Naturalmente Bonita

Hidratação Para Cabelo: Qual a Máscara Certa Para Você?

Já parou pra pensar que é até fácil identificar quando o cabelo não está saudável mas difícil mesmo é saber do que ele precisa? Existem diversos procedimentos técnicos e ultra modernos, como aparelhos que sondam o seu fio desde a raiz às pontas para identificar como está a sua estrutura capilar, mas na maioria das vezes é ali mesmo, no seu banheiro, que você precisa descobrir: QUE TRATAMENTO DEVO FAZER HOJE!?

Antes de mais nada, deixa eu te apresentar um teste simples e muito eficaz. Se chama teste de porosidade e vai te mostrar exatamente qual a necessidade da saúde do seu fio no momento: 

Além do teste de porosidade, existem “sintomas” que o cabelo apresenta de acordo com cada ausência em sua fibra, seja de água, lipídios/óleos ou massa. A gente já falou aqui um pouquinho sobre como manter os cabelos saudáveis.

Agora que você já sabe como descobrir do que seu cabelo realmente precisa, vamos focar no tratamento que repõe água aos fios, a Hidratação.

Cabelos desidratados, geralmente apresentam uma estrutura quebradiça, ressecada e sem brilho, as pontas ficam esticadas e isso tudo porque a água produzida naturalmente pelos fios pode se perder com facilidade diariamente e espontaneamente a partir do contato inevitável com agentes externos como o sol, poluição e o vento.

É comum que tenhamos nos habituado com a expressão “hidratar o cabelo” ou achar que usamos um “creme de hidratação” em todas as ocasiões que fazemos tratamentos de reposição no fio, seja qual for a etapa do cronograma capilar, afinal de contas, esse é o processo que se repete com maior frequência, levando em consideração a facilidade com se perde água dos fios. Mas fazer uma hidratação está muito além de escolher qualquer creme, a frequência ideal para que esse processo seja repetido é de uma vez a cada semana e existem produtos distintos capazes de impulsionar a produção de água nos fios.

Vamos falar de alguns!?

Qual o produto certo para você?

MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO: 

A máscara capilar é o mais popular dos produtos na hora de fazer uma hidratação nos cabelos, sua textura é consistente e de fácil absorção no cabelo. Sabe aquele potinho que você vira e o produto não cai? Estamos falando de uma máscara! Esse produto é ideal para cabelos que embaraçam com mais facilidade, pois deixam os fios mais emolientes e apresentam maior facilidade de absorção.

BANHO DE CREME:

O banho de creme, por sua vez é leve e bem menos consistente que uma máscara (não vira de cabeça para baixo, amiga!!!! Vai dar errado). Esse pode ser perfeito para cabelos mais finos e que já absorvem qualquer produto com facilidade, pois a durabilidade será maior.

ÓLEO:

O tratamento de reposição de óleos é a nutrição, não a hidratação, mas nem todo óleo é específico para essa função, afinal, o que determinará o desempenho do produto são seus compostos e ativos, como o Complexo Nutritivo Capilar Bio Extratus, que tem em seus principais ativos as Vitaminas A + E, estimulando diretamente a produção de água na fibra capilar. Esses podem ser misturados à máscara ou banho de creme para potencializar a hidratação.

FINALIZADORES E OUTROS PRODUTOS: 

Além da hidratação feita em um processo separado e específico de tratamento, é possível auxiliar essa produção de água através da escolha de produtos com composição centrada em ativos naturalmente hidratantes, como o Baobá.

Os cabelo cacheados, sofrem mais com o ressecamento porque a curvatura natural do fio impede ou dificulta a chegada dos nutrientes produzidos naturalmente pelo organismo da raiz até as pontas. É como esperar que uma gota de água deslize por dentro de um canudo reto ou com curvatura. Especialmente para atender a esse tipo de cabelo, existe a linha Botica Cachos Bio Extratus, que combina hidratação e nutrição na ação de todos os produtos, estimulando a produção de água e outros nutrientes através de ativos como Baobá, Karité, Coco, Rícino e Microqueratina Vegetal.

Apesar de serem tratamentos separados e etapas diferentes de um cronograma capilar, a nutrição pode ser grande aliada da hidratação, isso porque óleo e água não se misturam, logo a presença de lipídios/óleos, em quantidade adequada, pode formar uma capsula protetora, que sustenta a água na fibra capilar, enquanto sua ausência pode fazer com que a água do cabelo se perca muito mais facilmente. 

Nesse caso, manter o cabelo sempre nutrido ou até potencializar o processo de hidratação com óleos pode deixar o fio muito mais saudável e completamente cuidado. Pensando nisso, a Bio Extratus também incluiu à Linha Botica Cachos o Óleo Poderoso, um produto multifuncional que conta com os ativos do baobá, coco e rícino para estimular nutrição e hidratação. Se você precisa de hidratação, esse produto pode ser eficaz no momento do tratamento ou mesmo de forma contínua, usado junto ao finalizador. Você pode comprá-lo AQUI!

Chega a bater uma vontade de hidratar o cabelo, não é? Aproveita que você já sabe todo o processo e experimenta esse autocuidado em casa. Não esquece de acessar o nosso Instagram e nos contar o que achou 😉

Um beijo e até a próxima :*

Joicy Eleiny

Joicy Eleiny, pernambucana nascida no interior e morando na capital. 21 anos, mulher negra, crespa e LGBT compartilhando empoderamento e provocando discussões acerca de suas lutas principalmente atra...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *