Naturalmente Bonita

Cronograma Capilar para Cabelos Danificados da Bio Extratus

Quer saber como mantenho meu cabelo saudável, com muito brilho, resistência e movimento? Tenho uma super dica e quero compartilhar nesse post aqui no Naturalmente Bonita! Já ouviu falar em Cronograma Capilar para cabelos danificados?

Você já fez um cronograma capilar? Sabe para que serve? Nesse post, vamos falar sobre a função de um cronograma capilar, quando ele é indicado e como fazer um.

Bom, primeiramente, vamos entender sobre o famoso CRONOGRAMA CAPILAR, que nada mais que um ritual de cuidados que deve ser seguido semanalmente, com a finalidade de reparar e devolver saúde aos fios danificados.

É comum encontramos cronograma genéricos na internet, porém, pode ser que esse cronograma não seja o que o seu cabelo está precisando. O ideal é que você avalie quais as necessidades dos seus fios e que seja elaborado um ritual de tratamento específico para cada tipo de dano.

Quais são os danos nos cabelos:

Existem 3 fatores mais comuns que podem promover danos nos cabelos: fatos químicos, físicos e ambientais.

Nos danos químicos, procedimentos como alisamentos, tinturas, luzes, descoloração, progressiva ou definitiva, acabam mudando a estrutura natural do fio, perdendo as camadas protetoras, deixando os fios expostos e fragilizados, devido a perda de nutrientes da fibra capilar.

Nos danos físicos, a agressão é ocasionada pelo uso excessivo de aparelhos com fonte de calor, como o secador, babyliss e chapinha, principalmente, pessoas que utilizam esses utensílios sem o uso adequado de um produto com fator de proteção térmica. Outro dano físico é escovar os cabelos sem o uso de um finalizador para auxiliar nesse desembarace dos fios, promovendo maior tração também ao não utilizar uma escova adequada para esse momentos.

Nos danos ambientais, o sol, o vento e a poluição são os vilões para a saúde dos fios. Expor os cabelos à essas agressões sem o uso de um finalizador com fator de proteção, pode promover danos graves aos cabelos.

Quer saber mais? Aqui já tem um texto completinho sobre quais são os danos e o que acontece em cada caso. Confira!

Como reconhecer um cabelo danificado?

Os danos podem ser visuais, táteis e até mesmo audíveis. Sim, um cabelo muito ressecado apresenta som de fricção ao você “esfregar” um fio no outro próximo ao ouvido. Um fio danificado apresenta aspecto ressecado/desidratado, pontas duplas, visual opaco e sem brilho, além de pouco maleável e susceptível a quebras com facilidade. Os fios ficam rígidos e mega fragilizados, podendo ainda apresentar efeito elástico.

Para um tratamento intensivo, precisará de muito hidratação, muita nutrição e muita reconstrução, devolvendo vitaminas e proteínas essenciais para manter um fio saudável e resistente.

É aí então que entra o CRONOGRAMA CAPILAR, sua agenda de cuidados para recuperação dos fios danificados!

Máscaras para Nutrição, Hidratação e Reconstrução. Você pode comprar esse kit com 30% de DESCONTO clicando aqui!

Meu Cronograma Capilar para Cabelos Danificados: 

Existem três intensidade de danos: leve, moderado e intenso e, para cada um deles, existe um cronograma que deve ser seguido por, no mínimo, 30 dias. Eu, Nathi, gosto de estender o tratamento para 3 meses, visando melhor resultado.

Fases do Cronograma Capilar:

HIDRATAÇÃO – NUTRIÇÃO – RECONSTRUÇÃO

Escolhi 3 máscara da Bio Extratus para esse cronograma capilar, onde, juntas, elas atuam preenchendo as fases necessárias para uma recuperação intensa e adequada aos fios, que necessitam reconstruir a fibra capilar que foi danificada.

Analise a intensidade do seu dano e siga a tabela:

Para cada dia de lavagem, que serão 3 na semana, você irá usa uma máscara específica do cronograma, sendo:

 

Máscara Jaborandi na HIDRATAÇÃO, para reposição de água e umidade nos fios, tonificando e nutrindo o bulbo capilar, além de tratar a queda e auxiliar no crescimento forte e saudável dos fios.

 

Máscara Umectante na NUTRIÇÃO, para repor lipídios e nutrientes, nutrindo a fibra capilar de dentro pra fora, promovendo fios muito mais sedosos.

 

Máscara SHITAKE na RECONSTRUÇÃO, para devolver aminoácidos, queratina e proteínas, visando fios fortes e resistentes, com melhora na elasticidade.

SEMANA 1:

  • Lavagem 1: Hidratação (máscara Jaborandi)
  • Lavagem 2: Nutrição: (máscara Umectante)
  • Lavagem 3: Reconstrução (máscara Shitake)

SEMANA 2:

  • Lavagem 1: Nutrição: (máscara Umectante)
  • Lavagem 2: Hidratação (máscara Jaborandi)
  • Lavagem 3: Nutrição: (máscara Umectante)

SEMANA 3:

  • Lavagem 1: Hidratação (máscara Jaborandi)
  • Lavagem 2: Nutrição: (máscara Umectante)
  • Lavagem 3: Reconstrução (máscara Shitake)

SEMANA 4:

  • Lavagem 1: Hidratação (máscara Jaborandi)
  • Lavagem 2: Hidratação (máscara Jaborandi)
  • Lavagem 3: Nutrição: (máscara Umectante)

Vou mostrar mais detalhes dos meus produtos para cada ritual do cronograma:

Durante essa agenda de tratamento, eu gosto de usar a linha completa para cada máscara que utilizo no dia. Percebo que meu cabelo se comporta melhor quando uso todos os produtos com a mesma fórmula e princípios ativos. Para o cronograma capilar focado na recuperação de danos, ambas as linhas escolhidas possuem kit completo, visando um tratamento que vai da lavagem até a finalização.

Linha Jaborandi: trata a queda e auxiliar no crescimento forte e saudável dos fios. A linha conta com shampoo, máscara de hidratação, condicionador, finalizador e também o tônico capilar, que deve ser aplicado em todo o couro cabelo 15 minutos antes da lavagem dos fios.

Linha Umectante: essa é uma linha super democrática, onde percebo que grande parte das seguidoras do @NathiBlog se adapta muito bem à ela. Eu amo fazer umectação noturna na fase de nutrição, onde aplico o óleo de coco em conta gotas da Bio Extratus em todo o cabelo antes de dormir. No dia seguinte, utilizo a linha completa pela manhã. Os fios ficam incríveis!

Linha SHITAKE: esse kit é poderoso! Ele conta com o elixir de shitake, um spray para cauterização com a chapinha, que repõe vitaminas e proteínas dentro dos cabelos, realizando o preenchimento da fibra capilar danificada, deixando o fio super resistente. Os dois finalizadores também completam o tratamento, sendo um para uso de finalização com ativos para termoproteção dos fios, e outro para uso noturno, estendendo o ritual de cuidados também durante o sono.

Por quanto tempo devo seguir esse cronograma?

O cronograma capilar é muito mais eficaz quando é programado de acordo com as necessidades dos seus cabelos. Cada fio precisa de um tipo de tratamento e isso deve avaliado de forma pontual. A duração do cronograma capilar deve ser de 30 a 90 dias, lembrando que, de qualquer forma, você precisa adquirir o hábito de cuidar sempre dos seus cabelos como uma rotina de vida.

Lembrando, se você estiver precisando comprar pela internet, vou deixar o link do site da Bio Extratus para adquirirem esse mesmo kit que estou usando com 30% de desconto.

Se você usar o cupom NATHIBLOG, em compras acima de R$99,90 você tem frete grátis e ganha mais um produto de brinde (no mês se setembro, o brinde será 1 máscara de hidratação da linha Umectante). Vale a pena aproveitar as diversas promoções do site: CLIQUE AQUI e confira!

Até breve…

Nathi Ferreira

Ariana, 28 anos, fisioterapeuta por formação e apaixonada por moda, beleza, viagens e diversão. Dedica seu tempo exclusivamente ao blog, youtube e redes sociais (sua paixão). Busca conectar leitor...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *