Naturalmente Bonita

Mitos e Verdades Cabelos Cacheados

Existem diversos mitos sobre os cabelos cacheados, e muitas vezes acreditamos neles sem ao menos se questionar se aquilo faz sentido. Vim contar hoje pra vocês alguns mitos e algumas verdades a respeito dos cabelos cacheados.

1º MITO: CABELO CACHEADO CRESCE MENOS

Muitas cacheadas ainda acreditam nisso, mas os cabelos ondulados, cacheados e crespos crescem normalmente, assim como os mais lisos. Crescimento capilar depende muitio da genética, então é uma característica que já nasce com a pessoa. Mas em nada se relaciona com a curvatura do cabelo, o que acontece é que o cabelo quanto mais cacheado, mais definido, mais ele encolhe. O famoso fator encolhimento dá a falsa impressão que o cabelo não sai do lugar, mas é só você esticar com a mão uma mecha do seu cabelo pra constatar que ele cresce sim. 

1ª VERDADE: CABELOS CACHEADOS TENDEM A SER MAIS RESSECADOS

Justamente por conta do formato em espiral, ou ondas, a oleosidade natural do couro cabeludo não dá conta de hidratar os fios até as pontas. Isso não é uma regra, mas a maioria dos cabelos cacheados vão precisar de produtos mais hidratantes e mais ricos em óleo.

2º MITO: PRODUTOS PARA CACHOS CACHEIAM QUALQUER CABELO

Isso está muito longe de ser uma verdade! Os produtos para cachos normalmente são mais emolientes e mais nutritivos, eles podem sim deixar os cabelos lisos mais hidratados, mas não conseguem cachear um cabelo que já não tem essa textura. Os produtos nada mais fazem do que ajudar a definir a curvatura natural dos cabelos. Então cabelos lisos, continuarão lisos. Mas se você tem um cabelo mais liso e extremamente ressecado, os produtos para cachos podem ser ótimos pra você!

2ª VERDADE: NÃO É RECOMENDADO PENTEAR O CABELO CACHEADO SECO

Essa é uma das coisas mais básicas que toda cacheada deve saber. Pentear o cabelo seco vai desmanchar seus cachos momentaneamente, além disso pode causar quebra nos fios. 

3º MITO: CABELO CACHEADO DEVE SER LAVADO POUCO

Todo tipo de cabelo precisa ser higienizado com frequência para manter a saúde do couro cabeludo. Couro cabeludo é pele e precisa estar sempre limpinho. Criou-se um mito de que por causa do ressecamento natural o cabelo cacheado tem ser lavado com menos frequência e isos na verdade pode ser muito prejudicial. Realmente precisamos ficar de olho no ressecamento, mas isso significa utilizar produtos mais hidratantes e não deixar de lavar os fios. Um bom intervalo para as lavagens seria de dois dias. 

3ª VERDADE: CHAPINHA PODE ALISAR PERMANENTEMENTE OS CACHOS

Infelizmente muitas pessoas se dão conta disso quanto o estrago já está feito! A chapinha, utilizada com frequência e sem nenhuma proteção, pode alisar os cachos, assim como a química. Várias cacheadas passam por transição capilar por causa do uso da chapinha. 

Eu contei nesse vídeo, alguns outros mitos e verdades a respeito dos cachos e que podem te ajudar a entender melhor o seu cabelo: 

Sarah Oliveira

A Sah é mineira de Poços de Caldas e agrega ao time as cacheadas 2C-3A com muita personalidade, empoderamento feminino e dicas imperdíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *