Naturalmente Bonita

Manual do Cabelo Bonito: 10 dicas para manter a saúde do seu cabelo em dia

Cabelo saudável é cabelo bonito! E tem certas coisas na nossa rotina de cuidados com o cabelo que fazem MUUITA diferença na saúde dos nossos fios. Montei um manual pra vocês conseguirem se guiar e identificar o que precisa ser melhorado aí na sua rotina. Bora?

1- HIGIENIZAÇÃO

Cabelo limpo recebe melhor os tratamentos, as finalizações e qualquer produto que você coloque nele. Quando a gente deixa de lado essa etapa de cuidado podemos ter várias coisas desagradáveis nos nossos fios e couro cabeludo, como acúmulo de resíduos, caspa, alergias, excesso de oleosidade. Então fique de olho, nosso cabelo precisa ser lavado regularmente. De dois em dois dias é o ideal para cabelos secos e se você tem cabelos oleosos pode lavar todo dia tranquilamente.

2- NÃO DORMIR COM O CABELO MOLHADO

Uma vez ou outra, quando realmente o tempo está curto, não tem problema. Mas o que não pode acontecer é isso virar rotina. Dormir de cabelo molhado pode até causar fungos nos fios e couro cabeludo. O que não é nada saudável! A minha dica é ter um difusor caso você tenha cabelos cacheados como eu. Ele ajuda demais nesses momentos.

3- NÃO APLICAR SHAMPOO NO COMPRIMENTO E PONTAS DOS CABELOS

O shampoo é um produto desenvolvido para ser aplicado no couro cabeludo. Aplicando shampoo no comprimento você pode estar ressecando ainda mais seu cabelo, e nada de esfregar com as mãos, isso pode causar quebra nos fios.

4- FAÇA TRATAMENTOS COM FREQUÊNCIA

Cabelo é tecido morto, ele não retém hidratação por muito tempo. Por isso é tão importante fazer tratamentos regulares nos fios. Se você ainda não conhece as necessidades do seu cabelo, quantas vezes por semana tratar ele, faça um cronograma capilar e vá observando como o seu cabelo reage, do que ele gosta e quais as necessidades dele.

5- USE PROTETOR TÉRMICO

O protetor térmico realmente protege os fios de fontes de calor. Então se usar secador, chapinha, babyliss, use protetor térmico. Dica de produto: Vinagre iluminador + Brilho.

6- EVITE FICAR COM O CABELO PRESO POR MUITO TEMPO

Caso seu trabalho exija que você fique muitas horas de cabelo preso, quando estiver em casa fique com ele solto. E sempre tente não tensionar demais, não puxar demais os fios na hora de prender. Cabelo super tensionado tende a ter mais queda e quebra.

7- NÃO ESFREGUE A TOALHA NOS FIOS PRA SECAR

Esse tipo de atrito com a toalha pode quebrar os fios, ressecar e danificar bastante a longo prazo. Imagine fazer isso todas as vezes que lavar? Por isso é tão importante ficar de olha na sua rotina.

8- USE BONS PRODUTOS

Os produtos que você usa nos seus fios vão influenciar bastante na saúde dele. Então escolha produtos com agentes de tratamento compatíveis com o que seu cabelo precisa, como óleos, manteigas e extratos vegetais.

9- MANTENHA O CORTE EM DIA

Se você está sentindo as pontas ralas, o cabelo mais ressecado, sem forma, experimente atualizar seu corte de cabelo. Pontas ralas não vão voltar a se encher, pontas duplas não podem ser recuperadas, então um bom corte de cabelo dá uma aparência bem mais saudável para os fios.

10- CONHEÇA AS NECESSIDADES DO SEU CABELO

Acho que a dica principal é essa! Quando você sabe do que o seu cabelo precisa e o que ele gosta, fica muito mais fácil ter os cuidados certos. O cronograma capilar é uma ótima alternativa para conhecer as necessidades do seu cabelo.

Espero que as dicas te ajude a ter um cabelo ainda mais lindo!
Beijos

Sarah Oliveira

A Sah é mineira de Poços de Caldas e agrega ao time as cacheadas 2C-3A com muita personalidade, empoderamento feminino e dicas imperdíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *