geral, alimentos ricos em açúcares e principalmente gordura animal, podem contribuir para o surgimento das caspas, álcool e cigarros também podem piorar a situação, pois esses alimentos pioram o funcionamento das glândulas sebáceas.
Mas alguns alimentos podem te ajudar nesse processo, como laranja, principalmente a parte branca, chamada de pectina, por ser rica em fibras que ajudam o organismo a eliminar as toxinas. O gengibre, por conter propriedades antifúngicas e antibacterianas que dificultam a presença desses microorganismos no couro cabeludo. Abacaxi, assim como o gengibre, é um alimento com fortes propriedades anti-inflamatórias, e isso pode evitar uma possível inflamação nos folículos capilares, seja ela causada pela água quente ou por qualquer outro fator externo.
Além desses alimentos, o Zinco reduz a produção de sebo, sendo muito indicado para tratar também a acne. Mas ele não atua apenas na pele, já que o cabelo também produz esse óleo. Por isso, para evitar a caspa uma boa ideia é passar a consumir alimentos ricos nesse mineral. O Zinco pode ser encontrado em grãos integrais, castanhas ou sementes, feijões e ovos. Outra sugestão é apostar no consumo da vitamina B6, já que ela auxilia na absorção de zinco pelo corpo.
Como tratar a caspa?
O tratamento anti caspas é composto por várias etapas, dependendo do grau e da incidência das caspas, mas é geralmente composto por Shampoo anticaspa, lavar o cabelo pelo menos em dias alternados, uso tópico de corticoides, e uso de probióticos orais.
Minha indicação de tratamento anticaspas, além de procurar um profissional é conhecer nossa linha Anticaspa que além de tratamento também funciona como hidratação, deixando os fios livre das caspas, limpos e hidratados. E se você ver motivos para escolher essa linha clica aqui para ler mais sobre como escolher o melhor shampoo anti caspas.
Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.
Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.